Porsche quis patentear sistema de som para BEVs, mas patente europeu recusou proposta

Porsche tentou registrar patente de som para seus elétricos, mas registros foram negados por autoridades do Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia



A Porsche bem que tentou, mas não conseguiu. A marca pediu registro de patente de um som específico para seus carros elétricos no Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), mas o pedido foi negado. O pedido de registro aconteceu em novembro de 2022, com um sistema de som que seria comum aos seus veículos elétricos. Sem som, os carros elétricos podem se tornar um potencial perigo para pedestres e ciclistas que não percebem a aproximação do carro, de acordo com alguns estudos.

Para isso, o registro do som pedido pela Porsche seria adicionado em seus veículos, mas aparentemente o pedido foi negado. Isso porque o ruído registrado pela Porsche era muito parecido com um aspirador de pó ou uma fita VHS sendo rebobinada, ou seja, distante de ser o som parecido com o de um automóvel. Com isso, o EUIPO negou o pedido da marca alemã por falta de caráter distintivo, alegando que a trilha sonora está ligada ao imaginário de outros equipamentos. O registro de patente ainda pediu para que a Porsche registre algo mais próximo de algum motor a combustão.

De acordo com informações do site australiano Drive, a Porsche tentou recorrer da negativa do EUIPO, argumentando que o som foi criado do zero e artificialmente justamente para não ter um parentesco com carros a combustão. A BMW oferece algo similar em seus carros, com uma sinfonia que toca com o veículo ao rodar – que também em nada tem a ver com o som de um veículo a combustão, por exemplo. “Segundo o Escritório, é um som que, embora não seja realista, imita o som de um motor de combustão interna acelerando até atingir a velocidade desejada”, escreveu um executivo da marca ao site.

"No entanto, a questão fundamental não é tanto se o consumidor perceberá ou não o som de um motor, mas se esse som permitirá ao público relevante distinguir [os veículos da Porsche] dos de outros fornecedores. Como a marca sonora não contém nenhum elemento marcante ou memorável, o consumidor relevante não é capaz de reconhecer essa sequência exata de tons e atribuí-la a um fornecedor específico.”, destaca o EUIPO. Após a Porsche recorrer da decisão do órgão, o EUIPO novamente rejeitou o pedido da marca. 



Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos