Chevrolet confirma chegada de novos recursos de conectividade em teaser sobre nova Spin

Chevrolet trabalha para que a nova Spin seja o primeiro veículo a ganhar o novo sistema de conectividade OnStar, que vai passar por evoluções importantes



A Chevrolet confirmou que trabalha no desenvolvimento de atualizações da sua plataforma de conectividade, o OnStar. Em nosso mercado, a reestilização da Spin será o primeiro veículo que contará com as atualizações da plataforma, que vai trazer uma maior oferta de serviços de conectividade, segurança, emergência e proteção do veículo, com planos de internet que incluem pacotes de até 20GB mensais de Wi-Fi. Nos últimos anos, a Chevrolet conseguiu aumentar em 90% a quantidade de carros que são equipados com OnStar de série.

Esse aumento de percentual veio a partir da atualização dos carros da marca, que foram adotando a plataforma como um equipamento de série nas versões mais caras de cada veículo. Atualmente, cerca de 500.000 unidades de veículos da marca são equipados com a plataforma, com a primeira geração do sistema lançada em 2015. Desde então, a Chevrolet apresentou uma série de evoluções do sistema. O sistema mais moderno estreou recentemente com a Silverado, que trouxe uma arquitetura eletrônica mais sofisticada que permitirá, no futuro, atualizações remotas bem mais abrangentes, que vão desde o estilo do painel digital até o software de gerenciamento do motor.

“A atualização remota abre um mundo de novas possibilidades para o consumidor, que poderá ter à disposição um leque de opções para otimização e a customização eletrônica do veículo, sem a necessidade de se deslocar até uma oficina”, explica Jaime Gil, Diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul. É possível que os novos compactos possam ser equipados com um software que permite que os carros tenham uma atualização Over-The-Air (OTA), que será possível ser usado em todos os carros que possuem conectividade com internet, que é ofertado desde o Onix.

A nova Spin será o próximo modelo a receber essa plataforma de conectividade e, para isso, a Chevrolet já trabalha em mais de 650 mil operações de melhorias remotas nos últimos quatro anos, em linha com a disseminação da frota de carros conectados na região e o surgimento de novas soluções, incluindo as que reforçam a proteção cibernética. A atualização OTA vai mandar uma mensagem que aparece na tela da central multimídia, onde o usuário pode optar por descarte de operação, ou adiá-la ou executá-la imediatamente. Neste caso é necessário aguardar aproximadamente 10 minutos até que o novo sistema operacional esteja completamente carregado e só a partir daí que ele pode ser ligado novamente.



O sistema OnStar funciona 24h por dia e por sete dias da semana, além do atendimento especializado em emergências, como em caso de acidentes. Sensores identificam uma colisão mais grave e informam o local exato do carro para a central de atendimento, para providenciar o resgate. O OnStar também ajuda na recuperação do carro em caso de furto, identificando uma situação de arrombamento que alerta imediatamente a central de atendimento que verifica a situação junto ao proprietário. O sistema OnStar potencializa a conectividade avançada ao oferecer sinal mais potente de internet para o Wi-Fi nativo do veículo.

Até sete aparelhos podem ser conectados ao roteador simultaneamente. O sistema ainda possui um aplicativo chamado de myChevrolet. Por meio dele o usuário pode comandar funções do veículo à distância, acionando a ignição para a pré-climatização da cabine. Também é possível realizar um diagnóstico eletrônico para obter informações sobre a pressão dos pneus, o status dos principais sistemas e o nível de combustível. A Chevrolet também oferece informações da carga da bateria no caso dos veículos elétricos. Além disso, o App permite consultar a localização instantânea e determinados parâmetros de condução, com dicas de direção mais eficiente.

“Nossas pesquisas apontam que 94% dos clientes OnStar julgam o serviço como excelente ou muito bom, sendo que metade dos consumidores Chevrolet foram diretamente influenciados por esta tecnologia, que ganha relevância num cotidiano cada vez mais digitalizado”, completa o Diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul. De acordo com a GM, o OnStar possui as seguintes funcionalidades: serviços de emergência, auxílio na recuperação veicular, assistência em caso de pane, comandos remotos, atualização de sistemas eletrônicos via internet, localização em tempo real, status dos principais sistemas do veículo, alertas de diagnóstico, nível da bateria e pontos de recarga (EVs), notificação de manutenção para a concessionária e parâmetros de condução com dicas de direção

O OnStar também oferece uma ampliação da oferta de conectividade, com um período estendido de gratuidade para experimentar os serviços. Após o fim desse período, a plataforma passa a contar com uma assinatura, com quatro planos: Standard; Protect; Connect; Protect & Connect. Além do OnStar, a GM oferece a tag Sem Parar como mais um serviço gratuito, com um ano de anuidade. 



Fotos: Chevrolet / divulgação

Projeção: KDesign / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok