Tesla credita atraso da Cybertruck pelas baterias 4680 e segue testes com protótipos

Tesla segue trabalhando na Cybertruck e atraso no desenvolvimento da picape parece estar relacionado com atraso no desenvolvimento das células de baterias 4680



A Tesla segue trabalhando nos últimos ajustes antes da estreia oficial da Cybertruck. A picape elétrica da marca será apresentada oficialmente ainda neste ano, mesmo período que ela começa a ser produzida em Austin, Texas, nos Estados Unidos. A picape, apresentada como conceito em 2019, teria ganho uma versão de produção em meados de 2021 – se tudo tivesse acontecido nos conformes. No entanto, a picape estreia com dois anos de atraso frente ao planejamento inicial.

O atraso, de acordo com informações, pode estar muito relacionado com o atraso no desenvolvimento das células de baterias 4680. As baterias cilíndricas, tem 46 milímetros de diâmetro e 80 milímetros de altura cada. De acordo com Elon Musk, CEO da Tesla, a célula de bateria reduz os custos de produção em 50% graças ao seu tamanho maior e traz um novo processo de eletrodo de revestimento seco. A marca ainda estaria trabalhando em formas de melhorar o revestimento a seco do cátodo, eletrodo positivo, enquanto já alcançou isso com o revestimento a seco do ânodo, eletrodo negativo.

Isso atrasou o desenvolvimento das células de baterias 4680 de primeira geração, que não cumpriram as metas de densidade de energia. Isso adiou algumas vezes a produção da picape, apurou a Agência Reuters. Atualmente cooperando com a LG Energy Solution e a Panasonic, a Tesla prevê que a solução dos seus problemas está próximo do fim. Para isso, contou também com a parceria da Ningbo Robay New Energy e à Suzhou Dongshan Precision Manufacturing. Ainda neste ano, a Tesla espera aumentar a capacidade de produção das células 4680 em 500%, comparado com os primeiros meses deste ano.



Outros rumores surgiram dizendo que a picape ainda poderia ter uma produção ainda mais limitada em 2023, intencionalmente. O motivo é que, liberando algumas unidades, a marca poderia causar o efeito de chamar atenção nas ruas. “Uma das características mais interessantes da picape é a falta de um emblema da Tesla em qualquer lugar de seu exterior. A picape em si é emblemática da empresa e dos riscos que ela está disposta a correr para ir além e reinventar tantos aspectos do que significa ser um fabricante de automóveis. Sentimos que o Cybertruck tem mais valor no sentido cultural/zeitgeist do que no sentido econômico direto.”, disse o analista do Morgan Stanley, Adam Jonas, ao StreetInsider.

A Tesla ainda pode evitar que existem muitas Cybertrucks por aí, até para evitar o desgaste da própria marca. “Ao mesmo tempo, encorajamos nossos leitores a se perguntarem: quantos Cybertrucks podem comparecer a uma conferência de pais ou a uma partida de futebol juvenil ao mesmo tempo antes de perder um pouco daquela coisa indescritível?”, adicionou Jonas. Também com rumores, a picape pode ser um pouco menor em relação ao conceito. Segundo Matthew Donegan-Ryan, um dos 50 acionistas de varejo convidados para o Investor Day 2023 da Tesla, confirmou ao InsideEVs que a picape é 5% menor que o conceito.

Ryan ainda destaca que a Tesla deve oferecer a picape com duas opções de motor (Dual Motor), sendo uma de motor duplo, um para cada eixo, e outra de quatro motores (Quad Motor), um para cada roda. Ela ainda terá eixo traseiro direcionável, suspensão a ar e espaço para cinco ocupantes. A central multimídia será de grandes 18,5 polegadas. Enquanto isso, a marca segue trabalhando com protótipos da picape, como um ajuste fino. Considerado um dos lançamentos mais esperados dos últimos anos, a picape tem mudanças sutis frente ao conceito, em termos de design.


Visualmente, a versão de produção da picape vai se diferenciar do conceito por conta do limpador de para-brisa Switchblade, que se dobra como um canivete e pode ser prolongado para ter maior campo de ação. Ela ainda possui retrovisores externos convencionais e rodas de liga leve com um desenho mais tradicional, sem as calotas. Na traseira, a picape mostra que terá lanternas em uma barra em LED, com as luzes funcionais nas extremidades, com um estilo mais quadrado. Ao centro deve ficar o brake-light, que vai trazer três espaços pontilhados e horizontais.

O para-choque traseiro traz refletores e ao centro do para-choque traseiro tem o espaço para a placa. Por fim, uma imagem vazada do Cybertruck Owners Club, o interior da picape mostra a gigantesca tela da central multimídia, que vai aglutinar o quadro de instrumentos na tela, além de vir com um volante mais quadrado, com arco superior e inferior bastante achatado. Ele ainda possui alguns controles multifuncionais. O console central terá porta-objetos e parece existir até um vão livre que pode ser incrementado com alguma peça nova. 

Flagra



Fotos: Tesla / divulgação | Tesla Owners Club / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

GAC apresenta o GOVE Concept como conceito de carro voador para um futuro distante