VinFast apresenta o VF5, seu menor SUV elétrico; modelo aparece com motor de 136cv

VinFast apresenta o seu SUV subcompacto elétrico, o VF5, que aparece para ficar abaixo de VF6 e VF7; SUV tem apenas 3,967 metros de comprimento 



A VinFast apresentou um novo utilitário esportivo elétrico. Depois de lançar os grandes VF8 e VF9, a marca apresentou o SUV compacto VF6 e o SUV médio VF7, que vão ajudar a marca vietnamita a crescer em vários mercados – em especial nos Estados Unidos. Agora, no Vietnã, a empresa apresentou o SUV subcompacto elétrico, o VF5. A novidade foi apresentada como um veículo bem compacto, com menos de 4 metros de comprimento. Ele segue um design muito próximo dos seus irmãos mais novos.

Falando no design, o VF5 estreia com linhas que lembram muito os modelos VF6 e VF7. Na dianteira, ele se destaca por trazer um grande ‘V’ na dianteira, com um acabamento cromado e preto brilhante que, ao centro, possui o logotipo da VinFast. A dianteira do SUV possui linhas limpas, com o espaço para a placa logo abaixo. No para-choque dianteiro, ele possui os únicos faróis – apesar da parte superior parecer trazer luzes, nem que sejam diurnas (DRL) em LED. Os faróis principais tem projetores e se destaca por trazer a iluminação convencional, com luzes de direção e luzes de posição.

Esses faróis principais se conectam a um acabamento em plástico preto, com elementos 3D em alto relevo com losangos esticados. Há uma parte inferior da carroceria com acabamento em plástico preto e que ao centro está o espaço para a entrada de ar com uma barra horizontal e três barras verticais. No capô, a VinFast desenhou o VF5 com duas linhas que nascem a partir do logotipo da marca no para-choque, com um ressalto central e vincos mais suaves nas extremidades do capô. De perfil, o modelo vietnamita mostra o quão compacto ele é.

É nas laterais que se mostra mais linhas do VF5, com vincos mais bem definidos. Ele possui um vinco que surge a partir do acabamento prateado na parte superior e que morre na porta dianteira, enquanto as caixas de rodas recebem linhas em arcos que reforçam as linhas do para-lama dianteiro e traseiro. A parte inferior das portas também tem um friso. As janelas tem um desenho de linhas mais retas, com uma parte superior e inferior mais reta, que se conecta com o desenho do para-brisa. Os vidros tem um contorno com acabamento em plástico preto, mesmo acabamento que está na coluna C.



Nele, os vidros laterais se conectam com o vidro traseiro por meio de uma faixa em preto brilhante, permitindo que o teto possa ter uma opção de cor bitom. Há ainda retrovisores com base na coluna das portas com repetidores de setas e maçanetas convencionais. Por fim, as rodas são de 17 polegadas, de cinco raios, com pneus 225/40 R17 da Pirelli P-Zero. Ele também tem bocal de recarga no para-lama dianteiro. No teto, o modelo possui uma antena estilo barbatana de tubarão. Na traseira, o modelo possui aerofólio com brake-light e um vidro traseiro levemente inclinado.

A traseira possui um desenho muito parecido com seus irmãos VF6 e VF7, com lanternas afiladas e que quase se conectam entre si. Ao centro, elas chegam ao logotipo da marca, criando um ‘V’. A tampa possui linhas horizontais, sendo um vinco na parte superior das lanternas e três vincos horizontais abaixo das lanternas, que estão na tampa do porta-malas e no para-choque traseiro. No para-choque traseiro, a marca desenhou um amplo espaço para a placa na traseira e as lanternas principais ficam abaixo, com luzes de pisca, ré e lanternas de neblina.

Mais abaixo, ele possui um falso difusor de ar e nas extremidades tem refletores horizontais. Por dentro, o VF5 possui também proximidade com os irmãos. Ele tem quadro de instrumentos com tela digital de 7 polegadas e um volante com controles multifuncionais, com base inferior achatada e de três raios. O modelo ainda possui um painel com uma central multimídia destacada do painel, de 8 polegadas, com controles touchscreen. O painel tem cinco saídas de escape, sendo duas centrais, duas para o lado do passageiro e uma do lado do motorista, sendo as saídas das extremidades maiores – mas ambas as cinco horizontais.

Abaixo das saídas centrais, o VF5 possui alguns controles, como o botão Start/Stop, pisca-alerta e um outro controles, dos vidros. O painel ainda conta com detalhes que podem ser em laranja ou azul, presente no painel, painéis das portas e nos bancos. O console central ganha o câmbio automático por meio de um seletor, com um acabamento em preto brilhante. O console ainda tem muito espaços fechados, com uma tomada 12V e o freio de estacionamento eletrônico. O painel ainda possui vincos que conectam o painel com os painéis das portas. Elétrico, ele é desenvolvido a partir de uma plataforma que permite vir com a bateria.



O modelo é bem compacto, tendo 3,967 metros entre os eixos e 2,514 metros entre os eixos. O VF5 também possui 1,723 metro de largura e 1,578 metro de altura. O porta-malas tem capacidade de 260 litros e chega aos 900 litros de capacidade com os bancos traseiros rebatidos, enquanto o peso é de 1.360kg. Em termos de mecânica, o elétrico tem um motor instalado no eixo dianteiro que desenvolve 136cv e 13,7kgfm. Com esse conjunto, ele acelera d 0 a 100km/h em 10,9 segundos, tendo uma bateria ferro de lítio fosfato (LFP) de 37,23kWh que oferece uma autonomia de 326km.

Ele pode ser plugado em uma estação de recarga rápida, recuperando de 10% a 70% em 30 minutos. Há uma suspensão dianteira McPherson e uma traseira por eixo de torção. A VinFast ainda confirma que a novidade possui os modos de condução Eco e Sport, apenas. Ele terá as cores Neptune Grey, Brahminy White, Crimson Red e VinFast Blue, com opção do teto vir em VinFast Blue e Brahminy Whit. De série, ele será vendido com controle de cruzeiro padrão, alerta de tráfego cruzado traseiro, detecção de ponto cego, assistência ao estacionamento traseiro, atualizações Over-The-Air (OTA), autodiagnóstico e perguntas e respostas vietnamitas com um assistente virtual, entre outros.

A lista cresce com luz de aviso de freio de emergência (ESS), sistema ABS, frenagem de emergência (BA), controle de estabilidade (ESC), distribuição eletrônica de freio (EBD), controle de subida (HSA), controle de tração (TCS), travamento automático das portas ao rodar, sensor de monitoramento de pressão dos pneus (iTPMS), ISOFIX e outros. Ele será vendido com garantia de sete anos ou 140.000km, o que ocorrer primeiro. Os preços começam a partir de 458 milhões de dongs vietnamitas.






Fotos: VinFast / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio