BMW Z4 vira o Touring Coupé Concept durante o Concorso d'Eleganza Villa d'Este 2023, na Itália

BMW apresenta no Concorso d'Eleganza Villa d'Este de 2023 a Z4 Touring Coupé Concept, que presta uma homenagem para a primeira geração do Z3 Coupé



A BMW apresentou oficialmente no Concorso d'Eleganza Villa d'Este deste ano um conceito que presta homenagem ao primeiro Z3, na carroceria Coupé. O modelo foi apresentado no evento italiano como Z3 Touring Coupé Concept e é baseado diretamente no Z4. Como tem base no Z4 atual, que é um roadster, o conceito usa muito do modelo em favor do seu design. E ainda consegue ser uma homenagem bonita ao Z3 Coupé, apresentado em 1998, três anos depois da marca ter lançado o Z3 Roadster.

Apesar de ter ficado apenas quatro anos em linha, o modelo se tornou um dos ícones da BMW em termos de design por conta das suas proporções que fizeram com que ele fosse apelidado de ‘sapato de palhaço’. Em termos de design, o conceito pouco muda na dianteira em relação ao Z4. Ele possui apenas um acabamento pintado na cor da carroceria, em Sparkling Lario, no que seria as entradas de ar das extremidades do para-choque dianteiro, que receberam o mesmo cor da carroceria. Isso porque é de perfil que temos dimensão da Touring Coupé Concept. Aparecendo como uma shooting brake, ela ganha linhas bem esportivas.

As diferenças já ficam por conta do teto, que no Z4 é de lona. O modelo também traz vidro laterais diferentes e ganha até mesmo uma janela vigia. A base inferior dos vidros tem um friso cromado que fica mais grosso na coluna C. As portas são as mesmas do Z4, assim como o para-lama dianteiro com saídas de ar que formam um ‘Z’. Olhando para o teto novamente, se percebe que o conceito tem um caimento suave do teto, como bem manda uma shooting brake. De traseira temos um conceito de linhas bem diferentes. Por fim, existe rodas de liga leve raiadas de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira, com pintura em bronze e tem detalhes prateados.

Fica visível, claro, que ele possui as mesmas lanternas do Z4. Há um aerofólio com parte inferior mais baixa, favorecendo uma boa aerodinâmica. O vidro traseiro é bem inclinado e a tampa do porta-malas ainda possui um nada discreto vinco que corta toda traseira e chega até as lanternas. Esse vinco deixa a tampa do porta-malas com linhas bem volumosas, enquanto a parte inferior do vinco traz o logotipo da marca. O para-choque ainda possui espaço para a placa logo abaixo do desenho da tampa e tem uma parte inferior em preto brilhante que traz dupla saída de escape e uma lanterna de neblina central.



Nas extremidades, existe um friso em preto brilhante e vertical. Por dentro, a BMW adicionou um acabamento em couro Poltrona Frau, que faz o painel ser bitom. Esse tom adicionado é uma espécie de marrom que está na parte inferior do painel, painéis das portas, console central e nos bancos. Fora isso, o painel é o mesmo do Z4, sem tirar nem por. Por ser uma shooting brake, a BMW ainda trabalhou em um compartimento maior que o Z4 oferecia. Produzida em Modena, na Itália, o compartimento é confeccionado pela empresa Schedoni que traz três cintos de amarração de objetos.

O porta-malas ocupa todo o espaço que seria de uma segunda fileira de bancos, fazendo o conceito ter apenas dois lugares. “O BMW Touring Coupé Concept celebra o prazer de conduzir original. Um veículo altamente emocional como este demonstra que a paixão por todas as coisas relacionadas ao prazer de conduzir foi essencial ao longo dos tempos e será no futuro”, afirma Domagoj Dukec, Diretor de Design da BMW. Mecanicamente, a alemã apenas confirmou que o conceito é equipado com um motor de seis cilindros em linha. Claramente estamos falando do motor 3.0 TwinPower Turbo, do Z4 M40i.

Este motor desenvolve 340cv de potência e 50,9kgfm de torque e deve acelerar de 0 a 100km/h em 4,5 segundos. O câmbio automático de 8 velocidades e a tração é somente traseira. A M40i tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250km/h. Em todas as versões, a tração é traseira. A transmissão Steptronic Sport vem de série com paddle-shifts e vem com uma função Launch Control para otimizar a tração ao sair. Claramente este conceito não antecipa nenhum modelo de produção. É apenas para apreciar.








Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto