Ford registra patente de modo de condução que permite o motorista dirigir de pé no off-road

Ford registra inéditas imagens de patente no United States Patent and Trademark Office, permitindo que o condutor possa guiar o veículo estando de pé



A Ford registrou as primeiras imagens de patente de uma nova forma de guiar um veículo no United States Patent and Trademark Office, o USPTO, escritório de patente dos EUA. A marca do oval azul registrou imagens de um Bronco que pode ser guiado com o motorista estando de pé, o que seria possível realmente apenas para o Bronco, que pode ter painéis do teto removidos. Apesar disso, você não necessariamente iria guiar um carro de pé estando a 150km/h. Isso seria uma tremenda de uma loucura. Mas pode até ser um sistema bem útil ao off-road.

Isso explicaria o fato da Ford ter registrado a tecnologia com uma unidade do Bronco. De acordo com informações apuradas pelo site CarBuzz, a patente em si fala sobre esse recurso poder ser usado em cenários off-road que exige que o motorista se levante ou se incline para ver por onde que as rodas vão passar. A visibilidade nem sempre é um fator que ajuda em muitos dos casos de off-road, ainda mais quando o veículo está inclinado, seja de frente, traseira ou com inclinação lateral, por exemplo.

A Ford ainda confirma que o recurso teria que ser usado com o apoio específico de assistência ao motorista, que seriam desligados se o motorista não fosse detectado em seu assento, como acontece hoje. Um deles seria o marcha lenta segura, assistência para subida em colinas, assistente de engarrafamentos e controle de trilhas. Todos esses recursos seriam desativados quase o motorista não estivesse sentado no banco do motorista. E, para esse modo de guiar em pé, a Ford teria que reajustar a maneira de funcionamento dos equipamentos.

O registro de patente ainda pode contribuir com um novo sistema de detecção de motorista que é justamente esse modo de guiar em pé. Para isso, a marca cogita usar uma zona de detecção que prevê que o motorista ainda está ali e que poderia trazer mais recursos de apoio de detecção, como um radar LiDAR, câmeras, radar de banda ultralarga, telefone como chave ou sensores de proximidade. Isso vai permitir que o modo de guiar em pé funcione, onde, em um primeiro momento, é preciso saber que o motorista ainda está ali.



Após o veículo saber disso, para validar esse modo de guiar, o motorista terá de acessar um sistema secundário de controle do Bronco para casos especiais, como no off-road. O sistema poderá ser usado apenas dentro de limites claramente definidos, onde não há derrapagem em alta velocidade, por exemplo. Para isso, deve haver um limitador de velocidade e de aceleração, permitindo que esse modo funcione em até 5km/h. Esse sistema ainda trabalharia em conjunto com o sistema Go Over Any Thing (G.O.A.T.), usando métricas de inclinação, rodas no ar e outros parâmetros.

Esses controles secundários permitiriam que o veículo pudesse ser guiado com uma mistura de micro sensores, que vão controlar a velocidade e o torque necessários. Será possível guiar o veículo com uma mão na parte superior do volante ou com controles que estarão na parte superior da arco do para-brisa, como se fosse um pequeno painel com botões de acelerar e frear. O registro de patente ainda traz uma série de dispositivos de segurança que vão evitar que o motorista caia, por exemplo.

Um deles é a limitação de acelerar e frear, evitando golpes. Outro ponto seria instalar um indicador para mostrar que o motorista está deslizando para fora do seu lugar e não está mais no controle, fazendo com que imediatamente o veículo freie. Apesar disso, não se tem informações se esse dispositivo será criado em veículos de fato, mas ao mesmo registrado em patente ele está. E você, o que acha da ideia?



Patentes: United States Patent and Trademark Office – USPTO / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio