Volkswagen Polo atual sai de linha em 2024 na Europa, na fábrica de Navarra, na Espanha

Volkswagen pode acabar encerrando a produção do Polo na fábrica de Navarra, na Espanha, em 2024, para abrir caminho para a versão de produção do ID.2 



A Volkswagen ainda não decidiu qual será o destino do Polo, mas pelo menos na Europa ele deve ter uma vida curta. O hatch deve sair de cena em favor de um hatch compacto elétrico de porte similar, antecipado pelo ID.2all Concept e que pode ganhar o batismo de ID.2. Se não se sabe o futuro porque não se tem informações de que o hatch possa ser batizado de ID. Polo, que seria um nome com muito mais apelo que ID.2, que já se demonstraram nomes sem significado para a Volkswagen.

Tanto, que a marca confirmou que nomes como Golf e Tiguan devem continuar mesmo com produtos puramente elétricos e isso pode acontecer também com o Polo. A atual geração, apresentada em 2017, ganhou uma reestilização em 2021 na Europa e deve continuar até o final do primeiro semestre de 2024, respeitando o ciclo de vida normal de um carro por lá. Com isso, a Volkswagen terá cerca de um ano para liquidar com os estoques do Polo na Europa, antes da estreia do substituto (ou nova geração). Atualmente em sua sexta geração, o Polo continua em outros continentes.

Do jeito que conhecemos, o Polo vai seguir vivo em mercados como América do Sul e China, que vão continuar produzindo a atual geração, enquanto a produção deve ser transferida de Pamplona, na região de Navarra, na Espanha, para a África do Sul. A informação foi apurada pela revista L’Argus, com informações confirmadas pelo sindicato da Volkswagen na unidade. A revista ainda confirma que, na Europa, o substituto do modelo atual aparece em meados do segundo semestre de 2025. Com isso, a unidade de Navarra vai continuar com a produção de T-Cross e Taigo (nosso Nivus) até meados de 2027.

Esse um ano sabático da Volkswagen sem um hatch compacto, a unidade deve sofrer uma baixa na produção. É esperado que a unidade baixe de 250.000 unidades em 2024 para 150.000 unidades em 2025, aumentando novamente o ritmo para 200.000 unidades em 2026 e alcançando 300.000 unidades em meados de 2027. Também é sabido que o hatch compacto elétrico não será produzido em Pamplona, mas sim em Martorell, província de Barcelona, também na Espanha. Em Pamplona, serão produzidos outros compactos elétricos.



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos