Volkswagen Gol deixou o site da marca alemã depois de quase cinco meses do seu fim

Demorou quase cinco meses para a Volkswagen encerrar estoques do Gol no ano passado e retirar o hatch compacto do seu configurador



A Volkswagen retirou o Gol de linha no Brasil no dia 23 de dezembro de 2022, na fábrica de Taubaté (SP). Mas o hatch compacto demorou cerca de quase cinco meses para esgotar todas as unidades e definitivamente sair do site da marca alemã em nosso mercado. Enquanto o Voyage logo saiu do configurador da marca, o Gol se manteve no site oficial da marca em nosso mercado até o dia 17 de maio de 2023. Tanto que, de janeiro a abril do ano passado, a marca tinha vendido 5.618 unidades.

O Voyage saiu de linha no Brasil no mesmo dia, mas em fevereiro do ano passado já tinha esgotado todas as unidades e a marca decidiu retirar o sedã compacto do seu site. Um dos maiores clássicos do nosso mercado se despediu com uma série Last Edition, de 1.000 unidades. Destas, 999 unidades foram vendidas a clientes, enquanto a Volkswagen decidiu ficar com a última unidade, a 1.000º, que simbolicamente marcou o fim da produção do hatch. Sim, simbolicamente, porque a última unidade do Gol, na verdade, foi entregue para a Localiza.

No dia 23 de dezembro de 2022, a Volkswagen comemorou o fim de linha juntamente com os funcionários, que postaram uma série de homenagens ao hatch – e ao seu sedã, Voyage. Ambos deixaram a linha de produção no mesmo dia, na unidade paulista. O último Gol é na cor Cinza Platinum e o último Voyage é na cor Prata Sirius. No fim de linha da dupla, a Volkswagen já estava produzindo a dupla apenas com o motor 1.0 12v MPI Flex que desenvolve 84/77cv de potência com torque de 10,3/9,6kgfm, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas.

O Voyage saiu de linha sem ganhar um substituto direto. Até surgiu rumores do desenvolvimento de um Virtus Track, o que nunca passou de um rumor. Já o Gol foi substituído pelo Polo Track, projeto da Volkswagen Brasil para fazer com que tivesse um hatch com aptidão para atender os consumidores que o Gol ainda tinha, principalmente frotistas. O Track inclusive passou a ser produzido em Taubaté (SP), sendo a única versão do hatch compacto que não é produzido na unidade de São Bernardo do Campo (SP). De 15 de maio de 1980, em seu lançamento, a 23 de dezembro de 2022, foram mais de 8,5 milhões de unidades apenas do Gol.

Aqui, a marca liderou com o Gol de 1987 a 2014, um reinado que durou 27 anos. De Taubaté, a marca alemã exportou o Gol para um total de 26 países e é o carro mais produzido na história do Brasil, superando o seu antecessor, o Fusca, com folga.



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Volkswagen apresenta as primeiras imagens teaser de um possível Golf GTI Edition 50

Ford tem desconto de R$ 17 mil para a Ranger; Maverick, Bronco Sport e Transit tem promoção

Toyota registra imagens de patente de câmbio manual que simula de 14 marchas no USPTO

BMW lança promoção adicional para iX1 e iX no Brasil até o próximo dia 31 de maio

BMW cogitou produzir 50 unidades da Z4 Touring Coupé Concept, mas desistiu do projeto

MINI revela imagens teaser do desenvolvimento da condução com uso de óculos VR

BMW revela as novas imagens teaser do M5 e M5 Touring, que vão ter mais de 700cv

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Chery reajusta o preço do Tiggo 5X em R$ 1.000 e Tiggo 7 Sport pode receber primeiro aumento