Renault quis lançar um Kwid com câmbio automático no Brasil, junto com a reestilização

Renault estudou desenvolver um Kwid com câmbio automático no mercado brasileiro com a chegada da reestilização, mas planos pararam na engenharia e porte



Lançado no início de 2022, a reestilização do Renault Kwid era para ter trazido um item que seu maior concorrente, o Fiat Mobi, também não possui. De acordo com informações, a francesa trabalhou no desenvolvimento de uma transmissão automática para o seu hatch subcompacto. E sim, era uma caixa automática de verdade, com conversor de torque, e não um câmbio automatizado. Ele seria associado ao motor 1.0 12v SCe Flex, com 71/68cv de potência, com torque de 10,0/9,4kgfm, acoplado hoje a um câmbio manual de 5 marchas.

“Falei com franceses, tentamos daqui e dali, mas não encontramos uma caixa automática compatível, justamente pelo cofre do motor do Kwid ser pequeno. Essa era a maior dificuldade. Até ofereceram como solução uma caixa automatizada, mas eu queria a automática.”, disse o Vice-Presidente da Renault no Brasil, Bruno Hohmann, em entrevista ao Mobiauto. O cofre do motor, compacto, impossibilitou que o pequeno pudesse ganhar tal tipo de transmissão – oferecida hoje apenas no Kwid E-Tech Electric, que possui um conjunto mecânico muito mais compacto e simples.

A marca comenta que até tentou encontrar uma solução de uma caixa automatizada, mas devido a má fama que essa transmissão possui em nosso mercado, logo abortou a ideia. Em nosso país, apenas o Kia Picanto chegou a oferecer esse tipo de transmissão no segmento de subcompactos, no final dos anos 2000 e no início da década passada, quando ganhou uma transmissão automática de quatro marchas. Hoje, o Kwid a combustão é vendido apenas com motor 1.0 SCe junto de uma transmissão manual de 5 marchas. Ele tem consumo de 15,3km/l com gasolina e 10,8km/l com etanol. Na estrada, 15,7km/l com gasolina e 11km/l com etanol, segundo o InMetro.

Aqui, essa transmissão automática possivelmente seria oferecida nas versões Intense e Outsider do hatch, as mais caras. De série, ele é equipado com 4 airbags (2 frontais e 2 laterais), controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (HSA), alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança de todos os ocupantes. A lista possui sistema Start & Stop, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), luzes de circulação diurna (DRL) em LED, painel de instrumentos com mostradores em LED. Por fim, tem indicador de temperatura, computador de bordo, tacômetro, direção elétrica, ar-condicionado, rádio Continental 2DIN (Bluetooth, USB, AUX) com dois alto-falantes, travas elétricas das portas e vidros dianteiros elétricos.



Fotos: Renault / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos