HiPhi revela seu novo utilitário esportivo, o Y, que estreia com portas asas de gaivota

Pertencente da Human Horizons, HiPhi apresenta no Salão do Automóvel de Xangai o seu novo utilitário esportivo Y, que estreia com curiosas portas asas de gaivota



A HiPhi apresentou mais um utilitário esportivo para a sua linha compacta, o Y, que estreia no mercado chinês como um SUV menor que o X, apresentado no Salão do Automóvel de Xangai. O modelo estreia com um design que é muito mais próximo que um SUV que o HiPhi X, apresentado como o primeiro produto da marca. Além disso, o Y estreia com um design que é menos extravagante, mas que ainda tem seus toques de peculiaridades.

Apesar de ser mais convencional, o SUV visualmente ainda se parece bastante com o restante da linha. Na dianteira, ele se destaca por vir com faróis retangulares que te uma faixa de luz diurna (DRL) na parte superior que se conecta entre si, por meio de uma barra que atravessa toda a dianteira do Y, com um acabamento em preto brilhante. Ele ainda tem faróis com dois projetores horizontais em LED. Os faróis ainda são conectados com uma parte inferior que projeta imagens em LED, que na verdade são mais emojis, que faz o motoristas se comunicar com pedestres, por exemplo.

Nas extremidades desse acabamento ele possui uma nova luz diurna vertical e faróis de neblina em LED na parte inferior que, junto com a luz diurna vertical, parece formar um ‘L’. O para-choque dianteiro possui desenho bem simples, com um espaço para a placa e tem uma entrada de ar inferior com barras verticais e uma parte central com um acabamento branco. Toda a parte inferior da carroceria é em preto brilhante, inclusive nas caixas de rodas. O para-lama dianteiro possui um acabamento que tem espaço para câmeras, em um acabamento prateado.

O Y ainda tem um acabamento em preto brilhante de desenho triangular na parte inferior da porta dianteira com a insígnia ‘Powered by Human Horizons’. Ainda na parte inferior das portas, a HiPhi desenhou o modelo com um friso prateado e uma barra roxa que contrastante com a área inferior em preto brilhante. Os vidros tem um desenho de linhas retas, com um acabamento na parte inferior com uma faixa em preto brilhante que parece que aumenta o desenho dos vidros. Esse acabamento ainda traz um botão que funciona como maçaneta. Esse mesmo botão também na coluna D para abrir as portas traseiras.



O Y tem também uma coluna B bem larga por conta de câmera lateral que deve funcionar para quem for abrir o SUV. A coluna D possui um acabamento em preto brilhante que liga os vidros laterais com o vidro traseiro, que traz o logotipo da marca em destaque. Em termos de vincos, a HiPhi desenhou o Y com caixas de rodas bem destacadas com um vinco e com um vinco na parte inferior das portas. Ele traz também retrovisores com base nas portas, na área em preto brilhante. Porém o mais interessante desse veículo é o sistema de suas portas. Enquanto as portas dianteiras são convencionais, as portas traseiras tem um desenho bem ousado.

Ambas tem um mecanismo de abertura elétrico, mas os ocupantes das portas traseiras terão que esperar uns segundos a mais por conta do mecanismo de abertura. Primeiro uma parte superior se abre para cima ao estilo asas de gaivota e depois a parte inferior abre de método bem convencional. No fim, isso dá todo um toque bem futurista ao SUV. Ele ainda se destaca por vir com bonitas rodas de liga leve de 21 polegadas, calçadas com pneus Pirelli P Zero 245/45 R21, de cinco raios. O Y ainda possui um teto com teto solar panorâmico e um radar LiDAR. Na traseira, o HiPhi Y possui um desenho com uma leve caída e que possui um aerofólio traseiro com área vazada, sendo fixado nas extremidades e ao centro.

O aerofólio ainda possui um brake-light central e bem compacto. O vidro traseiro é mais inclinado, enquanto a traseira chama a atenção por conta das lanternas estilo bumerangue, que se conectam e tem uma iluminação em LED. As lanternas invadem um pouco das laterais ainda, enquanto um vinco horizontal nasce acima das lanternas. A tampa do porta-malas ainda possui o nome HiPhi bem ao centro e escrito por extenso. A tampa possui um vinco na parte inferior, invadindo o para-choque traseiro. Este, por sua vez, possui um acabamento em plástico preto que traz refletores e luzes de ré horizontais e o espaço para a placa aparece no para-choque, ao centro.



Mais abaixo, o HiPhi Y possui uma lanterna de neblina vertical e central e uma saída de ar bem fina. Internamente, o espaço para cinco ocupantes é garantido. O SUV possui três telas no painel, sendo uma para o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas, uma central multimídia com tela vertical de 17 polegadas (que tem uma tela com ângulo de inclinação ajustável de 25º) e uma terceira tela na frente do passageiro que pode ser usada para entretenimento e possui 15 polegadas. Essa tela suporta conectividade Bluetooth e conectividade de vários dispositivos, enquanto o SUV ainda possui um Head-Up Display (HUD) de 22,9 polegadas que tem exibição personalizada de informações de linha de pista, mapa de navegação, informações do veículo.

O painel tem um desenho bem moderno, que se caracteriza ainda por vir com um acabamento prateado nas extremidades da carroceria, com faixas prateadas na parte superior e inferior. O SUV não possui controles físicos no painel e todos os comandos estão na central multimídia. O volante é de dois raios e tem vários controles multifuncionais com o nome da HiPhi. Ele ainda possui um console central com um desenho que possui espaço para smartphones carregarem por indução e um console com porta-objetos que se abrem em duas folhas. Os painéis das portas ainda tem controles para os bancos e os controles dos vidros.

O interior ainda possui um sistema de iluminação em LED, que deve ser personalizável. O Y ainda é equipado com um sistema de som bem moderno, com 25 alto-falantes da Meridian. A HiPhi confirmou que o SUV possui 4,938 metros de comprimento, 2,950 metros entre os eixos, 1,958 metro de largura e 1,658 metro de altura. O SUV ainda possui um porta-malas traseiro de 692 litros e que pode ser ampliado para 739 litros com a configuração dos bancos. O Y possui um frunk na dianteira de 85 litros. Na traseira, com os bancos rebatidos, ele tem capacidade de 1.848 litros. A HiPhi ainda confirma que ele será vendido com duas opções de motor e três de bateria.



A configuração mais simples alia o motor elétrico traseiro de 336cv e 41,8kgfm juntamente de uma bateria de LFP Blade da FinDream, que é produzida pela BYD. Ele tem uma bateria de 76,6kWh que oferece autonomia de 560km. A segunda opção alia o mesmo motor traseiro junto de uma bateria da CATL de 115kWh que oferece uma autonomia de impressionantes 810km. Por fim, a versão topo de linha tem motor elétrico no eixo dianteiro juntamente com o mesmo motor elétrico no eixo traseiro que, juntos, entregam 504cv de potência, 63,2kgfm de torque e tração AWD. Vindo com a mesma bateria de 115kWh da CATL, ele oferece uma autonomia de 765km. 

O desempenho faz ele acelerar de 0 a 100km/h em 4,8 segundos. O modelo será vendido nas versões Flagship, Long Range, Elite e Pioneer e nas cores prata, roxo, vermelho, verde, cinza e branco. De série, o modelo vem equipado com oito airbags, 31 sensores e um sistema de radar. O modelo ainda vem com tela de copiloto, um Head-Up Display (HUD) e um espelho retrovisor de streaming de mídia. O HiPhi Y ainda possui uma central multimídia com processador de tela de controle central Qualcomm 8155, comando de voz ‘HiPhi GO’. 

A tela do co-piloto de 15 polegadas possui um processador Qualcomm 8250 e suporta alças Bluetooth. O modelo ainda tem sistema HiPhi Port no centro do teto, completa com interface de carregamento para conectar um iPad. Além disso, o console central tem uma geladeira quente e fria de 6,4 litros, capaz de manter temperaturas entre -6°C e 50°C. Também suporta controle remoto via telefone celular. Os ocupantes da segunda fila tem mesa dobrável dupla, cinco portas de carregamento de 60W, um carregador sem fio de 50W e Wi-Fi integrado, 25 alto-falantes com potência total de 2.820W, possibilitando um sistema de áudio 7.1.4 e o sistema de som de 25 alto-falantes é opcional.

Ele será vendido em seis mercados, inicialmente: China, Japão, Reino Unido, Alemanha, Noruega e Arábia Saudita. Os preços na China variam de 339.000 yuans a 449.000 yuans. 








Fotos: HiPhi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto