Porsche confirma lançamento da quarta geração do Cayenne para 2026, como elétrico

Durante o Annual Press Conference 2023, Porsche confirma desenvolvimento da quarta geração do Cayenne como um SUV 100% elétrico e que será lançado em 2026



A Porsche confirmou que já trabalha em uma quarta geração do Cayenne, que vai aparecer em 2026. E mais. O modelo será 100% elétrico, assim como já acontecerá com Macan e 718, também reconfirmados para serem puramente elétricos. Depois de Taycan e Taycan Cross Turismo/Sport Turismo, a marca alemã aposta no lançamento do Macan elétrico no ano que vem e no 718 elétrico em meados de 2025. Por fim, o Cayenne aparece como um BEV no ano seguinte, me 2026.

A quarta geração ajudará a marca a alcançar 80% das vendas globais com elétricos até meados de 2030, visto que o Cayenne é o principal produto global da marca, assim como o Macan. Os elétricos serão vendidos por um tempo com a atual geração de Macan e Cayenne, que continuará apenas nas versões híbridas futuramente, ao lado da nova geração elétrica. Muito provavelmente, a quarta geração será construída a partir da plataforma modular Premium Platform Electric (PPE). Vindo com uma arquitetura elétrica de 800V, ele poderá ser carregado em estações de recarga de até 270kW.

O SUV ainda pode ser apresentado com uma bateria de 100kWh, que será capaz de fazer com que ele tenha uma autonomia mínima de 483km. Isso porque a Porsche confirmou que já trabalha em novas baterias prismáticas e modulares, que podem ser menores e trazerem maior densidade. Mecanicamente, o Cayenne 2027 deve ser apresentado com motor duplo, sendo um motor para cada eixo e desenvolvendo mais que o novo Macan EV deve desenvolver. Este, terá motor duplo de desenvolverá 611cv e 107,1kgfm, com tração AWD – sendo este basicamente uma evolução do motor do Taycan Turbo S.



Estima-se que o Cayenne EV deva vir com dois (ou mais) motores elétricos para desenvolver cerca de 800cv e torque acima dos 120kgfm, ficando mais potente que qualquer versão atual do SUV. Junto com a confirmação dessa quarta geração que nasce elétrica, a Porsche confirmou que trabalha em um novo SUV, maior que o Cayenne. Previsto para 2027, ele terá uma proposta de um SUV de sete lugares com pegada mais esportiva e elétrico. Chamado de Projeto K1, o novo SUV deve ser o primeiro Porsche criado a partir da plataforma modular SSP Sport, vindo com uma arquitetura elétrica de 920V.

Com isso, ele terá uma capacidade de recarga muito rápida, podendo vir com uma bateria de 100kWh e autonomia de 700km. A marca ainda confirma que ele foi concebido para oferecer um forte desempenho e funções de condução automatizada com a típica linha flyline da Porsche, juntamente com uma experiência completamente nova dentro do veículo. “Estamos assim sublinhando e fortalecendo o nosso posicionamento desportivo de luxo. Estamos observando lucros crescentes neste segmento, em particular na China e nos EUA”, explica Blume.

Ainda em 2023, a Porsche confirmou a atualização de meia-vida da terceira geração do Cayenne e do Cayenne Coupé, que ganharão novidades relacionadas ao motores híbridos plug-in com maior autonomia. Graças a um novo chassis, haverá também uma gama ainda maior de capacidades, equilibrando o desempenho em estrada pelo qual a Porsche é famosa, o conforto em longas distâncias e a capacidade off-road.




Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto