Toyota Hilux de nova geração será eletrificada e estreia em 2025; aqui, vem híbrida em 2026

Toyota confirma mais detalhes da Hilux híbrida, que será apresentada em meados de 2025; nova geração da Tacoma deve antecipar detalhes da picape



Não é de hoje que se fala sobre uma nova geração da Toyota Hilux, que deve acontecer dentro de alguns anos. A picape média da marca japonesa já está em desenvolvimento e será apresentada em meados de 2025, um ano além do planejado. De acordo com informações do site australiano Drive, a nova geração estaria com um cronograma de lançamento adiantado graças ao projeto estar acelerado. Os primeiros rumores davam conta que a picape seria apresentada no final de 2024, mas ele pode acabar atrasando em alguns meses.

Essa aceleração no desenvolvimento da nova geração vem por conta da chegada de rivais atualizadas. Para isso, a Toyota não quer perder terreno para as novas gerações de Ford Ranger, Volkswagen Amarok e Mitsubishi Triton. Duas delas tem planos de ganhar motores híbridos, como é o caso de Ranger e Triton. Os planos de criar uma Hilux híbrida ainda nesta geração parecem estar cancelados e o foco na nova geração comprova o motivo. Para a nova geração, a Toyota confirmou que a picape usará a base TNGA-F.

Executivos da marca japonesa também confirmaram que a nova geração da Hilux será eletrificada. A informação foi dita pelo Chefe de Vendas e Marketing da Toyota Austrália, Sean Hanley, também ao Drive. O executivo confirmou que, de alguma forma, a picape poderá ser equipada com motores puramente elétricos, híbridos e a células de hidrogênio, além dos motores a combustão com gasolina e diesel. “Estamos analisando todos os itens acima. Estamos considerando todas essas tecnologias para o Hilux. Obviamente o híbrido é a solução mais fácil para nós, porque já estamos fazendo isso em outros carros, mas não descartamos outras tecnologias que possam ser mais adequadas para esse carro.”, disse.

"Temos uma série de coisas realmente interessantes acontecendo na Hilux. Estamos analisando protótipos de eletrificação. Estamos sempre olhando para os desenvolvimentos. Portanto, embora eu não confirme ou negue nada sobre a atual Hilux, nunca descartarei qualquer potencial futuro de aceleração da eletrificação. Estamos sempre procurando maneiras de melhorar o Hilux para nossos clientes.", adicionou Hanley. Ao site australiano, foi confirmado ainda que a picape será apresentada mesmo no primeiro semestre de 2025, chegando na Austrália no final de 2025.

Isso casa com o que a revista Autoesporte apurou por aqui. Durante o lançamento da nova Hilux GR-Sport, jornalistas da revista conversaram com engenheiros que trabalham no desenvolvimento da nova geração na região, que continuará a ser feita em Zárate, na Argentina. Aqui, foi confirmado que a picape será apresentada no início de 2026, possivelmente no primeiro semestre, e com versões híbridas também para a América do Sul. A marca destaca ainda que aqui não será adotado um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV), que é a porta entrada dos híbridos, por mais que esse não seja um híbrido verdadeiro.

“Sairia muito caro para um pequeno ganho de eficiência energética”, disse Javier Luzzi, Engenheiro da Toyota para a revista. É certo afirmar que ela virá com um sistema híbrido (HEV), assim como acontece com Corolla e Corolla Cross, que alia um motor a combustão junto de um motor elétrico. Muito provavelmente o motor em questão continue o 2.8 Turbo Diesel. Em termos de design, o engenheiro local ainda destacou: “Em setembro ou outubro [de 2023] já começamos a preparar o desenho final e consultar os fornecedores”, comenta Luzzi. Desde meados de 2020 se sabe que as novas gerações de Hilux e Tacoma devem se unificar.

A foto abaixo antecipa o que devemos esperar da nova Tacoma – e, consequentemente, da Hilux. Visualmente ela pode beber na fonte da Pickup EV Concept, apresentada no ano passado pela marca. Isso pode indicar que a Toyota não desconsidera uma picape elétrica, seja para a Tacoma como para a Hilux. Em termos de dimensões, a Toyota deve seguir os diferentes padrões para ambas. Ou seja, a Tacoma pode se tornar uma mini-Tundra e a nova Hilux pode seguir o mesmo caminho ou ganhar uma estilo mais global, que agrade a grande maioria dos consumidores da picape no mundo – mas nada muito diferente do modelo norte-americano.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Toyota Yaris Hatch só ganha nova geração entre 2024 a 2025 na Ásia, depois do sedã e do SUV

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2003!

Oshan aparece no Brasil testando seu utilitário esportivo médio X5; marca será que vem?

Fiat Titano estreia na Argélia primeiro, vazando e antecipando alguns detalhes da nossa

Celta voltará? Chevrolet confirma que não vai desenvolver nenhum subcompacto novamente

Yangwang revela as primeiras imagens oficiais teaser do seu inédito sedã elétrico, o U7

Renault e Nissan passam a ter seguros com Assurant, por meio do intermédio da Mobilize

Scout revela novo teaser e confirma que seus produtos farão estreia no mês de julho