IM Motors apresenta o LS6 na China, um SUV cupê elétrico que tem motor de até 787cv

Zhiji (IM Motors) confirma a estreia do terceiro membro da linha com o LS6, um novo utilitário esportivo de perfil cupê e que é puramente elétrico de até 776cv 



A Zhiji (conhecida globalmente pelo nome de IM Motors, que é uma sigla de Intelligence in Motion) é uma marca desconhecida de nós. A empresa faz parte da joint-venture entre SAIC, Zhangjiang Hi-Tech e Alibaba, sendo uma marca chinesa recente, fundada em 2020, a marca apresentou o sedã L7 e depois apresentou o seu primeiro utilitário esportivo, o LS7. Agora, a marca apresentou o LS6, a nova aposta da marca chinesa e a primeira novidade mais acessível, permitirá que o novo SUV ajude a IM a chegar em novos mercados.

Em termos de design, o LS6 possui um parentesco com o LS7, ao mesmo tempo que possui alguns pontos que são seus. Na dianteira, ele possui faróis em ‘L’ com luzes diurnas (DRL) em LED e quatro pontos de iluminação também com luzes DRL, além de um projetor em LED, que forma os faróis Full LED. A dianteira segue um desenho simples, com um para-choque dianteiro que traz o logotipo da marca e mais abaixo ele possui o espaço da placa. O SUV tem pequenas entradas de ar nas extremidades, junto de um acabamento em preto brilhante, com um desenho em ‘L’. A parte inferior ainda possui uma entrada de ar.

Essa entrada de ar tem um desenho trapezoidal com uma barra única, tendo um acabamento em preto brilhante, que está presente em toda a parte inferior da carroceria. Visto de frente, o capô ainda possui um desenho com poucos vincos. O maior destaque fica por conta dos vincos nas extremidades do capô, que se conecta com o desenho dos vidros laterais. Ele também tem um vinco horizontal que se conecta com as entradas de ar das extremidades. De perfil, vemos que o LS6 possui um caimento de teto bem cupê, tal qual o LS7. O utilitário esportivo possui linhas bem aerodinâmicas, marcada pelo capô e também pela coluna A.



Em termos das linhas, o LS6 se destaca por contar com poucos vincos, marcando principalmente com uma linha que nasce próximo dos faróis e passa por toda a lateral, chegando até quase as lanternas, que ajudam a definir a linha de cintura do SUV. O arco das caixas de rodas também tem vincos que ajudam a alargar os para-lamas. Outro vinco é possível ser visto a partir da parte inferior das portas, onde ele tem um friso horizontalmente ascendente em preto brilhante, na parte inferior das portas. Ele também traz um recurso comum nos utilitários esportivos cupês, com um desenho da área envidraçada que tende a ser mais cupê, a fim de reforçar esse caimento do teto.

Isso fica claro com o aumento da grossura da parte dos vidros. Ele possui linhas mais arredondadas na área da vigia e com um acabamento em preto brilhante na coluna A que se conecta com o para-brisa. Na coluna B, ele possui uma câmera de reconhecimento facial. No para-lama dianteiro, ele possui um pequeno ressalto para as câmeras que auxiliam na condução do SUV. As portas tem maçanetas retráteis (pop-up) e os retrovisores com repetidores de setas ficam na coluna das portas. Por fim, ele possui rodas de liga leve que variam de acordo com cada versão. Elas tem 20 polegadas, 255/45 R20, ou 21 polegadas, calçadas com pneus 235/45 R21 ou 265/40 R21.

As rodas tem cinco raios e pode contar com um acabamento que traz as rodas com detalhes na mesma cor da carroceria. Ele possui pinças de freio em vermelho, da Continental. No teto, ele tem um teto solar panorâmico e uma antena estilo barbatana de tubarão. Na traseira, o SUV tem um caimento suave do teto e um vidro traseiro relativamente curto e que não vai oferecer uma boa visibilidade externa. Na própria tampa do porta-malas, ele possui uma espécie de um aerofólio, que fica bem marcado até mesmo pelo desenho das lanternas, que acompanham as linhas da carroceria. Falando nelas, as lanternas são em LED e horizontais, em duas barras que se conectam nas extremidades – tendo uma faixa em preto brilhante entre as barras em LED.



No lado direito da carroceria, a IM adicionou o bocal de recarga da bateria, já no para-choque traseiro e abaixo das extremidades das lanternas. A tampa do porta-malas possui um desenho que tem o logotipo da IM ao centro e possui um vinco na parte inferior da tampa, que invade também o para-choque traseiro. No para-choque, ele possui esse vinco que termina nas caixas de rodas e um acabamento em plástico preto que é onde está o espaço para a placa. Um friso em preto brilhante se conecta com as extremidades, onde estão os refletores verticalmente inclinados. Abaixo, em preto brilhante, ele tem um discreto difusor de ar.

Por dentro, o LS6 lembra bastante o LS7, não só pelo volante mas também pelas telas. Ele possui uma tela de 26,3 polegadas que agrupa uma série de funcionalidades do quadro de instrumentos em apenas uma tela. Ao lado direito desta tela ainda possui uma terceira tela, menor, de 15,5 polegadas, que é voltada para o entretenimento do passageiro, com outras funções que não sejam as mesmas do condutor. O volante é do tipo manche, tendo apenas um aro inferior de base achatada e um aro superior inexistente. O volante possui controles multifuncionais e traz o logotipo da marca ao centro.

O painel tem linhas bem simples, com destaque para as quatro saídas de ar-condicionado horizontais, com uma disposição clássica de duas centrais e cada uma das outras duas nas extremidades. Abaixo das saídas de ar centrais, o LS6 possui uma tela da central multimídia de 10,5 polegadas, vertical, que é touchscreen. Essa tela se conecta diretamente com o console central, que na parte superior possui um espaço para carregar por indução um smartphone e um porta-objetos. Mais atrás ele possui dois porta-copos. A parte inferior do console central, que é de dois andares, tem espaço para objetos.



Já a alavanca de câmbio está na coluna de direção. Assim como acontece com todo carro moderno, o LS6 possui linhas do painel que se conectam com os painéis das portas, com um sistema de iluminação em LED, que é personalizável em 256 cores. Ele possui alto-falantes espalhados pela carroceria e os bancos tem estofamentos em couro. Há ainda couro Nappa no volante e nos painéis das portas. Ele possui um amplo teto solar panorâmico e os bancos traseiros ainda possuem uma funcionalidade de rebatimento ou inclinado, permitindo que os ocupantes possam ficar mais relaxados. Os bancos possuem tecnologia Zero Gravity, que colabora com o maior conforto a bordo.

A IM (Zhiji) ainda confirmou que o SUV usa chip NVIDIA OrinX, radar a laser duplo, chip Qualcomm 8155, velocidade de transmissão Gigabit Ethernet e tela interativa ultranítida AMOLED 2K. As telas do topo do painel ainda possuem uma resolução em 4K, com 4320x720 pixels, conectividade com internet Wi-Fi 5G e outros. O quadro de instrumentos tem tela inteligente 2.0 com a versão IMOS2.0. Desenvolvido a partir de uma plataforma modular moderna, a iO Origin, dedicada para modelos elétricos, o LS6 tem uma arquitetura elétrica de 900V, capaz de recuperar 200km de autonomia em apenas 5 minutos em uma estação de recarga rápida.

Ainda plugado nestas estações, em 10 minutos consegue recuperar 350km e em 15 minutos alcança 500km. O SUV possui 4,904 metros de comprimento, 2,950 metros entre os eixos, 1,988 metro de largura e 1,669 metro de altura, além de um coeficiente aerodinâmico de 0,237Cx. A marca ainda confirma que ele possui porta-malas de 697 litros de capacidade, podendo chegar a 1.672 litros de capacidade e um frunk dianteiro de 32 litros. Ele terá quatro combinações de motor, sendo o Max Standard Range RWD 560, Max Long Range RWD 680, Max Super Long Range RWD 760 e o Max Super Performance AWD 702.



Começando pela opção mais simples, ele possui 314cv de potência com torque de 45,8kgfm. Ele possui uma bateria ternária de níquel-cobalto-manganês (NMC) de 71kWh, que oferece uma autonomia de 560km, no ciclo CLTC. Com a tração traseira, ele acelera de 0 a 100km/h em 5,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 200km/h. A opção seguinte é um motor elétrico de 340cv e 45,8kgfm, com uma bateria de 90kWh que oferece uma autonomia de 680km. Ele ainda tem um desempenho de 0 a 100km/h em 5,9 segundos e máxima de 200km/h. A terceira opção de motor tem um conjunto único instalado na traseira que desenvolve 515cv e 50,9kgfm, junto de uma bateria de 100kWh, que oferece uma autonomia de 760km, a maior das quatro opções.

Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 5,5 segundos e chega a velocidade máxima de 220km/h. A única opção de tração integral é a que oferece um motor de 787cv e torque de 81,5kgfm, juntamente de uma bateria de 100kWh que oferece uma autonomia de 702km. Nesse caso do AWD, o LS6 possui o mesmo motor de 515cv no eixo traseiro e um motor de 272cv. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 3,5 segundos e chega a 252km/h de máxima. Com uma arquitetura elétrica de 900V, ele pode ser carregado em estações de recarga rápida de até 396kW, sendo todas as baterias do SUV vindas da CATL. Ele também recupera a bateria em 9 horas em um WallBox de 11kW.

O SUV ainda possui uma suspensão com estrutura em alumínio de braços duplos McPherson na dianteira e multilink na traseira. Os freios são a disco nas quatro rodas, Continental, de quatro pistões. Moderno, o LS6 é fabricado com um sistema chamado de Intelligente Car Full-Stack 3.0, desenvolvida pela própria SAIC. O sistema pode reduzir o número de controladores no carro pela metade e o chicote elétrico em um terço, de acordo com a SAIC. Em termos de tecnologia, o SUV possui um sistema chamado de IM OS 2.0, que possui um sistema Linux e oferece duas opções de software de condução autônoma: o primeiro deles é o NOA para rodovias, que conectam 333 cidades chinesas, e o NOA para condução urbana.



O pacote ADAS, de Nível 2 de condução autônoma, ainda inclui 11 câmeras externas, 12 radares ultrassônicos, radares de três ondas milimétricas e 1 radar LiDAR. A lista também possui frenagem automática de emergência, assistência de fusão, assistência de manutenção de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, controle de cruzeiro adaptativo em faixa de velocidade total, assistência de mudança de faixa e estacionamento autônomo. As funcionalidades mais avançadas de saída/entrada autônoma em rampa e estacionamento com memória são opcionais.

O carro possui assistente por voz, volante aquecido, grade frontal ativa, espelho retrovisor com redução de brilho, banco do motorista com ajuste elétrico de 12 posições e do passageiro em 8 posições, 20 alto-falantes junto com o sistema de som premium WANOS 7.1.4, seis airbags e câmera 360º. A lista aumenta com monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), ABS com EBD, controle de tração e estabilidade, controle de partida em rampa (HHC), bloqueio diferencial eletrônico inteligente (XDS), e assistente de frenagem em curvas (CBC), Auto Hold, direção elétrica e outros.

Entre as opções de cores, a IM (Zhiji) vai oferecer quatro opções: Raffaello Beige, Monet Cyan, Ferdinand Pink e Vermeer Yellow. Internamente, os bancos tem duas opções de cores: Tea/Milk e Dark Coffe. Recentemente, ele ganhou uma série especial com a cor Dark Warrior Black e interior preto com detalhes em azul. Ele será produzido em Xangai, na China, com preços entre 229.900 a 291.900 yuans. Por lá, a IM confirmou que ele tem 28.000 pedidos e destas, 10.000 unidades já foram vendidas. O SUV tem garantia de oito anos ou 240.000km para a bateria. 








Fotos: IM (Zhiji) / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto