Mercedes-Benz apresenta a nova geração da Classe E Estate na Europa, que ganha evoluções

Mercedes-Benz apresenta oficialmente a nova geração da Classe E Estate, que estreia alguns meses após o sedã e com as mesmas evoluções tecnológicas e de eletrificação 



A Mercedes-Benz apresentou oficialmente a nova geração da Classe E Estate na Europa, que foi revelada alguns meses após a estreia do sedã. Em sua nova geração, a Classe E segue basicamente as mesmas mudanças que o três volumes recebeu em termos de tecnologia e também de eletrificação. Chamada de W214, a nova geração é apresentada com um design que é claramente evolutivo em relação ao modelo anterior, apesar de ganhar quase tudo novo – desde a plataforma, até alguns motores.

A Mercedes-Benz, como dito, traz um design evolutivo frente à geração anterior, assim como aconteceu com o sedã. Isso fica visível por conta da dianteira, que se destaca por trazer com faróis horizontais com luzes diurnas (DRL) em LED na parte superior e na parte inferior dos faróis, ficando cada faixa abaixo dos projetores em LED duplos, chamados de LED Digital Light – vendidos como opcionais. Os faróis são diretamente conectados com a grade dianteira, que tem um acabamento em preto brilhante no contorno e com a grade com um acabamento prateado nas bordas e uma barra horizontal que sustenta o logotipo da marca.

A grade ainda tem uma grelha com várias estrelas de três pontas. Existe ainda uma opção de grade dianteira mais clássica, com três barras horizontais e uma barra vertical, com o logotipo no capô. O para-choque dianteiro ainda possui um acabamento em preto brilhante em ‘C’ nas extremidades e um acabamento em plástico preto, que faz as duas extremidades se interligarem, passando por detrás da placa dianteira, por meio de um pequeno friso. Esse acabamento em plástico ainda possui dois frisos nas extremidades, horizontais, enquanto esse acabamento não tem entradas de ar.

Isso porque a verdadeira entrada de ar fica na parte inferior do para-choque com um desenho mais trapezoidal e com barras verticais, com acabamento em preto brilhante. As versões com desenho mais sofisticado trazem um para-choque diferente. Ele possui uma entrada de ar inferior trapezoidal com uma faixa cromado na parte debaixo e nas extremidades ele tem um acabamento mais vertical com um friso cromado ao centro. No capô, a nova geração da Classe E possui um desenho simples, com dois vincos mais centrais e dois vincos mais nas extremidades. Esses vincos dos extremos fazem com que as linhas da station se conectem com a coluna A.



De perfil, a nova geração mantém o estilo das linhas mais clássicas da Classe E Estate, principalmente quando se coloca ao lado da antiga geração – por conta do desenho dos vidros. Falando nele, o desenho dos vidros mantém um desenho parecido com a antiga E Estate, porém a nova geração parece ter linhas um pouco mais esportivas. Existe um caimento um pouco mais suave do desenho dos vidros, tendo um acabamento em preto brilhante (no Progressive, ou cromado, no Classic) no contorno dos vidros. O mesmo pode ser evidenciado pelos retrovisores, que ganham linhas mais aerodinâmicas e tem repetidores de setas.

Em termos de vincos, a carroceria possui linhas que partem dos faróis e terminam na porta dianteira e um vinco na mesma altura que nasce na porta traseira e termina nas lanternas. A nova Classe E tem um vinco na parte mais inferior das portas e os para-lamas são levemente alargados por vincos que acompanham o desenho das caixas de rodas. Assim como o sedã, a SW tem um friso em preto brilhante ou cromado nas saias laterais. Por fim, as portas recebem maçanetas retráteis (pop-up) e rodas que variam de 17 a 21 polegadas, dependendo da versão da E.

No teto, ela possui um teto solar panorâmico trouxe novidades, com um teto deslizante e com um novo defletor de vento na frente e nas laterais do vidro. A Classe E Estate ainda possui rack de teto em preto brilhante. Na traseira, está o principal elemento de mudança da Classe E, como o vidro traseiro que mantém um vidro levemente inclinado e um aerofólio que tem brake-light integrado. O aerofólio ainda possui a continuação do aerofólio nas laterais do vidro traseiro, em um acabamento em preto brilhante. As lanternas são as mesmas do sedã, com duas estrelas de três pontas, com uma iluminação em LED.

As lanternas são horizontais e invadem a tampa do porta-malas, sendo interligadas por um acabamento em preto brilhante. Acima das lanternas tem um friso cromado que conecta as duas lanternas e acima desse friso está o logotipo da marca alemã. Abaixo das lanternas está o espaço da placa. Em termos de frisos, a tampa do porta-malas possui um vinco que invade o para-choque traseiro. Nele, a Mercedes-Benz adicionou saídas de ar verticalmente inclinadas nas extremidades, que se conectam com esse vinco da tampa do porta-malas. O para-choque também tem dois refletores horizontais.



A parte inferior do para-choque traseiro tem um acabamento em plástico preto que conta com dupla saída de escape de contorno cromado e um pequeno difusor de ar central com aletas verticais. No interior, a nova geração da Classe E Estate traz o sistema MBUX Hyperscreen como destaque, apesar de ser um opcional. De série, ela virá com o MBUX Superscreen, onde o modelo será apresentado com um ambiente Classic ou Sporty. O Classic vai trazer quadro de instrumentos parecido com um quadro analógico. Já o Sporty traz um ambiente vermelho no interior e um quadro de instrumentos mais esportivo.

Além da tela do quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas e uma central multimídia de 17,7 polegadas, com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. A tela ainda recebe um App Store, que vai trazer um “portfólio de aplicativos em expansão gradual”. Além da tela da central, ele terá uma tela à frente do passageiro, de 12,3 polegadas, para entretenimento do mesmo. Antes de falarmos desta tela secundária, a Mercedes confirma que a tela central vai trazer jogos e mídias sociais como Angry Birds, TikTok, Zoom e Webex. A tela ainda terá uma câmera que vai fazer com que a E possa fotografar imagens selfie do condutor e dos passageiros.

Além de fotos, será possível gravar vídeos, mas essa câmera só vai funcionar quando o carro estiver desligado. A tela ainda vai trazer o navegador Vivaldi, enquanto ainda virá com o portal ZYNC. Haverá ainda a tela frente ao passageiro, que vai trazer opções de jogos e outras funções de entretenimento. Para evitar que o motorista se distraia vendo o passageiro mexendo na tela, a Mercedes desenvolveu um ‘escudo visual’ que não permite que o motorista veja o que está acontecendo com a tela do passageiro. O sistema usa uma câmera e um “conceito avançado de filtragem para garantir que o conteúdo da tela não seja visível para o motorista”; onde o “brilho da tela do passageiro é reduzido e o passageiro pode, portanto, continuar a visualizar o conteúdo, embora não seja visível para o motorista”.



O painel ainda possui saídas de ar-condicionado com um desenho que corte todo o painel, na parte superior das telas central e do passageiro. O volante ainda traz o que há de mais moderno da marca, com um volante de três raios e com base achatada. O volante possui duas barras nos raios laterais e existe uma segunda opção de volante, de três raios e acabamento em preto brilhante. A E Estate ainda vai trazer um sistema de iluminação ambiente personalizável e um sistema de som Surround Burmester 4D de 17 alto-falantes que permitirá aos proprietários “experimentar a música com três sentidos”.

O sistema de som ainda pode ser vinculado com o sistema de iluminação do painel, fazendo com que o carro tenha as luzes de LED mudando de intensidade de acordo com as batidas da música, por exemplo. O Classe E ainda será equipado com novas funções, como o Energizing Comfort e Energizing Coach, bem como a tecnologia 5G. Internamente, o carro ainda terá “inúmeras combinações de cores interiores” que vão desde “bege claro combinado com Space Grey, incluindo um elegante efeito pérola, até o sofisticado Tonka Brown cor de canela e o cinza legal e de aparência técnica”, destaca a marca.

O acabamento também vai trazer acabamento em couro Nappa com detalhes em madeira no painel, com poros abertos em Dark Ash e que serão retroiluminados. Ele ainda terá a combinação de acabamento em metal misturado com prata, bem como acabamento Manufaktur Piano Lacquer Flowing Lines. Ela virá com um sistema de prevenção do enjoo Energizing Comfort poderá aliviar os sintomas do passageiro da frente ou retardar seu início, reduzir a gravidade percebida e aumentar o bem-estar geral. O painel ainda vai contar com faixas na parte superior do painel que invade os painéis das portas e uma nova faixa em LED que passa na parte inferior das telas multimídia e de entretenimento.



Há iluminação também nos encostos de braço dos painéis das portas. Falando neles, os painéis das portas tem uma área em preto brilhante com o controles dos vidros e as maçanetas, enquanto os alto-falantes tem acabamento que parece ser em alumínio. Desenvolvido a partir da Mercedes-Benz Modular Rear Architecture (MRA), com uma carroceria que traz evoluções com fabricação de alta resistência e componentes em alumínio. A Mercedes-Benz ainda comenta que o modelo recebeu um maior espaço interno para os ocupantes da segunda fileira, por conta do aumento da relação entre os eixos – apesar disso diminuir um pouco o espaço do porta-malas.

A marca confirma que o rebatimento dos bancos é na proporção 40:20:40. Ela possui 4,949 metros de comprimento, 2,961 metros entre os eixos, 1,880 metro de largura e 1,469 metro de altura, tendo um porta-malas de 615 litros que pode ser expandido para 1.830 litros de capacidade. As versões híbridas plug-in (PHEV) diminuem o espaço do porta-malas para 460 e 1.675 litros, respectivamente. A nova E Estate possui um tanque de combustível que varia de 50 a 73 litros de capacidade, um peso que varia de 1.825kg a 2.380kg e um coeficiente aerodinâmico de 0,26Cx. Mecanicamente, a nova geração da Classe E Estate começa com a versão 200.

Esta conta com o motor 2.0 Turbo a gasolina de 204cv e 32,6kgfm, acoplado a um câmbio automático de 9 marchas chamados de 9G-TRONIC. Com tração traseira, ela acelera de 0 a 100km/h em 7,8 segundos e máxima de 231km/h. O sistema MHEV de 48V entrega 23cv e 20,9kgfm. Com Overboost, esse sistema por alguns segundos consegue entregar 36cv. A novidade é a versão 300e, híbrida plug-in (PHEV), equipado com um motor 2.0 Turbo a gasolina de 204cv junto de um motor elétrico de 129cv e 44,8kgfm, que juntos entregam 313cv e 56,1kgfm. O modo elétrico possui velocidade máxima de 140km/h e autonomia elétrica que varia de 93km a 106km.



Ela usa bateria de 25,4kWh e recarrega em 30 minutos em estações de recarga rápida. O carregador de 11kW será de série e, como opcional, haverá outro de 60kW. Com esse conjunto, a Classe E Estate acelera de 0 a 100km/h em 6,6 segundos e máxima de 225km/h. Ela ainda possui uma opção de tração 4MATIC, opcional. A PHEV possui dois modos de condução específicos: Battery Hold e Electric. Há ainda os modos de condução Comfort, Eco, Sport e Individual. Ela recupera a bateria em 30 minutos em estações de recarga rápida de 55kW, podendo ser recarregado ainda com um WallBox de 11kW.

A versão 220d vem com motor 2.0 Turbo Diesel de 197cv e 44,7kgfm e o 220d 4MATIC traz o mesmo motor, mas com tração integral. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 7,9 segundos e máxima de 230km/h com tração traseira e 8,1 segundos e 227km/h com tração integral 4MATIC. Em outros mercados, a nova Classe E Estate será vendida com as versão 450 4MATIC, que traz o motor 3.0 V6 Turbo a gasolina de 381cv e 50,9kgfm, todos com o mesmo câmbio automático de 9 marchas e a tração é integral, sendo essa a versão mais potente da Estate. Por fim, possui uma suspensão dianteira de quatro braços e um eixo traseiro com suspensão independente multilink.

Uma das novidades são as molas de aço Agility Control com sistema de amortecimento seletivo. Opcionalmente, ele pode ser equipado com suspenção pneumática Airmatic com amortecimento continuamente ajustável ADS+ e eixo traseiro direcional. O eixo traseiro direcionável é de 4,5º em velocidades de até 60km/h. Acima disso, elas esterçam 2,5º. De série, a nova geração será vendida com assistente ativo de frenagem, assistente ativo de cruzamento de faixa e assistente de limite de velocidade. Estas funções podem ser ampliadas de maneira opcional com tecnologias muito avançadas, tais como o alerta de distração Attention Assist.



O assistente ativo de alerta de ponto cego, o assistente de direção para manobras evasivas, o assistente ativo de parada de emergência e o sistema Active Distance Assist Distronic. Com uma pegada mais sustentável, essa é a primeira geração do sedã a vir com estofamento feito de lã de alpaca não tingida combinada com material reciclado é usado no assento básico do Classe E. Na espuma dos assentos, são utilizadas pela primeira vez matérias-primas recicladas certificadas de acordo com a “abordagem de balanço de massa”, e suas propriedades não diferem das matérias-primas produzidas a partir do petróleo bruto.

De série, a Classe E Estate possui uma série de recursos, tais como controle de cruzeiro adaptativo com assistência de velocidade, limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade, aviso de colisão frontal, assistência de direção de emergência, alerta de tráfego cruzado frontal, alerta de tráfego cruzado traseiro, aviso de colisão traseira, aviso de saída, sistema de assistência de faixa, aviso de saída de faixa, assistência de manutenção de faixa, manutenção de faixa de emergência, assistência de velocidade, sistema de reconhecimento óptico, assistência ao arranque em subida e assistência de estacionamento.

A lista também possui assistência de reboque, assistência à estabilidade do reboque, assistência de emergência, Sistema Autônomo de Freio de Emergência (AEB), ABS, sistema de controle de tração (TCS), Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD), controle do freio em curva (CBC), Assistência Eletrônica à Frenagem (BA/EBA), detecção de pedestres/bicicletas, sensor de detecção de obstáculos, detecção de alerta do motorista, sete airbags e outros. A nova geração começa a ser produzida na unidade de Sindelfingen, na Alemanha.






Fotos: Mercedes-Benz / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto