Williams (WAE) apresenta uma plataforma modular elétrica para hiperesportivos, a EVR

Williams Advanced Engineering (WAE) apresenta uma nova plataforma modular para elétricos, chamada de EVR para o desenvolvimento de hiperesportivo elétrico



A Williams Advanced Engineering (WAE) revelou uma nova plataforma para hiperesportivos elétricos, chamada de EVR. A nova plataforma foi apresentada pela marca durante o E-Tech Europe, um evento de tecnologia, realizado em Bolonha, na Itália. A nova base foi projetada para acelerar as ambições de fabricantes de hiperesportivos que usam a tecnologia desenvolvida pela Williams, que vem ganhando cada vez mais clientes para fornecimento de suas tecnologias. A EVR permite que as marcas lancem carros elétricos de alto desempenho de última geração.

Ao mesmo tempo, a plataforma elétrica não é tão cara como se imagina, quando comparada com outras opções. Ela combina uma extensa experiência em termos de engenharia junto de um pacote inovador. A empresa também apresentou o seu novo sistema Scalable Battery Module (SBM) e contará com o protótipo da e-moto Triumph TE-1, para a qual desenvolveu um trem de força eletrônico de última geração. A plataforma EVR nasce com foco no segmento de hiperesportivos elétricos com uma estrutura leve junto de uma bateria de alto desempenho instalada no meio do veículo, ajudando no centro de gravidade.

A plataforma também suporta uma variedade de configurações de hipercarros elétricos, desde os modelos de pista com uma boa relação de peso/potência maximizada até modelo de pista, como um cupê, targa ou um GT, sempre com teto fixo. Isso é possível graças a arquitetura monocasco que permite que se tenha essa flexibilidade de configurações com apenas uma base. Em carros esportivos, a WAE confirma que ele possui a mais recente tecnologia de desempenho, tendo aerodinâmica ativa. A plataforma EVR permite que o carro possa ter uma bateria de 85kWh e entregar um motor de até 2.243cv, permitindo uma aceleração de 0 a 100km/h em 2,0 segundos.

A velocidade máxima pode chegar aos 400km/h, com um carro que pesa até 1.800kg. A arquitetura permite que o hiperesportivo possa ser carregado em estações de recarga rápida que recupera 450km em apenas 20 minutos. A EVR permite carros de tração traseira ou integral, com uma série de configurações de motor elétrico. Flexível e modular, a EVR oferece uma solução completa, tendo até mesmo suporte de design exterior fornecido pelo cliente ou por seu parceiro da WAE. A marca destaca que a engenharia e montagem do chassi é concluído pela WAE.



A plataforma “EVR oferece a oportunidade de integrar novos produtos para ampliar os limites da tecnologia de trem de força elétrico, com chassis rolantes capazes de serem continuamente desenvolvidos com as mais novas tecnologias de motores e baterias da WAE”, destaca a marca. Segundo a WAE, o primeiro protótipo de um veículo da marca é apresentado depois de 12 meses a partir do início do projeto até a entrega do primeiro veículo de produção em 24 meses. A plataforma também permite carros a hidrogénio, com uma variante de célula de combustível EVR-H também a ser desenvolvida para oferecer o desempenho equivalente a uma plataforma BEV pura, mas alimentada por H2 verde.

“A WAE cresceu de um negócio embrionário em 2010 para um que agora emprega mais de 600 pessoas envolvidas em tecnologias de ponta e transformadoras para uma lista crescente de aplicações, setores e clientes. A gama de inovações focadas em veículos eléctricos apresentadas aqui na E-TECH Europe sublinha as nossas capacidades no desenvolvimento de soluções de alto desempenho para o mercado de veículos eléctricos em rápida expansão, sustentando ainda mais os emocionantes planos de industrialização global da empresa”, disse Craig Wilson, CEO da WAE Technologies.

Outra novidade apresentada pela WAE é a Scalable Battery Module (SBM), que usa uma arquitetura chamada de ‘Sense Chain’, que elimina a replicação de componentes eletrônicos, ao mesmo tempo que permite o escalonamento independente de tensão e capacidade e a realização de conceitos de bateria sob medida em tempo recorde. “Revolucionando o desenvolvimento rápido e flexível de baterias, o kit de ferramentas modular da WAE permite que os clientes automotivos criem sistemas personalizados de pacotes e subpacotes mais rápido do que nunca, apoiando desenvolvedores de veículos elétricos de baixo e médio volume em diversos setores. Cada módulo tem 1,08 kWh com tensão de 50V máxima, 43V nominal com densidade de energia superior a 240Wh/kg”, disse a WAE.

Além da plataforma, a WAE Technologies apresentou uma nova parceria com uma líder mundial em tecnologia e serviços de engenharia: a Elysia. A WAE e a Elysia vão oferecer o software Battery Intelligence, projetado para desbloquear melhorias significativas na vida, segurança, energia utilizável, potência e rapidez em tempos de carregamento de baterias. A Elysia vai trazer informações revolucionárias sobre baterias, gerenciamento e otimização de baterias para o mercado em massa, desde setores automotivos, comerciais e de mobilidade elétrica.



“A bateria de qualquer veículo elétrico de qualquer tipo representa, de longe, o sistema mais valioso. Uma melhor compreensão dos sistemas de baterias transformará a forma como os gerimos, a fim de concretizar todo o seu potencial. Elysia, Battery Intelligence da WAE, abre uma nova era de eletrificação, nascida nas pistas, mas projetada para o mundo real. Ele traz uma nova geração de inteligência de bateria para uma ampla gama de indústrias, desde os setores automotivo e de mobilidade elétrica até o armazenamento estacionário de energia e muito mais. As capacidades únicas do Elysia oferecem visão e previsão sem precedentes, proporcionando desempenho, vida e segurança inexplorados a todos os veículos elétricos e a todas as baterias do planeta.”, disse o Líder Comercial da Elysia, Joe Jones.

“Por mais de uma década, a WAE lidera o mundo no design, desenvolvimento e fabricação das baterias para veículos elétricos mais avançadas já vistas. Temos sido o único fornecedor das principais séries de automobilismo eletrificado, levando as baterias ao limite no calor da competição nas pistas de corrida. Também ultrapassamos os limites com a eletrificação de programas de hipercarros e, ultimamente, de caminhões elétricos de mineração e outros equipamentos pesados. Um dos componentes mais cruciais da nossa liderança é o software que permitiu a estes veículos estabelecer novos padrões de desempenho. No cerne da WAE está o compromisso de transferir novas tecnologias do automobilismo para outros setores – por isso estou muito satisfeito por termos lançado o Elysia hoje. O mercado da mobilidade elétrica está a crescer rapidamente e a inteligência da bateria é a chave para desbloquear o potencial daquela que é a parte mais fundamental de um VE.”, adiciona o CEO da WAE Technologies, Craig Wilson.

A Elysia baseia-se na experiência incomparável da WAE em desenvolver baterias de alto desempenho, adquirindo o fornecimento exclusivo de baterias para uma série de aplicações para um automobilismo elétrico, bem como de design e desenvolvimento de baterias para hiperesportivos elétricos. A Elysia é a primeira oferta de software da WAE para o mercado de massa, combinando um conjunto de inovações que podem desbloquear o verdadeiro potencial de qualquer bateria. A Elysia vai oferecer dois produtos principais: Elysia Embedded e Elysia Cloud Platform, que vão oferecer gestão de bateria e um sistema baseado no armazenamento em nuvem.





Fotos: Williams Advanced Engineering (WAE) / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil