Skoda Fabia corria risco de sair de linha em 2025 por conta do Euro 7, mas ganha sobrevida

Skoda Fabia atual poderia ter um ciclo de vida útil bem curto se fosse forçado pelo Euro 7, saindo de linha já em 2025; atual geração foi lançada em 2021



A Skoda viu o Fabia de atual geração quase partir dessa para uma melhor em questão de poucos anos. Lançado em 2021, a atual quarta geração poderia ser forçada a sair de linha já em 2025 por conta de regras mais rígidas do Euro 7, que seria implementado no mesmo ano. O hatch só conseguiu respirar aliviado com um relaxamento das regulamentações de emissões na Europa, que vai permitir que ele tenha um ciclo de vida útil normal e sobrevivendo até a segunda metade desta década – que é a previsão.

Isso porque o Euro 7 vai exigir que as montadoras, na Europa, tenham catalisadores eletrônicos aquecidos eletricamente e novas tecnologias de diagnostico de placa, que eleva o custo de produção a níveis bem altos, o que vai afetar duramente modelos compactos que tem, em um dos seus atrativos, o preço. Segundo Klaus Zellmer, em entrevista para a Autocar, confirmou que, caso o Euro 7 entrasse em vigor com as normas mais duras, não seria possível manter o Fabia em linha, pelo menos não com preços iniciais de 19.000 libras como acontece no Reino Unido. Caso isso acontecesse, o Fabia não poderia ser visto como uma “proposta viável para os clientes”, destaca.

As propostas iniciais do Euro 7 devem ser diminuídas em partes por conta da pressão de países como Espanha, Itália, França e República Checa, que argumentam que isso implicaria em custos muitos elevados no momento. Após a Comissão Europeia reavaliar o Euro 7 e o Parlamento Europeu confirmar que a regra não será aplicada a veículos de passageiros, Zellmer confirmou que a proposta se torna “mais realista”. Mesmo assim, o executivo máximo da Skoda comentou: “Eu não diria que eles o salvaram, mas acho que ampliaram seu ciclo de vida potencial. Ainda tem de ser ratificado no processo legislativo da UE, por isso nunca celebramos demasiado cedo”, destaca.

Muito provavelmente, o ciclo de vida do Fabia atual vai durar até meados de 2028, completando sete anos do lançamento desta geração. Após isso, é muito provável que ele se transforme em um modelo elétrico com motores híbridos como opção. “Veremos. Temos que manter as opções abertas. Nosso princípio é que respeitamos as preferências dos clientes e temos que manter esse caminho aberto. Mas vamos ver quais serão as preferências dos consumidores nos próximos cinco a dez anos.", adiciona. O Chefe de Vendas da Skoda, Martin Jahn, também comemorou a mudança no posicionamento da Comissão Europeia.

“A proposta original da Comissão Europeia no ano passado mataria o segmento A-0 [supermini] em meados de 2025, o que acho que seria uma pena porque há uma grande demanda por esses carros. Se o Parlamento Europeu aprovar uma versão próxima da que temos hoje em cima da mesa, então poderemos continuar a produzir estes carros, o que considero ser a solução certa”, destaca Jahn. Assim como a Dacia para a Renault Group, a Skoda pode ser uma das últimas marcas generalistas a ter motores a combustão, o que aconteceria em meados de 2035, ou seja, uma nova geração híbrida do Fabia poderia perfeita existir e ser possível.

"Porque o que precisamos, como fabricantes de automóveis, é de uma estrutura sólida na qual possamos trabalhar, e 2035 para nós é uma estrutura à qual possamos nos ajustar e gerenciar nossa transformação para oferecer opções aos consumidores", adicionou Zellmer. Sendo uma marca de baixo custo da VAG na Europa, o Fabia já pode estar nos planos da alemã para fazer parte do processo de eletrificação que vai contar nos próximos com hatchs elétricos da Volkswagen e da Cupra. 



Fotos: Skoda / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil