BMW Z4 vira o Touring Coupé Concept durante o Concorso d'Eleganza Villa d'Este 2023, na Itália

BMW apresenta no Concorso d'Eleganza Villa d'Este de 2023 a Z4 Touring Coupé Concept, que presta uma homenagem para a primeira geração do Z3 Coupé



A BMW apresentou oficialmente no Concorso d'Eleganza Villa d'Este deste ano um conceito que presta homenagem ao primeiro Z3, na carroceria Coupé. O modelo foi apresentado no evento italiano como Z3 Touring Coupé Concept e é baseado diretamente no Z4. Como tem base no Z4 atual, que é um roadster, o conceito usa muito do modelo em favor do seu design. E ainda consegue ser uma homenagem bonita ao Z3 Coupé, apresentado em 1998, três anos depois da marca ter lançado o Z3 Roadster.

Apesar de ter ficado apenas quatro anos em linha, o modelo se tornou um dos ícones da BMW em termos de design por conta das suas proporções que fizeram com que ele fosse apelidado de ‘sapato de palhaço’. Em termos de design, o conceito pouco muda na dianteira em relação ao Z4. Ele possui apenas um acabamento pintado na cor da carroceria, em Sparkling Lario, no que seria as entradas de ar das extremidades do para-choque dianteiro, que receberam o mesmo cor da carroceria. Isso porque é de perfil que temos dimensão da Touring Coupé Concept. Aparecendo como uma shooting brake, ela ganha linhas bem esportivas.

As diferenças já ficam por conta do teto, que no Z4 é de lona. O modelo também traz vidro laterais diferentes e ganha até mesmo uma janela vigia. A base inferior dos vidros tem um friso cromado que fica mais grosso na coluna C. As portas são as mesmas do Z4, assim como o para-lama dianteiro com saídas de ar que formam um ‘Z’. Olhando para o teto novamente, se percebe que o conceito tem um caimento suave do teto, como bem manda uma shooting brake. De traseira temos um conceito de linhas bem diferentes. Por fim, existe rodas de liga leve raiadas de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira, com pintura em bronze e tem detalhes prateados.

Fica visível, claro, que ele possui as mesmas lanternas do Z4. Há um aerofólio com parte inferior mais baixa, favorecendo uma boa aerodinâmica. O vidro traseiro é bem inclinado e a tampa do porta-malas ainda possui um nada discreto vinco que corta toda traseira e chega até as lanternas. Esse vinco deixa a tampa do porta-malas com linhas bem volumosas, enquanto a parte inferior do vinco traz o logotipo da marca. O para-choque ainda possui espaço para a placa logo abaixo do desenho da tampa e tem uma parte inferior em preto brilhante que traz dupla saída de escape e uma lanterna de neblina central.



Nas extremidades, existe um friso em preto brilhante e vertical. Por dentro, a BMW adicionou um acabamento em couro Poltrona Frau, que faz o painel ser bitom. Esse tom adicionado é uma espécie de marrom que está na parte inferior do painel, painéis das portas, console central e nos bancos. Fora isso, o painel é o mesmo do Z4, sem tirar nem por. Por ser uma shooting brake, a BMW ainda trabalhou em um compartimento maior que o Z4 oferecia. Produzida em Modena, na Itália, o compartimento é confeccionado pela empresa Schedoni que traz três cintos de amarração de objetos.

O porta-malas ocupa todo o espaço que seria de uma segunda fileira de bancos, fazendo o conceito ter apenas dois lugares. “O BMW Touring Coupé Concept celebra o prazer de conduzir original. Um veículo altamente emocional como este demonstra que a paixão por todas as coisas relacionadas ao prazer de conduzir foi essencial ao longo dos tempos e será no futuro”, afirma Domagoj Dukec, Diretor de Design da BMW. Mecanicamente, a alemã apenas confirmou que o conceito é equipado com um motor de seis cilindros em linha. Claramente estamos falando do motor 3.0 TwinPower Turbo, do Z4 M40i.

Este motor desenvolve 340cv de potência e 50,9kgfm de torque e deve acelerar de 0 a 100km/h em 4,5 segundos. O câmbio automático de 8 velocidades e a tração é somente traseira. A M40i tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250km/h. Em todas as versões, a tração é traseira. A transmissão Steptronic Sport vem de série com paddle-shifts e vem com uma função Launch Control para otimizar a tração ao sair. Claramente este conceito não antecipa nenhum modelo de produção. É apenas para apreciar.








Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Toyota Yaris Hatch só ganha nova geração entre 2024 a 2025 na Ásia, depois do sedã e do SUV

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2003!

Oshan aparece no Brasil testando seu utilitário esportivo médio X5; marca será que vem?

Fiat Titano estreia na Argélia primeiro, vazando e antecipando alguns detalhes da nossa

Celta voltará? Chevrolet confirma que não vai desenvolver nenhum subcompacto novamente

Yangwang revela as primeiras imagens oficiais teaser do seu inédito sedã elétrico, o U7

Renault e Nissan passam a ter seguros com Assurant, por meio do intermédio da Mobilize

Scout revela novo teaser e confirma que seus produtos farão estreia no mês de julho