Lada apresenta na Rússia o X-Cross 5, que estreia como um SUV médio da marca russa

Lada apresenta o X-Cross 5 na Rússia, que estreia como rebadge do Bestune T77; SUV médio aparece com motor 1.5 Turbo que desenvolve 162cv 



A Lada apresentou um novo modelo na Rússia depois de muitos anos. Antes disso, a marca tinha apresentado o Vesta como um novo produto e poucos anos depois incorporou o Niva Travel (que é diferente do Niva Legend, que foi o mesmo que foi vendido aqui na década de 1990). Agora, a marca apresentou o X-Cross 5, um SUV de porte médio e que coloca a marca em um segmento inédito até o momento, mas que só foi possível por conta de um rebadge do Bestune T77.

A novidade foi apresentada na Rússia e será produzido em São Petersburgo. Visualmente, o design do X-Cross 5 é basicamente o mesmo que conhecemos em 2019. A Xiaomi também vende o modelo na China, com o mesmo nome T77. Em termos de design, o X-Cross não muda muito. As novidades ficam por conta apenas da grade dianteira com barras verticais cromados com o logotipo da marca ao centro. Os faróis são horizontais e uma barra cromada conecta ambos os faróis. O para-choque dianteiro também é o mesmo.

Ele possui luzes de direção e faróis de neblina conectados a uma falsa entrada de ar nas extremidades em preto brilhante. Esse acabamento e a grade dianteira se conectam com uma entrada de ar inferior, com uma barra horizontal. O capô tem vincos nas extremidades, que partem dos faróis. Há outros vincos mais centrais. De perfil, o X-Cross 5 possui um vinco que nasce nos faróis e chegam até as lanternas, além de um vinco na parte inferior das portas. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto.

Nas portas, ele ainda possui um friso cromado e a base dos vidros laterais também tem um friso cromado. Há maçanetas convencionais e retrovisores com base nas portas, com repetidores de setas. Os vidros laterais se conectam com o vidro traseiro, com um acabamento em plástico preto que ajuda a dar essa sequência. De traseira, o X-Cross tem lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas e se conectam por meio de um acabamento em preto brilhante. Abaixo dessa barra, ele possui o espaço para a placa. A tampa ainda ostenta o logotipo X-Cross 5.



O para-choque traseiro tem um acabamento em plástico preto na parte inferior com luzes de ré e refletores, em ‘C’. Internamente, o X-Cross 5 tem o mesmo painel, mas muda apenas o logotipo do volante, que traz o logo da Lada. Basicamente, ele não muda nada. A diferença é que ele traz ares de modernidade para a Lada, com quadro de instrumentos e central multimídia com telas lado a lado, cada tela de 12 polegadas. O SUV possui 4,525 metros de comprimento, 2,600 metros entre os eixos, 1,845 metro de largura e 1,615 metro de altura.

Mecanicamente, ele possui um motor 1.5 Turbo de 162cv e 26,3kgfm, acoplado a um câmbio manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem de 7 marchas, DCT. O X-Cross 5 será produzido em uma fábrica inédita para a Lada, em São Petersburgo, em uma unidade que era da Nissan e que será a responsável por colocar 1.500 funcionários novos, que prevê 10.000 unidades até fim do ano. Ele será produzido usando o método SKD, com quase todas as peças vindas da China e que serão montadas na Rússia. A Lada confirmou que vai trazer um índice de nacionalização para o produto com o passar dos anos.

De série, ele vai trazer equipamentos do pacote ADAS (inclui sistema de monitoramento do motorista, assistente de controle de faixa, câmeras versáteis, controle de cruzeiro adaptativo e farol alto automático), teto panorâmico e sistema de mídia com tela sensível ao toque de 12 polegadas. A lista ainda adiciona airbags, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado automático de duas zonas, instrumentação digital configurável, volante multifuncional forrado em couro, acesso sem chave, partida por botão, freio de mão elétrico, estofamento em couro, teto solar, faróis de neblina, rodas de liga leve, e outros. Os preços variam de 2.169.000 a 2.432.000 rublos.




Fotos: Lada / divulgação | Bestune / divulgação

Fotos: Maximkadakov / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos