Porsche revela mais imagens teaser e detalhes sobre a nova geração elétrica do Macan

 Porsche revela um novo teaser e mostra mais detalhes do desenvolvimento do novo Macan EV com protótipos; SUV foi testado rigorosamente e exaustivamente



A Porsche revelou novas imagens do desenvolvimento do Macan EV, que será apresentado na Europa como o primeiro veículo da marca alemã a se transformar em um elétrico. O modelo foi testado em rigorosos testes antes de ser lançado oficialmente e não pouparam despesas durante a bateria de testes. Começa que ele será o primeiro carro da marca a ser desenvolvido a partir da plataforma modular Premium Platform Electric (PPE), que já representa uma evolução frente aos demais elétricos da marca.

Os testes foram rigorosos justamente para fazer com que o SUV ainda tenha capacidades o suficiente para se sair bem em condições off-road. Junto com a nova plataforma, a Porsche decidiu que era necessário que o SUV tivesse uma perfeita coordenação com todos os componentes, passando por testes no mundo real com protótipos camuflados. Os testes começaram com o mundo virtual, onde a marca alemã realizou testes como túnel de vento são cada vez mais precisas e desempenham um papel cada vez maior. Isso contribuiu para que a nova geração tenha um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,25Cx.

“Quando desenvolvemos um novo modelo, o que importa é sempre a dinâmica de condução e a precisão. Esse é o Porsche. Está no nosso DNA. Mas é sempre uma questão de eficiência também. E design”, afirma Jörg Kerner, Vice-Presidente da Linha de Produtos Macan. A Porsche também comenta que é um desafio que o SUV consiga manter uma identidade de produto da bem-sucedida série de produtos da alemã, se satisfazendo de requisitos como aerodinâmica. Nesta área, a marca comenta que se faz necessário que uma boa aerodinâmica contribua com ganhos em eficiência e uma maior autonomia, visto que estamos diante de um modelo elétrico.

Para que o novo Macan EV tivesse 0,25Cx de coeficiente aerodinâmico, a Porsche contou com a estreita participação entre os líderes das duas equipes durante fases de desenvolvimento no Departamento de Design e nos testes aerodinâmicos no túnel de vento de última geração da Porsche. “Encontrar a ligação ideal entre os nossos princípios de design e as especificações fornecidas pelos engenheiros de aerodinâmica é certamente um desafio. Estamos trabalhando juntos em cada milímetro para alcançar o equilíbrio ideal entre estética e função.”, afirma Peter Varga, Diretor de Design Exterior da Style Porsche.



Para manter o seu DNA, a Porsche teve que transformar o novo Macan em um SUV cupê e também com o desenvolvimento de novos componentes do Porsche Active Aerodynamics (PAA) e outras medidas específicas. “Todos os elementos aerodinâmicos ativos contribuem significativamente para o alcance. Temos um spoiler traseiro com extensão automática e abas de refrigeração ativas nas entradas de ar dianteiras.”, afirma Thomas Wiegand, Diretor de Aerodinâmica e Aeroacústica. Para melhorar ainda mais sua aerodinâmica, a Porsche também trabalhou no assoalho do novo Macan, que ganhou um piso plano e fechado.

As carenagens ganharam maior flexibilidade e garantem baixa resistência do ar durante o ressalto, que coopera com rodas mais aerodinâmicas. Na traseira, uma das novidades é que o Macan ganhará um spoiler traseiro que se move e os flaps de ar se fecham de acordo com os modos de condução e da velocidade. Com essa melhora no coeficiente aerodinâmico, a Porsche confirma que o novo Macan elétrico terá uma autonomia superior a 500km em todas as versões. Outras novidades que fazem parte do seu desenvolvimento é que o elétrico será criado com baterias de íons de lítio na parte inferior da carroceria, de 100kWh (95kWh úteis).

Criado a partir de uma arquitetura elétrica de 800V, o novo Macan vai permitir um carregamento rápido de alto desempenho. “Existem diferentes padrões de cobrança em nossos principais mercados. Um foco principal dos testes tem sido, portanto, verificar estas diferentes condições estruturais nos diferentes locais com os nossos protótipos e adaptar a tecnologia em conformidade, sempre que necessário. O carregamento simplesmente tem que funcionar, onde e quando quiser”, diz Kerner. Com isso, ele vai ganhar uma capacidade de recarga rápida de até 270kW.

Ele vai conseguir recuperar de 10% a 80% em menos de 22 minutos, contando com estações de carregamento de 400V e um interruptor de alta tensão que vai permitir que a bateria também carregue em bancos divididos de 800V em duas baterias, com tensão nominal de 400V. Assim, ele poderá ser carregado em estações de recarga de até 150kW, ao mesmo tempo que pode ser carregado em um WallBox de 11kW. Além desta parte relacionada com o desempenho, a Porsche confirmou que o novo Macan vai contar com um grande foco na dinâmica de condução típica de um Porsche.



Em comunicado, a Porsche comenta que o “objetivo é coordenar os componentes e sistemas recentemente desenvolvidos e garantir a estabilidade operacional e o bom funcionamento da sua interação”. Nos testes de resistência, a vida útil foi simulada por meio de condições operacionais adversas que só serão experimentadas no limite mais absoluto. Até o momento, a Porsche já rodou mais de 3,5 milhões de quilômetros. “Cobrimos todas as faixas de temperatura. De menos 30 graus Celsius na Escandinávia a mais 50 graus Celsius, como vivenciamos no Vale da Morte, na Califórnia”, continua Kerner.

“É claro que um SUV também precisa funcionar em qualquer superfície. É por isso que testamos não apenas em estradas, mas também fora de estrada, em gravilha, neve e gelo.”, destaca o executivo. Para os testes do SUV, a Porsche confirmou que o testou em diversas condições de temperatura. Com isso, a nova geração de PSM com excitação permanente nos eixos dianteiro e traseiro de 612cv e 102,0kgfm serão uma opção, mas existirá uma opção de tração traseira. Com a versão mais potente, o novo Macan terá uma autonomia entre 516km a 613km.

O SUV contará ainda com Launch Control no modelo topo de linha, que opera quase em tempo real. Para oferecer o amplo espectro entre alto desempenho e conforto pelo qual o Macan é conhecido, os engenheiros implementaram um sistema Porsche Active Suspension Management com tecnologia de amortecimento de duas válvulas, suspensão pneumática, bloqueio transversal do eixo traseiro e, pela primeira vez, amortecedor traseiro -eixo de direção com ângulo de direção de até cinco graus.






Vídeo-Teaser



Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv