Novo CEO da Toyota confirma que quer criar novos esportivos da linha Gazoo Racing

CEO da Toyota confirma que vai desenvolver novos esportivos da linha Gazoo Racing; pequeno GR Sports Concept pode ganhar as linhas de produção em breve 



A Toyota confirmou que, durante entrevista, que vai trabalhar em novos produtos da linha esportiva Gazoo Racing (GR), que vão ganhar as ruas nos próximos anos. Hoje com uma linha composta por GR Yaris, GR Corolla , GR 86 e GR Supra, a nipônica trabalha em novos produtos que serão apresentados em alguns anos, dando continuidade a uma linha de esportivos que estava esquecida pela marca nos últimos anos. A divisão esportiva foi criada por Akyo Toyoda, antigo CEO da marca, que deixou o cargo há pouco mais de um ano.

Seu substituto, Koji Sato, confirmou que sob sua gestão vai continuar a desenvolver veículos esportivos de alto desempenho – e não esportivados. Em entrevista ao Autocar, Sato confirmou que novos produtos estão no forno e pode, inclusive, aumentar o ritmo de lançamentos. “A marca Gazoo será reconhecida para o futuro - e talvez possamos até acelerá-la. Nosso Master Driver também era presidente da empresa na mesma época e tinha na mão o volante da Gazoo. Agora que ele é apenas presidente, talvez tenha muito mais tempo para desenvolver carros para eles?”, disse.

É esperado que a linha de elétricos bZ também ganhe modelos realmente esportivos, como é o caso do bZ4X. Há rumores de que a marca possa apresentar um cupê ainda mais compacto que o GR 86. O GR Sports Concept, apresentado no plano estratégico da marca japonesa em dezembro de 2021, confirmou que poderia ter um pequeno esportivo de dois lugares. O que não se sabe é se esse modelo vai ter uma opção de motor a combustão ou elétrico. É sabido que a marca vai apostar em novos produtos elétricos no pós-2026 que vão “acelerar os corações”, de acordo com Hiroki Nakajima, Vice-Presidente Executivo da Toyota.

Em 2021, a marca registrou em patentes no United States Patent and Trademark Office (USPTO) o nome Celica, enquanto os rumores apontam sobre o retorno do nome MR2. Esse novo modelo poderia ser desenvolvido a partir de uma plataforma modular TNGA e sendo compacto, ele poderia vir com motor 1.0 12v Turbo. Conhecido como K10C, esse motor é o mesmo que equipa o Suzuki Swift e poderia estar dentro do esportivo das marcas. Esse novo conjunto 1.0 12v Turbo desenvolverá cerca de 120cv e 20,0kgfm. A transmissão poderia vir com câmbio manual de 6 marchas ou automático de mesma quantidade de marchas – que poderia ser aliado a um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV).



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok