Porsche apresenta o Mission X Concept, um hiperesportivo sucessor para o 918 Spyder

Porsche apresenta o Mission X Concept, um hiperesportivo que aparece como um sucessor espiritual do 918 Spyder e que pode antecipar o futuro da marca



A Porsche apresentou oficialmente o Mission X Concept, que faz sua estreia como um conceito de um hiperesportivo que pode antecipar como será o futuro da marca alemã. O carro em questão surge como um sucessor espiritual do 718 Spyder e muito provavelmente ele possa antecipar um futuro com uma versão de produção, uma vez que a Porsche trabalha em um novo hiperesportivo que ficará acima do 911. É sabido que a marca sempre tem um carro destaque, como já aconteceu com Carrera GT e alguns anos com o 918 Spyder.

Aparecendo no ano de aniversário de 75 anos da Porsche, o conceito surge como quase uma versão de produção. Isso fica claro por conta do seu design, marcado por linhas que são futuristas, mas que não são de um futuro distante. “O Porsche Mission X é um farol tecnológico para o carro esportivo do futuro. Ele pega a tocha dos carros esportivos icônicos de décadas passadas: como o 959, o Carrera GT e o 918 Spyder antes dele, o Mission X fornece um impulso crítico para o desenvolvimento evolutivo de futuros conceitos de veículos”, afirma Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.

“Ousar sonhar e sonhar com carros são para nós as duas faces da mesma moeda: a Porsche só permaneceu Porsche por estar em constante mudança.”, adiciona Blume. “A Mission X é um claro compromisso com a essência da marca. A expressão contínua e aprimorada da nossa marca e identidade do produto é uma bússola importante para navegarmos no desenvolvimento dos nossos modelos de produção em série. O estudo conceitual simboliza uma simbiose do DNA inconfundível do automobilismo com uma impressão geral luxuosa.”, destaca Michael Mauer, Head of Style Porsche.

Na dianteira, o Mission X Concept possui faróis bem verticais com luzes diurnas (DRL) em LED dividida em quatro seções, enquanto o para-choque dianteiro possui uma entrada de ar inferior com duas aletas verticais centrais com uma grelha estilo colmeia, além de um acabamento em preto ao centro, entre as aletas. O capô ainda possui um desenho em cunha, com dois vincos centrais, que tem o logotipo da Porsche entre os vincos. A parte inferior da carroceria possui detalhes em preto brilhante. De perfil, fica destacado o desenho alto dos para-lamas dianteiros.



Os para-lamas dianteiros ainda guardam uma saída de ar vertical após as rodas, além de um desenho muito aerodinâmico marcado por uma coluna A bem inclinada e com um estilo que parece de cúpula, com um desenho que se conecta com os vidros laterais, que invadem um pouco o teto. Isso é possível por conta da abertura das portas, inspirado no estilo dos carros de Le Mans, que tem portas fixadas no pilar A e no teto; eles abrem para frente e para cima. Este tipo de porta foi usado anteriormente no lendário carro de corrida Porsche 917. A parte inferior da porta tem um acabamento em preto que também chega no para-lama traseiro.

Nas portas, esse acabamento possui o nome Mission X. Existe um vinco que nasce no final das portas, onde fica a maçaneta e chega até as rodas traseiras. Ele possui retrovisores após os vidros laterais, já próximo da coluna B, que tem um desenho que favorece a boa aerodinâmica. Na coluna B, ele possui um bocal que deve ser o bocal de recarga das baterias. Por fim, ele possui rodas de liga leve de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira. O curioso notar é que o carro possui rodas traseiras com aeroblades invisíveis que funcionam como turbina para melhorar o resfriamento dos freios. No teto, ele possui um acabamento que separa as duas portas e se conecta com o arco do para-brisa dianteiro.

Após as portas, ele possui um pequeno vidro traseiro que deixa o motor parcialmente à mostra. Chegando na traseira, temos um deque traseiro alongado por conta do caimento do teto e que cria um espaço vazado e também cria um aerofólio que se conecta com os para-lamas traseiros, estando na mesma altura. As lanternas lembram as lentes dos modelos atuais, com um desenho horizontal e com luzes em LED, com um acabamento prateado nas extremidades e com o nome Porsche, iluminado, entre as lanternas. Abaixo das lanternas, ao centro, possui a abertura que garante o fluxo de ar.

O para-choque traseiro possui um acabamento em preto e com dois grandes difusores de ar. Abaixo da abertura de ar, está o nome Mission X. Os dois difusores de ar tem um desenho em cinza, com saídas de ar verticais bem nas extremidades das laterais. Por dentro, estamos diante de um esportivo que possui um volante tipo manche que tem o logotipo da marca ao centro e uma série de controles giratórios. Ele ainda possui um quadro de instrumentos com tela digital e curva, com partida por meio de um controle giratório no lado esquerdo do volante.



Um acabamento em preto brilhante conecta o painel com a central multimídia vertical que traz alguns comandos nas extremidades do lado direito da tela. O console central é bem longo e possui um espaço para recarga por indução e uma alavanca de câmbio que é bem diferente. Na frente do passageiro, existe uma pequena telado ao lado de um relógio analógico. O acabamento interno ainda tem estofados em dois tons, com acabamento em couro no tom Castanho Andaluzia, o banco do condutor é Cinzento Kalahari e forma uma única unidade de cor. Os bancos possuem um suporte em CFRP e dos cintos de segurança de seis pontos integrados ao monocoque.

Os que querem usar o seu Mission X em uma pista, existe uma função por meio do botão Gravar (REC) no controlador multifuncional. De acordo com a Porsche, o conceito possui 4,596 metros de comprimento, 2,728 metros entre os eixos, 1,999 metro de largura e 1,199 metro de altura. Entre alguns detalhes divulgados pela Porsche está o acabamento Rocket Metallic e um acabamento inferior da carroceria em fibra de carbono. Ele ainda trouxe um logotipo da Porsche com um acabamento escovado, uma estrutura tridimensional em favo de mel, uma fera heráldica atualizada e uma cor dourada mais sutil. Em termos de mecânica, a Porsche foi cautelo em trazer dados.

Sabe-se apenas do desejo da marca alemã em fazer com que ele se torne o carro de produção mais rápido e Nürburgring, uma relação peso/potência equivalente à cavalaria do motor e ter um downforce superior ao do 911 GT3 RS. Ele virá com uma arquitetura elétrica de 900V, que carrega aproximadamente duas vezes mais rápido que o Taycan Turbo S. Elétrico, ele virá com uma bateria instalada atrás dos bancos, com o ‘layout e-core’ centraliza a massa do carro. Muito provavelmente ele virá dentro de alguns anos, como o novo hiperesportivo da marca – o que deve acontecer ainda nesta década. 







Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril