Chery usa um Omoda 5 para testes do motor 1.5 Turbo Hybrid (híbrido-leve) Flex da marca

Chery realiza testes com motor 1.5 Turbo Hybrid para ele ser Flex e usa o Omoda 5 como mula de testes; motor pode ser usado em Tiggo 5X, Tiggo 7 e Arrizo 6



A Chery segue trabalhando nos motores híbridos em nosso mercado, tanto o 1.5 Turbo Hybrid (MHEV) como o 1.5 Turbo Hybrid Plug-in (PHEV) para que se tornem Flex em nosso mercado. No caso do motor híbrido-leve de 48V (MHEV), a Chery usa um Omoda 5 como mula de testes para o motor que será usado pelo trio de veículos que usa esse motor no Brasil: Tiggo 5X, Tiggo 7 e Arrizo 6. Atualmente, a engenharia da CAOA trabalha para que o motor seja Flex, assim como o 1.5 Turbo a combustão.

Este 1.5 16v Turbo (puramente a combustão) já é Flex e desenvolve 150/147cv de potência (com etanol/gasolina, respectivamente), sempre com torque de 21,4kgfm para ambos combustíveis, acoplado a um câmbio automático CVT, que simula 9 marchas. Já o motor híbrido-leve de 48V alia o motor 1.5 Turbo Flex de 150cv e 21,4kgfm junto de um gerador/motor BSG (Belt Starter Generator). O motor elétrico entrega 10cv e 4,1kgfm a mais, ou seja, ele passa a ser vendido com motor de 160cv e 25,5kgfm, acoplado a um câmbio automático CVT, que simula 9 marchas. É esse motor que precisa ser trabalhado para trabalhar também com etanol.

Hoje, o sistema funciona recuperando a energia cinética gerada nas frenagens. Essa energia é armazenada em uma bateria 48V e utilizada para auxiliar e aumentar o torque e potência gerados pelo motor a combustão quando solicitados. Ou seja, o motor de combustão interna é assistido pelo sistema elétrico. O sistema é inteligente e detecta, a partir do modo de condução do motorista, quando há necessidade por economia ou por desempenho, utilizando o algoritmo desenvolvido no seu máximo potencial. Com isso, há redução de 14% nas emissões de CO2 e economia de até 13% no consumo de combustível. O SUV foi flagrado rodando no país pelo Mobiauto e pela revista Autoesporte.

Esse motor chegaria com o Omoda 5, que estava nos planos da Chery. Mas há rumores de que o SUV chegue com uma outra marca em nosso mercado, com a expansão da Omoda de submarca para marca em alguns países. O Omoda 5 tem 4,400 metros de comprimento, 2,630 metros entre os eixos, 1,830 metro de largura e 1,585 metro de altura, contando com rodas de até 18 polegadas. Em outros mercados, ele é vendido com motor 1.5 Turbo a gasolina de 150cv e 21,4kgfm, com câmbio automático CVT ou com o 1.6 TGDi a gasolina que desenvolve 197cv de potência com torque de 29,6kgfm.

Este motor está acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas. A tração é apenas dianteira. Caso ele chegue com a marca Omoda ao Brasil, esse será um movimento da Chery Group, que pode trazer seus primeiros produtos sem a CAOA, uma vez que a operação da Chery é 50% da CAOA e 50% da Chery Group, ou seja, há a possibilidade. A conferir. 



Fotos: Chery / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano