VAG lança pedra fundamental da fábrica de Valência, na Espanha, que vai produzir baterias

Volkswagen AG lança pedra fundamental da fábrica de Valência, na Espanha, criada com a PowerCo para a produção de baterias e que começar a produzir em 2026



A Volkswagen Group (VAG) confirmou o lançamento da pedra fundamental da construção da fábrica de baterias que será erguida em Valência, na Espanha. A unidade será a segunda fábrica de baterias feita em parceria com a PowerCo, depois de Salzgitter, na Alemanha. A unidade deve ficar pronta em meados de 2026, quando terá uma capacidade de produção anual de 40GWh, com potencial de expansão. A unidade terá a criação de 3.000 empregos diretos e já nasce com pilares de sustentabilidade.

Isso porque a unidade vai ter energia proveniente de energia solar e eólica. Participaram do lançamento da pedra fundamental da fábrica executivos do grupo e autoridades locais como Ximo Puig, Presidente da Comunidade Valenciana, Pedro Sánchez, Presidente do Governo de Espanha, Felipe VI., Sua Majestade o Rei de Espanha, Thomas Schmall, Membro do Conselho de Gestão de Tecnologia da Volkswagen AG e Presidente do Conselho Fiscal da PowerCo, Wayne Griffiths, CEO da Seat e Cupra. “A fábrica que aqui será construída exemplifica o compromisso do Governo espanhol com a inovação e a mobilidade sustentável.”, destaca o Presidente da Espanha, Pedro Sánchez.

“A fábrica que aqui será construída exemplifica o compromisso do Governo espanhol com a inovação e a mobilidade sustentável. É um sinal do nosso compromisso com a indústria, mas também com as características que definem uma nação empreendedora no mercado global: inovação, coesão territorial e cooperação público-privada.”, adicionou Sánchez. Com uma produção que vai começar em meados de 2026, o grupo prevê que pode acabar criando 30.000 empregos indiretos com a criação de um parque de fornecedores nos arredores da unidade principal.

“Estamos entrando na via rápida com a PowerCo. Acabamos de inaugurar a segunda gigafábrica da PowerCo em Valência e já estamos dando o próximo passo com o anúncio de outra gigafábrica em St. Thomas, Canadá. Nosso objetivo é tornar a PowerCo um player global no negócio de baterias e preparar o caminho para uma melhor mobilidade com células de bateria fabricadas de forma sustentável. A gigafábrica Valencia é um marco importante nisso.”, destaca Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração responsável pela Tecnologia do Grupo e Presidente do Conselho Fiscal da PowerCo SE.



“Tal como o Grupo Volkswagen, a PowerCo defende uma conduta responsável. Isto inclui boas condições de trabalho, cuidado com o ambiente e utilização poupada de recursos escassos. Queremos ser um bom vizinho para as pessoas da região e dar um contributo significativo para o desenvolvimento económico. Não só criaremos mais de 3.000 empregos no futuro, mas também pretendemos trabalhar com o governo regional para iniciar projetos direcionados destinados a fortalecer a ciência e a sociedade.”, adiciona Frank Blome, CEO da PowerCo.

A unidade terá uma capacidade anual de 40GWh de baterias, mas poderá ser expandida para 60GWh ao ano. A fábrica será erguida em uma área de 130 hectares em Sagunto, nos arredores de Valência. A fábrica ainda terá um parque de fornecedores em uma área de 200 hectares. Para a construção da fábrica na região, a VAG avaliou a disponibilidade de electricidade verde de baixo custo, o cluster regional de investigação e inovação, bem como a boa infra-estrutura de transportes e a proximidade dos locais de produção espanhóis do Grupo.

A fábrica de Valência enviará baterias para as fábricas de Martorell e Pamplona, ambas na Espanha. "A Missão Valência representa uma aliança produtiva entre a PowerCo, a Generalitat e os governos de Espanha e da Europa no caminho rumo a uma transição sustentável na mobilidade. Olhando para o futuro, temos a Comunidade Valenciana a apoiar-nos para acelerar o nosso ambicioso trabalho com plena confiança no que podemos alcançar quando agirmos em conjunto.", destaca o Presidente da Generalitat Valenciana, Ximo Puig, agradeceu ao Grupo Volkswagen e à Seat pelo seu compromisso com Sagunto e seus habitantes. 




Fotos: VAG / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok