Volkswagen muda planos e investe em fábrica para produzir baterias em Ontário, no Canadá

Volkswagen AG (VAG) confirma investimento em fábrica de baterias no Canadá junto com a PowerCo, que será construída em Ontário para usar em elétricos



A Volkswagen AG (VA) confirmou um investimento em uma nova fábrica de baterias que será erguida no Canadá, mais precisamente em Ontário. Essa é a primeira fábrica do grupo alemão de baterias instalada na América do Norte, em busca dos benefícios fiscais que o governo dos Estados Unidos lançou para quem instalasse fábricas de baterias na América do Norte. A unidade deve ser importante para a produção de baterias dos futuros elétricos que serão feitos na região, como a Scout.

A construção dessa fábrica será feita em parceria com a PowerCo, que será a parceira do grupo. “Com as decisões para a produção de células no Canadá e uma instalação Scout na Carolina do Sul, estamos acelerando a execução de nossa estratégia na América do Norte.”, disse Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen. Para a construção da unidade, a VAG vai em busca de crescer na região com a aposta de modelos elétricos, com início da produção que vai começar em meados de 2027.

A unidade também ajuda a PowerCo a aumentar sua presença como fabricante de baterias no mundo. A unidade seria construída na Europa, mas os benefícios fiscais fisgaram o grupo a trocar a sede. “Nossa estratégia na América do Norte é uma prioridade fundamental em nosso plano de 10 pontos que estabelecemos no ano passado. Com as decisões para a produção de células no Canadá e uma instalação Scout na Carolina do Sul, estamos acelerando a execução da nossa estratégia na América do Norte.”, adicionou Blume.

“Nossa gigafábrica no Canadá envia uma mensagem forte: a PowerCo está no caminho certo para se tornar um player global de baterias. Com a expansão para a América do Norte, entraremos num mercado chave para a mobilidade elétrica e a produção de células de bateria, impulsionando a toda a velocidade a nossa estratégia global de baterias. O Canadá e o Ontário são parceiros perfeitos para expandir o nosso negócio de baterias e empregos na economia verde, uma vez que partilhamos os mesmos valores de sustentabilidade, responsabilidade e cooperação. Estamos empenhados em ser um parceiro confiável e um bom vizinho para as pessoas em St. Thomas e Ontário.”, destaca Thomas Schmall, Membro do Conselho de Tecnologia da Volkswagen AG e Presidente do Conselho de Supervisão da PowerCo SE.



“O anúncio de hoje da Volkswagen é um verdadeiro testemunho da nossa força de trabalho altamente qualificada e do forte e crescente ecossistema de baterias do Canadá. A decisão da VW de estabelecer a sua primeira gigafábrica no exterior, no Canadá, fala da competitividade do nosso país quando se trata de atrair grandes investimentos. É também um voto de confiança no Canadá como o fornecedor verde preferido do mundo. Com a Volkswagen e a PowerCo, o nosso governo espera trabalhar em conjunto para uma economia mais limpa, mais sustentável e resiliente.”, destaca François-Philippe Champagne, Ministro da Inovação, Ciência e Indústria do Canadá.

A decisão da PowerCo em erguer uma fábrica próxima de St. Thomas, em Ontário, no Canadá, demonstra sua implementação global na estratégia de baterias. Essa será a terceira fábrica de baterias que a Volkswagen terá, depois de Salzgitter e Valência. A fábrica de baterias será construída para atender a demanda dos elétricos que serão produzidos na América do Norte. Lá, o grupo confirmou que terá um total de 25 novos modelos elétricos até meados de 2030, aumentando o seu poder na região, criando sinergias e compartilhando componentes que podem ser usados por outras marcas e atendendo fábricas da região.

“Temos agora a oportunidade única de crescer lucrativamente na América do Norte e desempenhar um papel fundamental na condução da transição para a mobilidade elétrica naquele país. Ambos os novos e importantes projectos são blocos de construção integrantes do nosso ambicioso programa de crescimento para toda a região. Seremos capazes de atender a uma gama ainda mais ampla de clientes. A Volkswagen tem a estratégia, os produtos e a escala certos para assumir uma posição forte no mercado norte-americano.”, destaca Arno Antlitz, CFO e COO do Grupo Volkswagen.



Na região, a Volkswagen confirmou que vai aumentar a capacidade de produção nas suas fábricas com elétricos, em Chatanooga, no Tennessee, Estados Unidos, e Pueble e Silao, ambas no México. A Scout também deve se beneficiar com a produção de baterias do Canadá, com uma produção que já foi escolhida e será na Carolina do Sul, onde a VAG espera que 200.000 unidades podem ser produzidas anualmente na fábrica de Columbia – que começa a operar a partir de 2026. Para o desenvolvimento de baterias, a VAG levará em consideração a ajuda da Cariad, enquanto a VAG quer investir na expansão da Electrify America, com uma rede de carregamento de costa a costa nos EUA e no Canadá com 800 estações e 3.500 carregadores rápidos DC.

Eles serão alimentados por energia 100% renovável com um 'Plano Boost' para mais do que duplicar este valor até 2026. “Este investimento histórico da Volkswagen e da PowerCo SE é um enorme voto de confiança em nosso plano de construção e fortalecerá nossa cadeia de fornecimento de veículos elétricos fabricados em Ontário para criar mais empregos bem remunerados para os trabalhadores em St. Thomas e em toda a província. Quer se trate de investir em aço limpo ou de desbloquear o potencial económico dos nossos minerais críticos, o nosso governo tem a missão de criar as condições certas para que as empresas e os trabalhadores tenham sucesso à medida que construímos a economia do futuro. Obrigado, Volkswagen, por escolher Ontário.”, diz Vic Fedeli, Ministro do Desenvolvimento Econômico, Criação de Emprego e Comércio de Ontário.

“A PowerCo está pronta para introduzir ativos estratégicos importantes, como a célula unificada e a fábrica de células padronizadas, no Canadá e no maior mercado norte-americano. Estamos empenhados em construir cadeias de abastecimento regionais e, portanto, robustas, transparentes e sustentáveis.”, disse Frank Blome, CEO da PowerCo SE. “A mobilidade elétrica é a nossa oportunidade de crescimento na região norte-americana e estamos avançando com uma estratégia ambiciosa para assumir uma posição de liderança. Nos próximos anos, apresentaremos muitos mais modelos totalmente elétricos aos clientes e às comunidades. O fortalecimento da nossa base industrial e das cadeias de fornecimento na América do Norte é fundamental para que isso aconteça. O investimento da PowerCo no Canadá apoiará essa estratégia, atendendo às nossas necessidades de um fornecimento estável de baterias para veículos elétricos.”, finalizou Pablo Di Si, Presidente e CEO do Volkswagen Group of America.



Fotos: VAG, Volkswagen e Scout / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv