Volkswagen muda planos e investe em fábrica para produzir baterias em Ontário, no Canadá

Volkswagen AG (VAG) confirma investimento em fábrica de baterias no Canadá junto com a PowerCo, que será construída em Ontário para usar em elétricos



A Volkswagen AG (VA) confirmou um investimento em uma nova fábrica de baterias que será erguida no Canadá, mais precisamente em Ontário. Essa é a primeira fábrica do grupo alemão de baterias instalada na América do Norte, em busca dos benefícios fiscais que o governo dos Estados Unidos lançou para quem instalasse fábricas de baterias na América do Norte. A unidade deve ser importante para a produção de baterias dos futuros elétricos que serão feitos na região, como a Scout.

A construção dessa fábrica será feita em parceria com a PowerCo, que será a parceira do grupo. “Com as decisões para a produção de células no Canadá e uma instalação Scout na Carolina do Sul, estamos acelerando a execução de nossa estratégia na América do Norte.”, disse Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen. Para a construção da unidade, a VAG vai em busca de crescer na região com a aposta de modelos elétricos, com início da produção que vai começar em meados de 2027.

A unidade também ajuda a PowerCo a aumentar sua presença como fabricante de baterias no mundo. A unidade seria construída na Europa, mas os benefícios fiscais fisgaram o grupo a trocar a sede. “Nossa estratégia na América do Norte é uma prioridade fundamental em nosso plano de 10 pontos que estabelecemos no ano passado. Com as decisões para a produção de células no Canadá e uma instalação Scout na Carolina do Sul, estamos acelerando a execução da nossa estratégia na América do Norte.”, adicionou Blume.

“Nossa gigafábrica no Canadá envia uma mensagem forte: a PowerCo está no caminho certo para se tornar um player global de baterias. Com a expansão para a América do Norte, entraremos num mercado chave para a mobilidade elétrica e a produção de células de bateria, impulsionando a toda a velocidade a nossa estratégia global de baterias. O Canadá e o Ontário são parceiros perfeitos para expandir o nosso negócio de baterias e empregos na economia verde, uma vez que partilhamos os mesmos valores de sustentabilidade, responsabilidade e cooperação. Estamos empenhados em ser um parceiro confiável e um bom vizinho para as pessoas em St. Thomas e Ontário.”, destaca Thomas Schmall, Membro do Conselho de Tecnologia da Volkswagen AG e Presidente do Conselho de Supervisão da PowerCo SE.



“O anúncio de hoje da Volkswagen é um verdadeiro testemunho da nossa força de trabalho altamente qualificada e do forte e crescente ecossistema de baterias do Canadá. A decisão da VW de estabelecer a sua primeira gigafábrica no exterior, no Canadá, fala da competitividade do nosso país quando se trata de atrair grandes investimentos. É também um voto de confiança no Canadá como o fornecedor verde preferido do mundo. Com a Volkswagen e a PowerCo, o nosso governo espera trabalhar em conjunto para uma economia mais limpa, mais sustentável e resiliente.”, destaca François-Philippe Champagne, Ministro da Inovação, Ciência e Indústria do Canadá.

A decisão da PowerCo em erguer uma fábrica próxima de St. Thomas, em Ontário, no Canadá, demonstra sua implementação global na estratégia de baterias. Essa será a terceira fábrica de baterias que a Volkswagen terá, depois de Salzgitter e Valência. A fábrica de baterias será construída para atender a demanda dos elétricos que serão produzidos na América do Norte. Lá, o grupo confirmou que terá um total de 25 novos modelos elétricos até meados de 2030, aumentando o seu poder na região, criando sinergias e compartilhando componentes que podem ser usados por outras marcas e atendendo fábricas da região.

“Temos agora a oportunidade única de crescer lucrativamente na América do Norte e desempenhar um papel fundamental na condução da transição para a mobilidade elétrica naquele país. Ambos os novos e importantes projectos são blocos de construção integrantes do nosso ambicioso programa de crescimento para toda a região. Seremos capazes de atender a uma gama ainda mais ampla de clientes. A Volkswagen tem a estratégia, os produtos e a escala certos para assumir uma posição forte no mercado norte-americano.”, destaca Arno Antlitz, CFO e COO do Grupo Volkswagen.



Na região, a Volkswagen confirmou que vai aumentar a capacidade de produção nas suas fábricas com elétricos, em Chatanooga, no Tennessee, Estados Unidos, e Pueble e Silao, ambas no México. A Scout também deve se beneficiar com a produção de baterias do Canadá, com uma produção que já foi escolhida e será na Carolina do Sul, onde a VAG espera que 200.000 unidades podem ser produzidas anualmente na fábrica de Columbia – que começa a operar a partir de 2026. Para o desenvolvimento de baterias, a VAG levará em consideração a ajuda da Cariad, enquanto a VAG quer investir na expansão da Electrify America, com uma rede de carregamento de costa a costa nos EUA e no Canadá com 800 estações e 3.500 carregadores rápidos DC.

Eles serão alimentados por energia 100% renovável com um 'Plano Boost' para mais do que duplicar este valor até 2026. “Este investimento histórico da Volkswagen e da PowerCo SE é um enorme voto de confiança em nosso plano de construção e fortalecerá nossa cadeia de fornecimento de veículos elétricos fabricados em Ontário para criar mais empregos bem remunerados para os trabalhadores em St. Thomas e em toda a província. Quer se trate de investir em aço limpo ou de desbloquear o potencial económico dos nossos minerais críticos, o nosso governo tem a missão de criar as condições certas para que as empresas e os trabalhadores tenham sucesso à medida que construímos a economia do futuro. Obrigado, Volkswagen, por escolher Ontário.”, diz Vic Fedeli, Ministro do Desenvolvimento Econômico, Criação de Emprego e Comércio de Ontário.

“A PowerCo está pronta para introduzir ativos estratégicos importantes, como a célula unificada e a fábrica de células padronizadas, no Canadá e no maior mercado norte-americano. Estamos empenhados em construir cadeias de abastecimento regionais e, portanto, robustas, transparentes e sustentáveis.”, disse Frank Blome, CEO da PowerCo SE. “A mobilidade elétrica é a nossa oportunidade de crescimento na região norte-americana e estamos avançando com uma estratégia ambiciosa para assumir uma posição de liderança. Nos próximos anos, apresentaremos muitos mais modelos totalmente elétricos aos clientes e às comunidades. O fortalecimento da nossa base industrial e das cadeias de fornecimento na América do Norte é fundamental para que isso aconteça. O investimento da PowerCo no Canadá apoiará essa estratégia, atendendo às nossas necessidades de um fornecimento estável de baterias para veículos elétricos.”, finalizou Pablo Di Si, Presidente e CEO do Volkswagen Group of America.



Fotos: VAG, Volkswagen e Scout / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Lynk & Co revela mais um teaser do 10 EM-P na China, em testes finais de desenvolvimento

Hyundai revela primeiro teaser do reestilizado Ioniq 6 com a inédita versão esportiva N

Fábrica da Tesla no México tinha conseguido autorizações para construção, mas...

Stelato registra as primeiras imagens de patente do sedã S9, com até 524cv de potência

GMW revela mais alguns teaser do Tank 300 nas redes e mais detalhes sobre o SUV surgem

Omoda apresenta o S5 e S5 GT, que aparece como o primeiro sedã médio da marca