Aion, da GAC, apresentou na China o novo V Plus, que estreia com atualizações de meia-vida

Aion apresenta o reestilizado utilitário esportivo V, ganha o batismo Plus; elétrico estreia no mercado chinês com um motor de 245cv e com três opções de bateria



A Aion, marca pertencente à GAC, apresentou a atualização do seu utilitário esportivo V, que recebeu o batismo Plus. O modelo estreia com mudanças sutis em termos de design, além de trazer atualizações em termos de acabamento. Visualmente falando, o V Plus se diferencia um pouco do V. Isso fica claro por conta da dianteira, que ganha linhas mais limpas. Ele Mecanicamente, ele possui um motor mais potente e as baterias passam a oferecer uma melhor autonomia, enquanto por dentro existe uma atualização.

Em termos de design, o V Plus possui os mesmos faróis, que não alteraram sequer o layout. O mesmo acontece com os faróis inferiores, que também fazem as vezes de faróis de neblina. Ele ainda possui luzes diurnas (DRL) em LED. Os faróis não se conectam mais como antigamente, que tinha uma faixa em preto brilhante e um friso brilhante que ficava abaixo. O logotipo da marca ainda continua ao centro, mas sem o suporte da barra que ligava os faróis. O para-choque dianteiro também é novo, marcado pela perda da entrada de ar nas extremidades, enquanto ele ganha um desenho mais simples e linhas limpas.

Ele possui o espaço para a placa e abaixo fica uma entrada de ar inferior com uma entrada de ar trapezoidal com uma grelha estilo colmeia. Os faróis inferiores possuem um vinco horizontais que termina verticalmente nas extremidades. No capô, nada muda. De perfil, a Aion trouxe novas rodas de liga leve de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/55 R19, de cinco raios, além de uma opção de 20 polegadas. Fora isso, nada muda nas laterais do SUV. Ele mantém os mesmos vincos e também as maçanetas retráteis (pop-up) e um friso cromado na parte inferior das janelas laterais.



No teto, as mudanças ficam por conta de tetos com rack de teto mais altos, com acabamento prateado. O V Plus ainda passa a ser vendido com uma configuração de cores de dois tons, com a parte superior em preto. De traseira, o V Plus ganha novo layout das lanternas, que continuam em LED. A tampa do porta-malas é completamente nova. A tampa ganha um novo desenho, com dois vincos horizontais, sendo um deles abaixo das lanternas e outro que se conecta na parte superior das lanternas. A tampa do porta-malas fica mais larga, com um novo vinco na parte inferior da tampa também.

O para-choque traseiro ganha um novo desenho, que também traz linhas mais limpas. Ele ainda possui o espaço para a placa traseira, na cor da carroceria, além de um acabamento inferior em plástico preto, que nas extremidades possui refletores e luzes de ré. Isso deixa o V Plus com um desenho mais harmônico. Por dentro, o V Plus possui um painel de linhas mais modernas. Ele ainda continua com um volante de dois raios e com controles multifuncionais, mas é completamente diferente. O volante possui detalhes cromados e ele possui um quadro de instrumentos com tela digital de 10,25 ou 12,3 polegadas.

As telas deixam de ficar lado a lado e a central multimídia ganha em tamanho. Ela passa a ser de 15,6 polegadas, trazendo uma série de novas funcionalidades. A Aion ainda destaca mais mudanças no painel, como o console central, que faz a alavanca de câmbio passar para a coluna de direção. O console central ganha espaço para dois smartphones por indução e mais atrás ele possui dois porta-copos com uma tampa retrátil. Fora isso, ele mantém as linhas e traz apenas novidades de acabamento. Isso fica claro por conta da ar-condicionado com um acabamento prateado e detalhes em preto brilhante.



O console central ainda possui um segundo andar, com porta-objetos. O acabamento interno ainda possui novas combinações de cores. O SUV passa a ser vendido com um novo sistema de som premium chamado Hi-Fi os bancos recebem novas opções de estofados (Race Night/Black, Compendium of Materia Medica/Green, Milan Time/Beige). Criado a partir de uma plataforma dedicada para carros elétricos, a GEP 2.0, o V Plus tem um novo motor elétrico, que se torna mais potente e que é um motor síncrono de ímã permanente. Ele mantém uma opção de entrada, Plus 60, que desenvolve 245cv e 31,5kgfm, com uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 54,37kWh que oferece uma autonomia de 400km, no ciclo NEDC.

Em termos de desempenho, ele acelera de 0 a 100km/h em 9,5 segundos e máxima de 185km/h. Ele ainda possui a Plus 70, o motor é o de 224cv e 35,7kgfm, junto de uma bateria ternária (NMC) de 72,1kWh que oferece uma autonomia de 500km. Com esse conjunto, o SUV acelera de 0 a 100km/h em 7,9 segundos e máxima de 185km/h. Por fim, a versão Plus 80 traz o motor de 245cv e 31,5kgfm junto de uma bateria NMC de 80kWh, que oferece uma autonomia de 600km. Uma novidade é a bateria de 95kWh, Plus 90, que passa a oferecer uma autonomia de interessantes 702km.

As baterias podem oferecer uma autonomia melhor por conta de vir com novas células A480, que permitem ser carregadas em 5 minutos e que recuperam 200km de autonomia. Ele pode ser carregado em estações de 480kW, graças a plataforma com arquitetura elétrica de 880V. Em termos de modos de condução, a Aion oferece o Normal, Eco e Sport. Outra novidade é que ele passa a ser vendido com um sistema que envia energia da bateria para abastecer outros produtos, com tecnologia V2L. O SUV ainda possui uma suspensão dianteira McPherson e uma suspensão traseira multilink.



Em termos de porte, o V Plus tem 4,650 metros de comprimento, 2,830 metros entre os eixos, 1,920 metro de largura e 1,720 metro de altura, com um porta-malas de 405 litros de capacidade e que pode alcançar 1.563 litros de capacidade com a segunda fileira de bancos rebatida. O peso é de 1.960kg, a altura em relação ao solo varia de 15 a 16 centímetros e o coeficiente aerodinâmico é de 0,321Cx. De série, a reestilização passa a contar com estacionamento remoto com um botão, sistema de assistência à condução ADiGO PILOT, pacote que possui controle de cruzeiro adaptativo de alta velocidade (ACC) com controle em baixas velocidades (TJA).

O pacote de assistência ainda possui sistema de controle de faixa (LKA), sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), sistema de alerta de colisão dianteira (FCW) e a estabilidade do sistema foram bastante melhoradas e o estacionamento remoto com memória (RPA) com assistência de estacionamento inteligente (FAPA), que adicionou estacionamento diagonal, além de câmera de 540º. A lista cresce com faróis em LED Light Claw Electric Eye, lanternas em LED Universal Blade, porta-malas elétrico, chave Bluetooth, farol alto adaptativo e carregamento sem fio.

Por fim, ele tem bancos dianteiros aquecidos/ventilação, memória elétrica do banco do motorista, iluminação ambiente interna em LED, ar-condicionado com filtragem PM2.5 e outros. Uma das novidades é o Modo Teatro e modo animal de estimação, que trazem mais conforto interno. A central multimídia passa a ter conectividade com internet e adiciona atualizações Over-The-Air (OTA), assim os cenários de aplicação do cockpit. De acordo com a Aion, o seu SUV será vendido com preços entre 159.900 a 232.900 yuans, sendo produzido na fábrica da GAC, em Guangzhou. 












Fotos: Aion / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arcfox registra novas imagens de patente do Alpha S5, que terá até 530cv de potência

Hongqi apresenta oficialmente a nova geração do HS7 na China, com motor de até 487cv

Governo dos EUA dá empréstimo de US$ 9,2 bilhões para a Ford construir três fábricas

Fiat lança a linha 2025 do Ducato com nova versão, a Luxo, que estreia por R$ 328.990

Renault comemora marca de 1.000.000 de unidades feitas no Paraná exportadas

Jiyue apresenta imagens do desenvolvimento do 07 em novo teaser antes da estreia na China

Volkswagen revela as primeiras imagens teaser do novo Tayron em sketch na Europa

Citroën revela novo teaser do Basalt e confirma o lançamento para amanhã, 2 de outubro

Volkswagen inicia o desenvolvimento dos primeiros produtos Hybrid Flex, diz CEO

Geely registrou imagens de patente do Emgrand L, que vai estrear com mecânica híbrida Hi-P