Toyota Group revela plano estratégico com 10 novos carros elétricos para Toyota e Lexus

Toyota e Lexus terão plano estratégico com cerca de dez elétricos até meados de 2026 no mundo, de acordo com plano estratégico do novo CEO da marca



A Toyota Group confirmou que tem um plano estratégico para as marcas Toyota e Lexus. Até meados, ambas as marcas terão dez lançamentos de modelos elétricos. O plano é a meta do novo CEO da Toyota Group, Koji Sato. Atualmente, a Toyota Group possui apenas quatro veículos, dois em cada marca. O bZ3 e o bZ4X no lado da Toyota e o UX 300e e o RZ no lado da Lexus. Com o novo executivo no comando, a marca japonesa muda da água para o vinho e deixa a era de desdenhar dos elétricos para trás.

Com isso, a Toyota enfim confirma o seu caminho de “abordagem multi-percursos” para a eletrificação. Sato confirmou que esses novos produtos fazem parte de uma meta de 3,5 milhões unidades de elétricos que a empresa espera chegar em meados de 2030. Até meados de 2026, os japoneses também esperam vender 1,5 milhão de unidades ao ano de elétricos, bem mais que as 22.500 unidades que a marca teve em 2022. Entre as novidades do plano estratégico, dos dez, três, no mínimo, serão utilitários esportivos. Esses produtos chegam em meados de até 2025.

A Toyota também terá dois elétricos criados especificamente para a China. Um elétrico compacto e picapes elétricas também estão nos planos. Modelos como Tacoma e Crown podem ganhar uma versão puramente elétrica, assim como o bZ Compact SUV Concept de produção. De acordo com Hiroki Nakajima, Vice-Presidente Executivo da Toyota, disse que os planos da marca para os elétricos preveem que uma nova geração de elétricos vai aparecer depois de 2026, muito provavelmente com uma plataforma especificamente para elétricos. Até lá, é possível que o grupo ainda use a base e-TNGA.



Nakajima ainda disse: "Esta nova geração de BEVs dobrará o alcance usando baterias com muito mais eficiência, oferecendo designs e desempenho de condução que fazem os corações baterem mais rápido", destaca. A Toyota Group até antecipou o que esperar dessa nova geração de elétricos com uma imagem de um produto da Lexus (última foto), que apareceu com um design muito aerodinâmico. Além dos elétricos, a estratégia do grupo de apostar em modelos eletrificados multi-percursos vai contar também com híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV), células de hidrogênio (FCEV), hidrogênio (H2) e CN Fuel.

Toda essa aposta em uma linha eletrificada vai promover as metas de neutralidade de carbono até 2050. Ainda no evento de anúncio, Yoichi Miyazaki, Vice-Presidente Executivo da Toyota, destacou que o grupo vai apostar de maneiras diferentes em cada região. Na Europa, a Toyota Group vai apostar em elétricos com estilo e o desempenho de condução. A China terá produtos com foco na eletrificação, enquanto no Japão irá concentrar seus esforços para o desenvolvimento de veículos compactos e minivans. Na América do Norte, a marca confirmou que vai apostar em picapes e utilitários esportivos.

Todo o sul global do mundo terá produtos de qualidade, fiabilidade e acessibilidade. Os países do sul global (onde estão inserido o Brasil e a América do Sul) vão contar com novos produtos híbridos e híbridos plug-in, muito provavelmente. Elétricos para a região parece estarem descartados, num primeiro momento. 




Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv