Porsche revela novas imagens teaser do novo Macan, que estreia neste ano na Europa

Porsche revela novas imagens teaser do desenvolvimento da segunda geração do Macan, que será apresentado na Europa ainda neste ano de 2024, 100% BEV 



A Porsche apresentou novas imagens teaser da segunda geração do Macan, que mostra todo o desenvolvimento do SUV antes de fazer sua estreia, na Europa. Por lá, o SUV estreia como um modelo puramente elétrico, além de ganhar ares de um SUV cupê por conta de uma melhor autonomia. Com uma meta de vender 80% de elétricos já em 2030, a Porsche deve deixar apenas o 911 como um produto a combustão e todo o restante da linha vai caminhar para a eletrificação completa.

O Taycan surgiu em 2019 como o primeiro elétrico da marca alemã, mas o Macan representa o primeiro movimento de um carro a combustão que se transforma em um carro elétrico. O mesmo deve acontecer com Cayenne, 718 Boxster/Caymen e Panamera nos próximos anos. As novas imagens teaser mostram um novo Macan que roda pela fábrica de Leipzig, na Alemanha, desenvolvido a partir de uma plataforma modular nova, chamada de Premium Platform Electric (PPE). De acordo com a marca, o desenvolvimento da nova geração levou o SUV ao máximo, rodando 3.000.000km em testes, que rodaram em diversos protótipos e em diversos tipos de terrenos.

A alemã também submeteu o SUV a uma série de diferentes condições climáticas, indo de temperaturas negativas elevadas a altas temperaturas. Justamente a base PPE é um elemento chave para a nova geração do Macan, muito por conta de ser uma plataforma que aumenta a produção de carros com plataformas modulares e permite o desenvolvimento de modelos de grande volume com elevados padrões técnicos com lucro, levando assim a eletrificação do seu portfólio mais um passo adiante. Em todo seu processo de criação, o novo Macan foi pensado para ser equipado com um par de motores de até 612cv e 101,9kgfm, com uma arquitetura elétrica de 800V que vai aliar motores elétricos de última geração com o gerenciamento avançado de bateria e carga.

Com essa plataforma, ele terá uma arquitetura elétrica de 800V, podendo ser carregado em estações de recarga de 450kW de desempenho e bloqueio eletrônico do diferencial. A Porsche ainda comenta que os elétricos vão trazer componentes de acionamento individuais, com maior margem de manobra quando se trata de design do que com um motor de combustão – por exemplo, na configuração da plataforma para ampla escalabilidade ou tornando-a flexível o suficiente para permitir que o sistema de acionamento modular sirva como base para veículos totalmente diferentes.



Estima-se que uma versão mais potente que os 612cv possa aparecer com 673cv, com uma distribuição de peso quase ideal de 48:52. Junto com a nova plataforma, a Porsche desenvolve um novo Macan com uma nova bateria, que pesa 570kg. Ela possui 12 módulos que podem ser reparados individualmente e que vão ter capacidade de 100kWh, com uma redução de 60% de cobalto. Feita de materiais mais leves, a bateria ainda possui fibra de vidro que protege a bateria de impactos. Dentro desses materiais estão ainda componentes como circuitos de refrigeração, aquecimento e o módulo de controle da bateria.

Com isso, todos os componentes ocupam bem menos espaço, com uma melhor distribuição de energia de alta tensão entre os motores, além das baterias poderem ser carregadas em estações de corrente alternada e contínua, podendo carregar com uma estrutura de 400V ou 800V. A bateria também ganha um sistema que monitora cada uma das células de forma individual durante a recarga. Falando em recarga, o SUV terá capacidade de recarregar 240kW em frenagens e desacelerações. Outro elemento é que a nova geração do Macan contará com uma suspensão dianteira em duplo-A, com bolsa pneumáticas e amortecedores adaptativos.

Na traseira, a suspensão é multilink com um diferencial blocante e vetorizador de torque, além de ganhar um eixo traseiro direcionável. Ele ajuda nas manobras em baixas velocidades e, ao mesmo tempo, auxilia na estabilidade em velocidades mais elevadas. Os amortecedores vem com Porsche Active Suspension Management (PASM), sendo que estão mais rápidos e responsivos. De acordo com a marca, eles fazem a leitura de velocidade, aceleração lateral, longitudinal e respostas do acelerador. Por aqui, o lançamento da segunda geração do Macan não deve demorar. É possível que ele chegue ainda em 2024.











Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Renault desenvolve um hatch subcompacto elétrico e acessível para lançar em 2027

BMW registra patente do nome iM3 para futura versão esportiva e elétrica do Série 3 elétrico

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

Toyota lança o RAV4 com motor híbrido plug-in (PHEV) de 306cv no Brasil, por R$ 399.990

Ford registra imagens de patente de um para-choque que possui uma espécie de airbag

Nio revela primeiro teaser da sua nova marca, a Onvo, que estreia com o SUV elétrico L60