Volkswagen registra novo logotipo GTI que estreia com novos Polo e Golf elétricos

Volkswagen registra imagens de patente de um novo logotipo GTI eletrificado, que pode estar em futuros lançamentos elétricos da marca para matar o GTX 



A Volkswagen registrou duas primeiras imagens de patente de um novo logotipo GTI, que poderá estar presente nos futuros carros elétricos da marca alemã. Isso acontece logo depois da empresa confirmar que existirá um GTI elétrico, o que deve deixar a linha GTX sem muito sentido – usada hoje apenas por ID.4 e ID.5. O emblema GTI registrou mostra o ‘GT’ igual, mas com o ‘I’ substituído por um raio, uma vez que GTI vem de Grand Tourer Injection.

Sem um motor a combustão, a letra ‘I’ realmente fica sem sentido porque elétricos não tem injeção como um esportivo porque não é um motor a combustão movido por combustível. O registro do logotipo não indica que ele realmente será utilizado pela Volkswagen, mas pode antecipar que a marca trabalha sim em uma forma de batismo dos seus futuros elétricos esportivos. O registro de patente foi feito no German Patent and Trade Mark Office (GPTMO), conhecido como Departamento Alemão de Patentes e Marcas. É possível que o primeiro veículo a utilizar esse logotipo seja a versão de produção do Polo elétrico, antecipado como ID.2all Concept.

Hoje existe o GTI (para esportivos com motores a gasolina), GTD (com motores a diesel), GTE (para esportivos híbridos) e GTX (para esportivos elétricos) – além, claro, da linha R, acima destes quatro. O GTD deve morrer oficialmente em breve e muito provavelmente junto com o GTX, que morre junto com a linha ID. Recentemente em entrevista, Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, confirmou que seria uma loucura deixar morrer nomes como Golf, Tiguan ou GTI. “Existe uma conexão com VW e ID, e não há necessidade de cancelar [ID]. Temos nomes de marcas icônicas, Golf e GTI. Seria uma loucura deixá-los morrer e escapar. Vamos manter a lógica do ID, mas os modelos icônicos terão um nome”, destacou Schäfer na época.

O CEO também deu ao entender que a nona geração do Golf está em desenvolvimento como um hatch médio puramente elétrico e já tinha confirmado que a sigla GTX não deveria seguir em linha por tanto tempo, em favor de siglas conhecidas como GTI e R, que vão se tornar puramente elétricos. “O GTX como uma ideia está a caminho dos EVs. Se no futuro vamos precisar, veremos. Talvez não. Mas GTI e R, sim. Com uma marca forte, você precisa gastar menos [em marketing e ter mais reconhecimento] para divulgá-la. O GTI com Golf sempre foi lendário. Nós vamos continuar. Precisamos de substância para isso, com desempenho. Estamos trabalhando em um modelo de desempenho com EV para levar o GTI adiante.”, destacou o executivo.

No mesmo período, o executivo confirmou que a linha R também será elétrica até 2030. Apesar de atualmente não ter nenhum carro da Volkswagen com a versão R e elétrico, a marca se comprometeu em transformar seus veículos em elétricos e com a versão mais esportiva, R – que pode estar em futuros Golf, Tiguan ou Touareg.



Patentes: German Patent and Trade Mark Office – GPTMO / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos