Kia apresenta oficialmente o EV9, que estreia como um SUV elétrico de até 7 ocupantes

Com base E-GMP, Kia apresenta oficialmente seu novo SUV elétrico, o EV9, que estreia com espaço de três fileiras de ocupantes e traz um motor que entrega até 383cv



A Kia apresentou o seu segundo modelo puramente elétrico da linha ‘EV’, que estreia com um SUV familiar, o EV9. O modelo foi antecipado previamente como um conceito EV9 Concept, com o qual ele seguiu fielmente em sua versão de produção. Puramente elétrico, ele se torna um dos primeiros carros da marca sul-coreana a contar com uma opção de retrovisores por câmeras, que será vendido como opcional e nas versões mais caras. De linhas retas, o EV9 quer representar tudo que há de mais moderno.

Visualmente falando, o EV9 chama a atenção por trazer uma nova representação da filosofia de design chamada de Opposites United e quer ser uma opção elétrica ao Telluride, além de ser um modelo muito mais global que o SUV de três fileiras de bancos vendido principalmente na América do Norte. Em seu design, o EV9 se destaca pelo conjunto de faróis verticais com um estilo bumerangue. Ele tem luzes diurnas (DRL) em LED em ‘L’, sendo que os luzes DRL ainda tem um prolongamento horizontalmente inclinado na parte inferior, chamado pela marca de Star Map.

Na falta da grade dianteira, a Kia aposta no Digital Tiger Face, trazendo um acabamento em preto brilhante na parte superior e na parte inferior que deixa a área na cor da carroceria trazer uma versão moderna do ‘Tiger Nose’ que sempre foi muito bem explorado pela marca sul-coreana. A parte superior ainda possui um friso cromado que invade um pouco os faróis, que também fica um pouco maior na parte central deste friso. Falando neles, os faróis tem iluminação inteiramente em LED, com 12 pontos de iluminação em cada farol. O para-choque possui linhas mais limpas.

Há o espaço para a placa logo abaixo da grade dianteira e a parte inferior possui uma entrada de ar com barras verticais nas versões mais simples, contando com um acabamento em ‘U’, prateado, abaixo, que tem pequenos prolongamentos para as laterais. No capô, o EV9 se destaca por ter linhas que nascem a partir do desenho da grade dianteira, com vincos que são mais destacados. O capô ainda ostenta um espaço para o logotipo da marca, ao centro, próximo da grade. De perfil, o EV9 tem um desenho com um capô alto e que tem um desenho mais reto.



Toda a parte inferior da carroceria ainda possui um acabamento em preto brilhante, com grande destaque para as caixas de rodas com um acabamento de linhas retas em cinco áreas. A parte inferior das portas ainda tem uma área maior do acabamento, vindo com um friso prateado na parte inferior. Os vidros quase se conectam perfeitamente com o desenho do para-brisa, tendo apenas uma pequena quebra. O SUV ainda tem um desenho que é fortemente feito de linhas quadradas, como a ampla área envidraçada que tem friso cromado na parte inferior dos vidros. A linha dos vidros tem um desenho ascendente, se elevando entre a coluna C e D. A coluna D ainda tem um pequeno acabamento em preto brilhante que conecta o vidro traseiro.

A coluna A tem um desenho mais inclinado, conferindo uma boa aerodinâmica de 0,28Cx. Em termos de vincos, a carroceria lateral tem vincos que vem dos faróis e formam um ‘Y’ no para-lama dianteiro, sendo que as linhas inferiores seguem o mesmo desenho quadrado do acabamento das caixas de rodas. O mesmo acontece na caixas de roda traseira, com o friso começando na frente das rodas e indo até as lanternas. Esses vincos ainda forçam os para-lamas para serem um pouco mais largos. O rack de teto possui um acabamento prateado e ele ainda possui maçanetas retráteis (pop-up) e retrovisores com base nas portas e com repetidores de seta.

Inédito, a marca ainda oferece retrovisores que são substituídos por câmeras e as rodas variam de 19, 20 e 21 polegadas, com um acabamento aerodinâmico e que podem vir com desenho triangular ou até mesmo de quatro raios, mesclando elementos escurecidos e prateados. Ao centro, as rodas tem o logotipo da Kia mais para a direita. O bocal de recarga da bateria fica no para-lama traseiro, com um desenho mais quadrado. No teto, o SUV possui um teto solar panorâmico e também tem antena Shark. Na traseira, temos um EV9 com linhas que também são bem retas.



Destaque é para as lanternas com um desenho bem irregular também. Amplamente verticais, elas tem apenas um pequeno prolongamento horizontal ao centro, sendo toda com iluminação em LED. O vidro traseiro é mais reto e possui um aerofólio que tem um acabamento em preto brilhante que segue o desenho dos vidros laterais e possui um brake-light. A tampa do porta-malas tem o logotipo da marca logo abaixo dos vidros e tem um vinco horizontal. Larga, a tampa do porta-malas tem uma parte inferior e central que é um pouco mais alta.

Nessa parte inferior da tampa do porta-malas tem um novo vinco que repete as linhas do para-choque traseiro. No para-choque traseiro, ele tem um acabamento em preto brilhante que está em toda a parte inferior das laterais e que, ao centro, possui o espaço para a placa. Nas laterais, ele tem refletores horizontais. A parte inferior do para-choque traseiro tem um acabamento prateado e mais abaixo existe um pequeno difusor de ar.

Ainda sobre seu design, o EV9 ainda pode ser vendido com uma versão GT-Line. Nessa, ele ganha novo para-choque dianteiro e traseiro. Na frente, ele possui uma entrada de ar inferior maior. Com uma grelha estilo colmeia, a grade ainda possui duas entradas de ar verticais na cor da carroceria nas extremidades, tendo um contorno com um acabamento em preto brilhante, assim como o espaço para a placa na dianteira. De traseira, o EV9 possui refletores verticais e um acabamento prateado em ‘U’, que conecta ambos os refletores.



No interior, o EV9 se destaca por trazer linhas que são um pouco mais convencionais, mas que ainda remete a modernidade. O volante tem quatro raios e controles multifuncionais em um acabamento em preto brilhante. O painel ainda se destaca por trazer um quadro de instrumentos com tela 12,3 polegadas e uma central multimídia ao lado de 12,3 polegadas. O painel ainda possui uma faixa com um acabamento cinza que é cortado pelas saídas de ar-condicionado horizontais das extremidades que trazem duas faixas de iluminação ambiente em LED, que são personalizáveis.

O painel ainda possui uma nova faixa com um acabamento cinza que esconde as duas saídas de ar centrais. Abaixo delas tem alguns controles físicos, enquanto a alavanca de câmbio passou para a coluna de direção. Abaixo da tela da central multimídia ele vem com alguns botões digitais que ajudam a controlar o sistema de infoentretenimento. A marca ainda traz telas de 5 polegadas nas extremidades do painel (uma de cada lado), para as unidades que são equipadas com retrovisores com câmeras. Com isso, as portas tem as telas nos painéis das portas, que oferecem o campo de visão proporcionado pelas câmeras.

O console central ainda possui um porta-objetos e há entradas USB e tomada 12V. Dependendo da versão, o EV9 vai contar com espaço para seis (2+2+2) ou sete (2+3+2) ocupantes, que garantem um “espaço generoso para todos os ocupantes se conectarem e relaxarem” em “conforto estilo lounge”. Quando equipado com espaço para seis, a segunda fileira de bancos são duas poltronas que podem girar 180º, ficando frente a frente com os ocupantes da terceira fileira. O SUV ainda tem conforto para os ocupantes da terceira fileira, vindo até mesmo com espaço de porta-copos e bom espaço para as pernas.



A Kia ainda diz que há entradas USB em todas as fileiras. A marca ainda confirmou que o EV9 é desenvolvido a partir de uma plataforma modular E-GMP, que permite que ele tenha uma arquitetura elétrica de 800V. Com isso, ele pode recuperar 239km em apenas 15 minutos em um carregador de recarga rápida de 240kW. Numa estação dessas, o SUV ainda recupera de 10% a 80% em 25 minutos. Ele também pode ser carregado em estações WallBox de 11kW, de Nível 2, recuperando a autonomia em 6h45. Uma das tecnologias, ele possui capacidade de recarga Vehicle-to-Load (V2L), ou seja, pode alimentem dispositivos externos com energia da bateria em 3,68kW.

A marca destaca que ele tem 5,010 metros de comprimento, 3,100 metros entre os eixos, 1,980 metro de largura e 1,755 metro de altura. O peso varia de 2.580kg a 2.910kg. Mecanicamente, o EV9 será equipado com duas opções de bateria. A primeira delas é uma de 76,1kWh, com autonomia de 359km no RWD Standard e o RWD Long Range, já com uma segunda opção de bateria de 99,8kWh, permite que o SUV venha com uma autonomia de 540km. Em termos de mecânica, o EV9 tem motor traseiro (RWD Standard) de 204cv e 35,7kgfm que permite que ele acelere de 0 a 100km/h em 9,4 segundos.

Ele tem uma versão intermediária (RWD Long Range) que aumenta a potência do motor traseiro para 218cv e 35,7kgfm, que permite que ele chegue aos 100km/h em 8,2 segundos e máxima de 190km/h. Para quem busca um SUV de tração integral (AWD Long Range), a Kia tem uma opção de 384cv e 61,1kgfm, que faz o SUVzão acelerar de 0 a 100km/h em 6,0 segundos e máxima de 200km/h. Nessa, o SUV tem uma autonomia de 483km. Essa versão ainda pode ser vendida com um opcional chamada de Boost que desbloqueia uma potência maior, por meio da central multimídia Kia Connect Store. Ao adquirir esse item, ele eleva a potência dos motores elétricos para 71,4kgfm, diminuindo o 0 a 100km/h para 5,3 segundos.



A loja Kia Connect também vai vender o ‘Digital Pattern Lighting Grille’ do EV9, com a adição do recurso ‘Lighting Pattern’. A assinatura inclui o Remote Smart Parking Assist 2 (RSPA 2) da Kia e streaming de música e vídeo. A marca oferecerá quatro modos de condução, com o Eco, Normal, Sport e o My Mode, esse último personalizável. O SUV será equipado com vários recursos, como o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC). “O novo Kia EV9 prova que os clientes não têm de fazer sacrifícios para serem sustentáveis. Com esses recursos de alta tecnologia, o EV9 estabelece novos padrões no segmento de e-SUV, oferecendo todo o conforto e conveniência de um SUV moderno sem nenhuma das emissões no escapamento.”, destaca Richard Peiler, Gestor do Grupo HVAC & PT Cooling do Centro Técnico da Hyundai Motor Europe, em comunicado.

O SUV ainda possui atualizações Over-The-Air (OTA) e um recurso EV Route Planner, Highway Driving Assist 2 (HDA2) que aprimora o controle de cruzeiro adaptativo com recursos de stop-and-go e assistência para acompanhamento de faixa e permite realizar mudanças de faixa automaticamente assim que a seta for pressionada. A lista adiciona ainda sistema de áudio de oito ou 14 alto-falantes (dependendo da versão) e um leitor de impressão digital. Há ainda assistência para evitar colisões no ângulo morto (BCA), manutenção na faixa (LKA), limitação inteligente de velocidade (ISLA), Controle de Cruzeiro Inteligente (SCC), assistência para a condução em autopista (HDA), com assistente de mudança de faixa que usa um sensor de detecção de mãos (HOD).

O SUV ainda possui assistência para evitar colisões laterais na parte traseira (RCCA) e para evitar colisões ao estacionar (PCA), Assistente de Estacionamento Remoto Inteligente (RSPA), sistema Audiovisual, navegação e telemática (AVNT) e o Digital Key, com a tecnologia de banda ultra larga (UWB), permite aos usuários abrir e dar a partida em seu carro utilizando seu smartphone. Opcionalmente, ele pode ser equipado com Advanced Highway Driving Assist com LiDAR. Ele será vendido nas versões Light, Wind, Land e GT-Line. Em termos de cores, toda a paleta terá fundamentais em elementos da natureza: a luz, o ar, a terra e a água. 






Fotos: Kia / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio