Exeed apresenta o Sterra ET, um SUV puramente elétrico apresentado no Salão de Xangai

Exeed apresenta o Sterra ET no Salão do Automóvel de Xangai e Chengdu, na China, como um SUV puramente elétrico e com autonomia de 700km



A Exeed apresentou o seu primeiro produto puramente elétrico, com a linha Sterra, que conta com um SUV e um sedã. O utilitário esportivo estreia com o batismo de Sterra ET, depois de ter sido antecipado como ‘E0Y’ – nome de projeto. O SUV estreia com uma plataforma modular elétrica chamada de E0X, que estará presente em outros produtos da marca e também da Chery Group, uma vez que a Exeed é uma marca mais premium da Chery.

Modernos, os novos carros da Exeed ainda marcam uma nova fase da empresa, com o desenvolvimento de veículos elétricos. O Sterra ET se destaca por contar com uma dianteira com faróis divididos em dois andares, sendo uma parte superior afilada com luzes diurnas (DRL) em LED, que se conectam entre si por meio de uma barra igualmente iluminada com luzes em LED, em uma barra em preto brilhante. O SUV tem um para-choque dianteiro com linhas bem limpas, com o nome Exeed escrito por extenso abaixo da grade superior.

Abaixo do nome, traz um vinco horizontal que conecta os faróis principais. Falando neles, os faróis principais ficam em posição intermediária com dois projetores em LED. Abaixo, ele possui uma iluminação que funciona também como faróis, com vários pontos de LED, mas que mais funcionam como uma forma de comunicação com o mundo externo, podendo reproduzir emojis e informações como nível da bateria, além de outras funcionalidades. Abaixo dessa tela, o Sterra ET ainda tem faróis de neblina. Os três estão agrupados em um acabamento em preto brilhante.



A parte inferior do para-choque dianteiro conta com uma entrada de ar que tem duas barras horizontais e barras verticais. Mais abaixo, ele possui um friso cromado, enquanto toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em preto brilhante. O capô ainda se destaca por vir com vincos mais nas extremidades, que partem do desenho dos faróis superiores. De perfil, o Sterra ET se destaca por trazer um desenho tipicamente de um SUV familiar. Há uma boa área envidraçada que possui um acabamento em preto brilhante no contorno dos vidros.

Em termos de vincos, o SUV possui um vinco que nasce nos faróis superiores e termina no para-lama traseiro. Os vincos ainda definem as caixas de rodas e tem um outro vinco na parte inferior das portas. Abaixo desse vinco, existe um acabamento em preto brilhante que traz um friso cromado. No para-lama dianteiro, ele possui um acabamento que traz câmeras e sensores que vão auxiliar na condução do ET. Há ainda maçanetas retráteis (pop-up) e retrovisores com base nas portas. No teto, destaque para ele ser equipado com um radar LiDAR, o que indica que ele será equipado com um sistema de condução semi-autônoma.

As rodas, de acordo com a Exeed, confirma que serão de 20 a 22 polegadas. Na traseira, o Sterra ET possui uma proximidade com os atuais SUVs da marca, com lanternas afiladas e que invadem a tampa do porta-malas. Uma barra em LED conecta ambas as lanternas, assim como um acabamento em preto brilhante. Acima das lanternas afiladas e com iluminação em LED, o SUV possui o nome da marca escrito por extenso. A tampa do porta-malas ainda traz o nome do SUV, Sterra ET, no lado esquerdo. Há um vinco na parte inferior da tampa do porta-malas, horizontal, que invade o para-choque traseiro.



Falando nele, o para-choque traseiro é mais simples e possui um acabamento em preto brilhante, onde fica o espaço para a placa. Esse mesmo acabamento ainda possui refletores horizontais e um difusor na parte inferior. No teto, ele possui um enorme teto solar panorâmico. Internamente, o Sterra ET se destaca por contar com um quadro de instrumentos com tela digital e uma central multimídia destacada no painel, que vem com um software com chip Qualcomm Snapdragon 8155 integrado. Informações do tamanho das telas não foi informado, mas a central parece ter 15 polegadas e o quadro de instrumentos parece ter entre 8 a 10 polegadas.

O painel ainda tem três andares, sendo uma parte superior com um acabamento marrom que se conecta com os painéis das portas e parece ter uma faixa em LED, que deve ser personalizável. O interior ainda tem um segundo andar onde fica o quadro de instrumentos e o suporte da central multimídia. A diferença de andares do segundo para o terceiro fica por conta de uma faixa horizontal que percorre todo o painel e esconde as saídas de ar-condicionado. O volante tem um desenho retangular, com o nome Exeed escrito por extenso e com controles touchscreen.

Há ainda um acabamento prateado, enquanto o volante tem um acabamento em couro bege. Nos painéis das portas, ele possui ranhuras com pequenos ovais, que possivelmente tenham iluminação. Ele ainda possui dois alto-falantes circulares, enquanto o console central ainda possui dois porta-copos e um espaço para recarga por indução para dois smartphones. O banco do passageiro ainda possui uma função de reclinar e tem apoio para as penas. A Exeed confirma ainda que o SUV possui um sistema automático de fragrâncias. Em termos de bancos, ele pode ter configuração de cinco lugares (2+3), quatro (2+2) ou seis (2+2+2).



Mecanicamente, a marca não revelou informações do motor elétrico, mas há rumores que ele seja oferecido com duas opções de motor, sendo um motor elétrico instalado no eixo traseiro de 272cv e um motor de tração integral de 480cv, com dois motores elétricos no eixo dianteiro, um para cada roda. Com esse último motor, ele pode acelerar de 0 a 100km/h em 3 segundos. Em termos de bateria, ele será equipado com baterias de 60kWh, 80kWh e 100kWh, que vai permitir que ele tenha autonomia em torno de 500km a 700km. De acordo com a Exeed, a nova plataforma modular E0X permite que o SUV tenha uma arquitetura elétrica de 800V.

Com essa plataforma, ele consegue recuperar 150km em uma estação de recarga rápida em apenas 5 minutos. O SUV ainda possui suspensão a ar, direção nas rodas traseiras e configuração de duplo braço triangular na dianteira. Outras novidades ficam por conta de tecnologias de soluções 24 tecnologias de NVH (ruído, vibração e aspereza), além de vidros com camada dupla de 6 milímetros de vidro laminado à prova do som. O modelo ainda tem tecnologias como EMC (Compatibilidade Eletromagnética) e TVOC (Compostos Orgânicos Voláteis Totais), monitoramento de saúde inteligente baseado em tecnologia de reconhecimento visual e análise de modelo de rede neural profunda.

Há também tecnologia de monitoramento de saúde (DHS). A central ainda possui conceito de interação homem-computador HMI ultraconfortável. Há ainda quatro assentos giratórios, um sistema de áudio com 23 alto-falantes, sistema de direção autônoma de Nível L3 (com lidar e função de estacionamento automático). Mais detalhes devem ser revelados dentro de alguns meses, quando a Exeed revelar as informações oficiais do SUV.






Fotos: Exeed / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok