Volkswagen lança a ID. Buzz no Brasil, que será alugada mensalmente por R$ 12.990 ao mês

Volkswagen repete estratégia usada ao trazer o ID.4 ao Brasil com a ID. Buzz, que só será alugada por meio do Sign & Drive, por caros R$ 12.990 ao mês



A Volkswagen confirmou a chegada da ID. Buzz ao mercado brasileiro. Considerado um dos mercados mais importantes para a Transporter por conta da Kombi, que viveu aqui até 2013, a ID. Buzz chega com a missão de resgatar o espírito com uma ‘nova senhora’. No entanto, a Volkswagen segue errando ao trazer seus elétricos sem a possibilidade de compra para o consumidor e mantém a estratégia adotada também pelo ID.4, ao oferecer apenas a possibilidade de aluguel com mensalidades que não são em conta.

E com isso surge a pergunta. Será que a ID. Buzz vai conseguir trazer consumidores saudosistas dessa maneira? Atributos, ela tem, claro, apelando até mesmo para o design da ‘Kombi Corujinha’, com saia e blusa. Além disso, a Volkswagen já tem feito propaganda do modelo em nosso mercado, com a participação no Rock in Rio de 2022, uma visitinha ao Rio de Janeiro que ela fez ainda em 2023 e outra visita na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde a Volkswagen produziu a última Kombi (T1) do mundo. Assim, era esperado ao menos que ela fosse lançada não exclusivamente com a assinatura mensal.

Trazida para comemorar os 70 anos da Volkswagen no Brasil, as 70 unidades que a marca vai oferecer em nosso mercado trazem um comercial leve com um design que chama atenção, não só pela nostalgia, mas por remeter a elementos da Kombi clássica e ainda conseguir ter uma identidade visual própria. Visualmente, a ID. Buzz lembra bastante o modelo conceitual homônimo apresentado em 2017, mas com design de produção e com ajustes. Na dianteira, ela possui faróis horizontais e espichados para as laterais. Os faróis possuem um projetor em LED e luzes diurnas (DRL) em LED, que fazem com que ela tenha faróis Full LED e com tecnologia IQ.Light Matrix.

O modelo também traz uma barra iluminada com luzes em LED que se conecta com o logotipo da Volkswagen, ao centro. Ela possui também uma tampa que se abre de maneira contrária na dianteira, onde possui um pequeno frunk para guardar pequenos objetos, como os cabos de recarga das baterias. O para-choque dianteiro se destaca por contar com uma entrada de ar inferior com várias aberturas em losangos que também lembram um estilo em colmeia. Essa entrada de ar só é funcional mais na parte central, que ajuda a refrigerar a bateria. Acima dessa entrada de ar inferior está o espaço da placa e, nas extremidades, há entrada de ar vertical.



A entrada de ar inferior e as entradas das extremidades são envoltas por vincos, que se conectam e formam uma área retangular no para-choque. Remetendo ao design da Kombi, ela possui uma dianteira bem curta, bem ao estilo vans. O para-brisa é apenas um pouco mais recuado que o desenho da dianteira. Quando vista de lateral, isso é mais fácil de notar. É também nas laterais que mostra o desenho prolongado dos faróis e a partir deles que se percebe a divisão de tons da carroceria do saia e blusa da Buzz. Nessa mesma divisão também existe um vinco que se conecta com o trilho das portas traseiras e que terminam nas lanternas.

Existe também vincos nas caixas de rodas, que deixam os para-lamas mais sobressalentes e um vinco na parte inferior da carroceria. A ID. Buzz também possui uma ampla área envidraçada que possui uma janela vigia entre o para-brisa e o vidro lateral dianteiro. Aliás, os vidros do para-brisa e os vidros laterais se conectam e seguem as mesmas linhas. As colunas possuem um acabamento em preto brilhante, assim como a capa dos retrovisores, que são mais verticais, sendo mais altos, e com repetidores de setas. Os espelhos, aliás, são eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis e trazem função "Tilt down" e memória.

Após os vidros laterais, a ID. Buzz possui três barras horizontais que visualmente cumprem a função de falsas entradas de ar – remetendo à clássica Kombi. No para-lama traseiro ela possui o bocal de recarga da bateria, próximo à roda traseira. Já as portas traseiras abrem como em vans tradicionais também, sendo as portas traseiras corrediças sob trilhos. As rodas possuem rodas de liga leve que são de 20 polegadas, calçadas com pneus 235/50 R20. Há maçanetas dianteiras com iluminação, enquanto os vidros traseiros são escurecidos. No teto, ela possui antena estilo barbatana de tubarão (shark) e vincos longitudinais.

De traseira, a van possui lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas e que se conectam por meio de uma barra que possui iluminação em LED. Assim como os faróis, são Full LED e possuem tecnologia IQ.Light, de função animada. Há um vidro traseiro mais reto e com um discreto aerofólio que tem um brake-light embutido e prolongamento para as laterais do vidro traseiro como uma forma de contribuir com a aerodinâmica. A tampa do porta-malas é bem ampla, com abertura vertical e que traz o logotipo da Volkswagen em destaque e com o nome ID. Buzz, ao centro e abaixo.



Logo abaixo de ambos está o espaço da placa, próximo ao fim da tampa. Falando nela, a tampa possui um vinco horizontal que delimita o espaço da placa e outro vinco logo abaixo da placa, também horizontal. Já no para-choque traseiro, ela possui lanternas e neblina/refletores verticais nas extremidades, com vincos que fazem com que eles se conectem. O para-choque traseiro também é mais pronunciado e possui vincos verticais que partem das lanternas e chegam quase ao fim do para-choque. As laterais do para-choque tem um pequeno prolongamento do vinco lateral e inferior das portas.

No interior, as linhas são parecidas com os demais modelos da linha ID. O volante é multifuncional, eletricamente ajustável e com controles touch screen, em preto brilhante com detalhes prateados no contorno. Há ainda quadro de instrumentos com estilo de tablet, digital e com tela de 5,3 polegadas, que é personalizável. O painel tem linhas horizontais, como um friso na parte superior do painel com saídas de ar nas extremidades, apenas, cortado horizontalmente por um vinco prateado. Em destaque no painel está a central multimídia, essa última com tela de 12 polegadas chamada de Ready 2 Discover.

A central possui algumas funções por comando de voz, como o uso do ar-condicionado digital de Dual Zone. A câmera 360° é ótimo auxílio para ver os arredores, como estacionar, por exemplo. Ela também traz sistema de estacionamento semi-autônomo, que possui Memory Park Assist Plus, com um assistente traseiro transversal de saída de vaga. O painel também possui carregamento de celular por indução, espelho retrovisor interno antiofuscante automático, sensor de chuva, freio de estacionamento eletromecânico com função Auto-Hold, volante com controles em touch com aquecimento, para-brisa com isolamento acústico e muito mais.

Abaixo da central multimídia, a ID. Buzz possui controles do sistema de ar-condicionado touch, para as duas zonas. Mais abaixo, possui atalhos de Menu, Clima, pisca-alerta, Park Assist e modos de condução, ainda dentro do acabamento preto brilhante no contorno da tela da central. Abaixo e fora desse acabamento estão duas saídas de ar-condicionado horizontais e no lado direito, na frente do passageiro, existe um pequeno porta-objetos. Mais abaixo, existem mais três controles, sendo os três para as portas laterais corrediças. Abaixo, ele possui um compartimento que se abre e traz dois porta-copos.



O painel possui uma iluminação ambiente em 30 cores distintas, em LED. No lado esquerdo do volante, ela possui controles de iluminação e um porta-objetos. A coluna de direção possui a alavanca de câmbio e no lado direito do volante possui duas entradas USB-C e um porta-objetos para deixar um eletrônico ali, carregando, por exemplo. Os pedais de freio e acelerador tem um acabamento em alumínio com elementos de ‘pause’ (para frear) e uma seta triangular apontando para a direta para ‘despausar’ (ou melhor, acelerar). Entre os bancos, existe um porta-objetos divididos em três seções, além dos encostos de braços para o banco do motorista e outro para o banco do passageiro.

O painel possui uma faixa que combina com a cor da carroceria, mesma combinação vista nos painéis das portas. Ele possui puxadores das portas na parte superior e maçaneta prateada, com controles dos vidros e alto-falantes. Falando em espaço interno, a ID. Buzz possui espaço para cinco ocupantes, em uma disposição de bancos 2+3, com banco traseiro bipartido. Os ocupantes da segunda fileira tem bandejas nos encostos dos bancos dianteiros, entradas USB-C – uma em cada porta, alças de segurança para acesso, porta-revistas e porta-celulares, tela de proteção e até divisão para pet no banco traseiro.

Ela também possui um sistema Buzz Box, que tem um porta-objetos modular, localizado entre os banco dianteiros. Nele, há compartimento para se guardar um laptop, cadernos ou pranchetas, além de garrafas e outros objetos. Ele também pode ser facilmente removido e recolocado no lugar. Além de ser elétrica, usa materiais reciclados em seu interior, sem nada de materiais em couro. A Volkswagen desenvolveu o interior livre de acabamento em couro, tendo peças como aro do volante feitos em poliuretano, que imita uma aparência de couro. Os bancos possuem revestimento reciclado, assim como teto e piso são feitos de materiais reciclados. 



A Volkswagen vai oferecer a opção de bancos com material Seaqual, que terá elementos extraídos de 10% de plástico marinho e 90% de garrafas PETs recicladas (cerca de 63 garrafas são recicladas para compor todo o interior), onde os bancos também possuem uma parte com o mesmo tom da carroceria. De acordo com a VW, a produção desse material diminui em 32% a emissão de poluentes. Há ainda o material ArtVelours EVO, que oferece 71% de elementos reciclados. O interior ainda possui uma série de elementos easter-eggs, com o formato da ID Buzz espalhados pela carroceria.

Desenvolvida a partir da plataforma modular MEB, a ID Buzz tem 4,712 metros de comprimento, relação entre os eixos de 2,989 metros de comprimento, largura de 1,985 metro e a altura é de 1,927. A Volkswagen ainda confirmou que a van terá 1.121 litros de capacidade, mas que pode chegar aos 2.123 litros com a segunda fileira de bancos abaixada, no porta-malas. Ela pode levar até 650kg em peso e o coeficiente aerodinâmico é de 0,285Cx, com a altura em relação ao solo é de 16,0 centímetros. Elétrica, a ID. Buzz possui apenas uma opção de motor em nosso mercado.

Trata-se do conjunto de tração traseira que desenvolve 204cv de potência e 31,6kgfm de torque. O conjunto faz com que o modelo acelere de 0 a 100km/h em 10,2 segundos e a velocidade máxima é de 145km/h. Ela possui uma bateria de íons de lítio e 82kWh (77kWh úteis), que oferece uma autonomia de 420km, no ciclo WLTP ou 337km pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do InMetro. A Volkswagen confirmou que a van foi criada para ser recarregada em corrente alternada (CA), também conhecido como WallBox, de 7,4kW ou 11kW, além de poder ser recarregada em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), em carregadores de até 170kW. Nesta última opção, a bateria pode ser recarregada de 5% a 80% em apenas 38 minutos.



Com WallBox de 11kW, ele recupera a autonomia em 7h30. Outra novidade que a van possui é um sistema de alerta chamado de Car2X que traz uma série de avisos e alertas de perigo nas imediações e a última versão do Travel Assist, que utiliza dados de fontes populares, facilitando a direção para frente e para os lados de forma parcialmente automatizada em toda a gama de velocidades. Outros equipamentos ficam por conta do Front Assist e Lane Assist, que trazem um novo software. Há ainda atualizações Over-The-Air (OTA) para a central multimídia e os sistemas do veículo. O motorista pode contar com som eletrônico do motor (ID. Sound).

De acordo com a Volkswagen, serão 70 unidades trazidas ao Brasil que vão poder ser assinadas pelo Sign & Drive. A mensalidade do aluguel é de R$ 12.990 ao mês (!), com contratos que tem duração de 12, 24, 36 ou 48 meses. Dentro dessa mensalidade está incluso os serviços de manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador. Além disso, clientes poderão optar por alugar ou comprar um wallbox de 7,4kW em condição exclusiva Sign&Drive. Em nosso mercado, a Volkswgen trouxe apenas a versão topo de linha, a Pro.

Também aqui, a Volkswagen decidiu que a ID. Buzz será vendida com as cores metálicas Azul Starlight e a tradicional saia e blusa com a parte superior em Branco Candy e a parte inferior em Amarelo Pomelo. Apenas essas duas opções serão aceitas, mais limitações ainda. Importada, ela é produzida na unidade de Hannover, na Alemanha. No primeiro ano de produção, a Volkswagen estima conseguir produzir cerca de 15.000 unidades, tendo uma capacidade de produzir 130.000 unidades por ano.



ID. Buzz Pro

De série, ele será vendido com Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que no modelo traz ainda a função de detecção de pedestres e ciclistas, e Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist). Há ainda sete airbags (sendo frontais, de cabeça, lateral e central), sensor de fadiga, assistente de conversão na transversal (Turn Assist), assistente de condução ativa mantendo distância do veículo a frente e permanência na faixa (Travel Assist), ACC com Stop & Go, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração (ASR). Há uma assinatura noturna em LED na grade frontal, rodas de liga leve 20 polegadas e espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas. Os espelhos, aliás, são eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis e trazem função "Tilt Down" e memória. A lista cresce com Park Assist Plus auxilia você estacionar o seu ID. Buzz em vagas longitudinais, transversais e horizontais, além de outros. 



Preço

  • Volkswagen ID. Buzz Pro – R$ 12.990 (mensalidade, por 12, 24, 36 ou 48 meses) 





Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Peugeot lança promoção com 208 e 2008, que serão vendidos com descontos de até R$ 17 mil