Jiyue substitui a Jidu com a Geely e registra imagens de patente do 01 no MIIT da China

Jiyue registra as primeiras imagens de patente do 01 no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China; SUV elétrico será fabricado pela Geely



Apresentado como Jidu Robo-01 ano passado, o elétrico foi abortado em favor de uma nova marca criada em joint-venture entre Jidu e Geely. A parceria nasceu a partir da Baidu e a Geely, que deram vida para a Jidu Auto. A joint-venture com criada com 55% da Baidu e 45% da Geely, mas em agosto deste ano, a Geely passou a deter 65% das ações da empresa e a Baidu passou a ter 35% de participação. E a joint-venture foi com a Shanghai Mihang Automobile, da Baidu.

O projeto nasce com uma empresa de 10 milhões de yuans em capital registrado. Com isso, todo o projeto do Robo-01 foi reaproveitado para uma nova marca batizada de Jiyue. Agora, a marca registrou as imagens de patente do 01, que será o mesmo Robo-01 com uma nova marca e um (quase) novo nome. O 01 apareceu nos registros do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, o MIIT, com 4,853 metros de comprimento, 3,000 metros entre os eixos, 1,990 metro de largura e 1,611 metro de altura. Desenvolvido a partir da plataforma modular SEA, da Geely, o carro conta com 555 litros de porta-malas.

Este pode ser ampliado para 1.528 litros com o banco traseiro rebatido. Em termos mecânicos, o Robo-01 vem com dois motores elétricos que juntos entregam 544cv, que, com tração AWD, permitem que ele acelere de 0 a 100km/h em 3,9 segundos. Ele vem ainda com uma bateria de 100kWh da CATL, que oferece uma autonomia de bons 600km. Um dos grandes destaques do elétrico é que ele é equipado com uma série de recursos de tecnologia. Serão, ao todo, 31 sensores espalhados pelo carro que vão ajudar na sua condução autônoma, além de dois radares LiDAR, 5 radares de ondas milimétricas, 12 radares ultrassônicos e 12 câmeras HD.

O carro ainda tem uma série de câmeras espalhadas pela carroceria que permitem que ele tenha uma câmera de visão 360º. Há ainda um pacote ADAS alimentado pelo software da NVIDIA Orin X.Em termos de design, estamos falando exatamente do mesmo Robo-01, que ao que tudo indica, deve enfim começar a ser produzido em série. Visualmente, o Robo-01 se destaca por trazer um design bem moderno e que ainda assim lembra bastante o seu conceito, apresentado no ano passado. O Robo-01 possui um design bem imponente e linhas bem originais e com um ar mais premium, como a marca pretende ser na China.



Na dianteira, ele se destaca por vir com faróis com um estilo bumerangue e mais vertical e tem tecnologia Digital Pixel AI, capaz de fazer projeções 3D em alertas de status de estacionamento com manobrista e alertas de pedestres. Os faróis ainda tem dois projetores, também em LED e mais abaixo estão os faróis de neblina. O SUV ainda traz uma barra com luzes diurnas (DRL) em LED, quase interligando os faróis. Abaixo dessa barra está o logotipo da marca. O para-choque dianteiro ainda terá uma entrada de ar em forma de trapézio para refrigerar a bateria. O carro ainda possui um capô com linhas bem suaves e sem muitos frisos.

Visto de lateral, o conceito possui uma dianteira relativamente mais baixa e curta, com um balanço dianteiro curto também. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto. A parte inferior das portas ainda contam com um acabamento em preto brilhante que traz uma pequena elevação, que dá ao design um estilo bonito. Há ainda uma parte superior da carroceria, com as colunas, pintadas em preto. Os vidros não possuem moldura e ele também não tem maçaneta, tendo apenas botões, sendo o da porta dianteira na coluna B e o da porta traseira após o vidro da porta traseira.

Os retrovisores são convencionais e o caimento do teto também é bem visível e dá ao modelo, ares de cupê. Em contrapartida, os vidros possuem um desenho ascendente até a traseira. Ele possui um bocal de recarga no para-lama dianteiro. As rodas ainda complementam o design do SUV, com linhas aerodinâmicas, de até 20 polegadas e que variam de acordo com cada versão. Na traseira, a Jidu desenhou o modelo com lanternas com estilo bumerangue nas extremidades, que se interligam por meio de uma barra com iluminação em LED. O vidro traseiro é bem inclinado e tem um brakelight vertical, que conecta o teto com o aerofólio.

O aerofólio ainda é dividido em duas partes, que auxiliam na passagem do ar pela carroceria. Ele ainda terá uma espécie de um aerofólio entre as lanternas e o vidro traseiro, por conta do caimento de teto do Robo-01. A tampa do porta-malas tem linhas limpas e ao centro vem com o logotipo da marca. O para-choque traseiro ainda possui dois refletores horizontais na parte inferior, num espaço em plástico preto, onde também fica o espaço para a placa. A parte mais inferior ainda tem linhas mais aerodinâmicas no difusor de ar. O teto do carro ainda é panorâmico. A reestreia do modelo deve acontecer ainda neste ano.




Patentes: Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China – MIIT / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arcfox registra novas imagens de patente do Alpha S5, que terá até 530cv de potência

Hongqi apresenta oficialmente a nova geração do HS7 na China, com motor de até 487cv

Governo dos EUA dá empréstimo de US$ 9,2 bilhões para a Ford construir três fábricas

Fiat lança a linha 2025 do Ducato com nova versão, a Luxo, que estreia por R$ 328.990

Volkswagen revela as primeiras imagens teaser do novo Tayron em sketch na Europa

Jiyue apresenta imagens do desenvolvimento do 07 em novo teaser antes da estreia na China

Renault comemora marca de 1.000.000 de unidades feitas no Paraná exportadas

Volkswagen inicia o desenvolvimento dos primeiros produtos Hybrid Flex, diz CEO

Toyota temporariamente importou unidades da Hilux e do SW4 via navio ao Brasil

Ford quer ser cautelosa e Everest ainda é incerto para ser produzido na Argentina