Renault apresenta oficialmente o Rafale, seu novo SUV cupê que estreia híbrido com 200cv

Renault apresenta um novo SUV médio, o Rafale, que complementa a linha como um SUV cupê e híbrido, entregando até 200cv e um belo design 



A Renault apresentou oficialmente mais um utilitário esportivo de porte médio na Europa. Trata-se do Rafale, um terceiro SUV médio depois do Austral (um SUV médio convencional) e o Espace (um SUV médio grande, com três fileiras de bancos). O Rafale chega para complementar a linha como um utilitário esportivo médio e cupê. Ele aparece com a mais recente identidade visual da marca, que está presente em quase todos os carros da marca. Híbrido, o SUV ficará posicionado acima do Arkana, que continua em linha.

Em termos de design, o Rafale possui um design muito bonito, assim como os demais veículos da Renault. Ele possui faróis afilados e horizontais, com dois projetores em LEDs. Os faróis estão conectados diretamente com a grade dianteira retangular que sustenta o logotipo da marca, ao centro. A grelha da grade dianteira possui detalhes na cor da carroceria, com pequenos losangos que fazem a representação do logotipo da marca francesa, com um acabamento em Deep Glossy Black. Toda a borda inferior dessa grade possui uma faixa em preto brilhante que na barra horizontal possui entradas de ar retangulares.

A parte inferior da carroceria possui uma entrada de ar trapezoidal com três barras horizontais e com detalhes prateados em ‘L’ nas extremidades, com um acabamento em plástico preto no entorno. Nas extremidades, ele possui faróis de neblina com duas barras verticalmente inclinadas com luzes DRL em um acabamento em plástico preto estilo bumerangue. Esse acabamento segue o mesmo design dos faróis, enquanto existem frisos verticalmente inclinados que partem dos faróis e chegam até quase a entrada de ar inferior. Todo a parte superior da entrada de ar inferior possui um vinco, assim como a parte inferior da grade superior.

Entre a entrada de ar e a grade fica o espaço para a placa. No capô, a Renault desenhou o Rafale com vincos nas extremidades, que se conectam quase com a coluna A. Bem nas extremidades do capô existe um novo vinco que termina no desenho dos vidros. De perfil, o Rafale possui um desenho que conversa muito com os demais produtos da marca, apesar de vir com linhas bem mais esportivas. Existe um vinco que nasce nos faróis dianteiros e percorrem toda a lateral, chegando até as lanternas. Esse vinco passa na base dos vidros, acompanhado de um outro vinco abaixo que também chega nas lanternas.



A parte inferior das portas possui um vinco triangular e o arco das caixas de rodas também tem vincos, que causam uma sensação de maior esportividade por alargar os para-lamas. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em preto brilhante, desde o para-choque dianteiro, caixas de rodas, saias laterais e no para-choque traseiro. A parte inferior das portas tem um desenho trapezoidal, enquanto o teto do Rafale tem um caimento suave. O desenho dos vidros acompanha o mesmo caminho do teto, com bordas com um acabamento em preto brilhante, assim como nas colunas B e C.

O Rafale ainda possui maçanetas convencionais e os retrovisores tem capa em preto brilhante e possui repetidores de setas. Por fim, temos um SUV com rodas de liga leve de até 20 polegadas, com sete raios, como no modelo das imagens, com pneus 245/45 R20. No teto, a Renault adicionou um teto solar panorâmico e uma antena de teto estilo barbatana de tubarão. Indo para a traseira, o SUV possui um aerofólio traseiro com um desenho mais aerodinâmico, com as extremidades um pouco mais longas, enquanto o vidro traseiro é bem inclinado, num ângulo de 17º. A tampa do porta-malas possui um vinco horizontal que faz as vezes de um segundo aerofólio, terminando nas lanternas.

Falando nelas, as lanternas tem um desenho estilo bumerangue nas extremidades, tendo um desenho horizontal e uma iluminação em LED. Todo o contorno das lanternas tem um acabamento em preto brilhante. A tampa do porta-malas tem um vinco que liga as duas lanternas e um novo vinco logo abaixo, que passa bem ao centro do logotipo da francesa. Por fim, existe um terceiro vinco, na parte inferior da tampa do porta-malas. Abaixo do logotipo da Renault, aparece o nome Rafale com uma grafia que parece escrita.

O para-choque traseiro possui um acabamento em preto brilhante onde fica o espaço para a placa traseira e nas extremidades tem saídas de ar e um acabamento prateado e horizontal. A parte inferior e central do para-choque possui um pequeno defletor de ar e nas extremidades ele tem luzes de ré e refletores, ambos horizontais e conectados. Rafale é um nome escolhido pela Renault que remete ao vento (significa rajada, em francês), fazendo uma referência aeronáutica e presta até mesmo uma homenagem ao avião criado pela própria Renault, o Caudron-Renault Rafale, que atingiu os 445km/h, em 1934.



Essa homenagem pode ser vista muito por conta da própria tom de azul visto na carroceria do modelo de estreia, o Alpine Blue. Ele também possui outros tons de carroceria que reforçam seu design. “O novo Renault Rafale é protagonista do plano estratégico Renaulution, simbolizando a valorização da nossa gama de modelos e nossa presença legítima em todos os segmentos do mercado. Com seu design atraente de SUV coupé, feito para viver intensamente, ele entrega um prazer de dirigir inédito, graças às motorizações híbridas e um chassi que é referência, que contam com a paixão e o know-how dos engenheiros da Renault”, destaca Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault.

“O novo Rafale é uma forte demonstração da nova linguagem do design da marca Renault. O modelo se mantém fiel ao seu DNA por meio das curvas generosas, tratadas com grande precisão, associadas às linhas estendidas e detalhes técnicos que conferem personalidade e sofisticação ao conjunto. Com seu estilo inédito, qualidade na execução e proporções, o novo Renault Rafale exibe toda sua potência e personalidade em rodagem”, destaca Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da marca Renault. Por dentro, a Renault também não decepciona. Ele possui um quadro de instrumentos com uma tela de 12,3 polegadas.

O volante tem um desenho quadrado, com aros quadrados na parte superior e inferior. De três raios, o volante do Rafale é multifuncional, com controles em preto brilhante. O miolo do volante traz o novo logotipo da Renault. No lado direito do volante existe o botão Multi Sense, que troca os modos de condução. O Rafale ainda possui, nas extremidades do quadro de instrumentos, duas saídas de ar-condicionado verticais dedicadas ao motorista. Ao lado mais direito do quadro de instrumentos, existe a tela vertical da central multimídia, de 12 polegadas.



A tela da central possui um sistema multimídia OpenR Link desenvolvido com a Google, vindo com Google Maps, Google Assistant e muitos outros. Há um total de mais de 50 aplicativos, que podem ser baixados no Google Play. A central ainda possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. A tela da central OpenR Link é escalonável e se conecta à nuvem para baixar automaticamente atualizações recomendadas usando a tecnologia Firmware Over The Air (FOTA). Assim, não há necessidade de parar em uma oficina ou concessionária para se manter atualizado.

No topo do painel existe um Head-Up Display (HUD) com 9,3 polegadas. Abaixo da tela da central existem poucos controles por botão. Na própria central, ele possui atalhos para o controle do sistema de ar-condicionado, além de alguns controles em preto brilhante logo abaixo da tela. Ao lado esquerdo da tela da central, fica o botão Start/Stop do SUV. A coluna da direção possui uma haste para a alavanca de câmbio, em preto brilhante, além de uma haste inferior do piloto automático, além das duas hastes convencionais que ficam atrás do volante. O SUV ainda possui paddle-shifts, como pode ser visto nas imagens.

Na frente do passageiro, o SUV possui um desenho mais limpo, com uma faixa horizontal que esconde as saídas de ar-condicionado duplas, além de uma faixa horizontal na parte superior. O console central possui entradas USB, dois porta-copos e uma alavanca estilo de aviação. Logo atrás fica o espaço para carregador dois celulares por indução. O painel ainda possui um sistema de iluminação em LED personalizável em x cores. Ele ainda possui uma iluminação ambiente inteligente que se adapta automaticamente à hora do dia. Os bancos, nessa versão Espirit Alpine, tem estofados em couro Alcântara com costuras tricolores em azul com emblemas da Alpine que são iluminados nos encostos de bancos.



O acabamento em Alcântara traz recursos ecológicos, proveniente de 61% reciclado. O painel mesmo, por exemplo, possui cortiça tingida e ardósia nas inserções do painel. No teto, ele possui um vidro do teto solar panorâmico chamado de Solarsky, que tem um vidro capaz de escurecer ou clarear de acordo com as preferências do passageiro. Em termos de espaço, o Rafale traz conforto para todos os ocupantes, inclusive os ocupantes da segunda fileira de bancos, que poderiam ser mais afetados por conta do caimento do teto.

O SUV é desenvolvido a partir da plataforma modular CMF-C/D, fazendo com que ele tenha 4,710 metros de comprimento, 2,740 metros entre os eixos, 1,860 metro de largura e 1,610 metro de altura. O Rafale tem altura em relação ao solo de 18,0 centímetros, um porta-malas de 647 litros de capacidade e o peso é de 1.653kg. Mecanicamente, ele possui o mesmo conjunto mecânico do Austral e do Espace, com o Rafale tendo motor E-Tech Hybrid 200 (HEV). O motor elétrico possui bateria de íons de lítio de 1,7kWh (2kWh bruto), com 400V de arquitetura, junto do motor 1.2 TCe de 130cv e 20,9kgfm junto de um motor elétrico de 68cv e 20,9kgfm e outro de 34cv e 5,1kgfm.

Juntos, eles entregam 200cv e 40,8kgfm, com câmbio CVT X-TRONIC e com tração dianteira, chamada de 4Drive pela Renault. Esse conjunto forma o E-Tech Hybrid 200, com consumo de 21,27km/l. Com um tanque de combustível de 55 litros, a autonomia híbrida é de 1.100km. A Renault ainda trabalha em uma versão chamada de E-Tech 4x4 300, que vai trazer um motor híbrido de 300cv que estreia em 2024, com tração integral. De acordo com as primeiras informações, estima-se que esse motor será um 1.6 TCe Hybrid Plug-in (PHEV) que pode desenvolver 305cv e 45,9kgfm, com uma bateria de 9,8kWh que pode permitir ele acelerar de 0 a 100km/h em 5,8 segundos e máxima de 210km/h.



A suspensão com o sistema 4CONTROL Advanced, de tração nas quatro rodas, traz a suspensão dianteira McPherson e traseira é multilink. Com o motor apresentado com o SUV, o conjunto híbrido pode ser guiado em modo elétrico 80% do tempo nas cidades e usar 40% menos combustível do que um motor de combustão interna equivalente com este trem de força totalmente híbrido E-Tech. O carregamento é gerenciado automaticamente pela caixa de câmbio inteligente, que se conecta ao motor e aos motores elétricos para recarregar a bateria. O condutor, no entanto, pode substituir a caixa de velocidades inteligente com uma escolha de quatro níveis de frenagem regenerativa.

De série, ele possui uma série de 32 equipamentos do pacote Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), de Nível 2 de condução semiautônoma. Entre alguns deles está o Adaptive Cruise Control com Stop & Go e Lane Keeping Assist, The Active Driver Assist, Over Speed Prevention (OSP), Active Driver Assist, Distance Warning (DW), Around View Monitor com câmera de 360°, Hill Start Assist (HSA), Active Emergency Braking System (AEBS) e Rear (AEB), Blind Spot Warning (BSW), Lane Departure Warning (LDW), Change Warning (LCW), Driver Attention Alert (DAA) e Trailer Stability Assist (TSA).

A lista ainda possui Rear Cross Traffic Alert (RCTA), Bird’s Eye View e Occupant Safe Exit Alert (OSE). De acordo com a Renault, o Rafale será vendido nos tons White Pearl, Alpine Blue, Flame Red, Diamond Black e Gloss Ceramic Grey. Ele começa a ser produzido em 2024, na fábrica de Valência, na Espanha. 






Fotos: Renault / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto