Ford lança a nova geração do Mustang no Brasil, que chega por R$ 529.000 e com 488cv

Ford lança oficialmente o novo Mustang no Brasil, que desembarca em nosso mercado com a versão GT e com preço de R$ 529.000, mais barato que o anterior



A Ford lançou oficialmente a nova geração do Mustang no Brasil, que estreia em nosso país com uma versão única que não era mais oferecida antes, na antiga geração, que tinha apenas o Mach1. Em sua sétima geração, o novo Mustang estreia como uma evolução da antiga geração, que completaria dez anos de lançamento neste ano de 2024, lá nos Estados Unidos. Com menos de um ano e meio do seu lançamento nos EUA, o cupê desembarca com mais recursos de tecnologia e conectividade.

Chamado de S650, a nova geração visualmente se destaca por contar com linhas evolutivas, como mencionado acima. Na dianteira, o esportivo ganha linhas mais retilíneas. Prova disso é a grade dianteira hexagonal com linhas mais retas, com o tradicional cavalinho do Mustang ao centro. A parte inferior da grade possui um acabamento em preto brilhante, em ‘U’, que aumenta o tamanho da grade. Nas extremidades da grade dianteira, existe um acabamento com formato vertical. O esportivo ainda possui grelha com estilo em colmeia.

Os faróis ficam mais afilados e compridos, que possuem três seções divididas de iluminação, chamadas pela Ford de LED Tri-Bar. Eles são divididos em três partes, tanto nas luzes diurnas (DRL) em LED na parte superior, assim como nos faróis principais com três projetores, que garante luzes Full-LED. Os faróis a grade dianteira se conectam com um vinco, que aumenta a sensação de esportividade e de poucos amigos do Mustang. O para-choque dianteiro possui uma entrada de ar inferior trapezoidal e mais duas entradas de ar, uma de cada lado, com um estilo mais retangular. Essas entradas de ar são conectadas com um acabamento em plástico preto e com uma entrada de ar vertical.



Junto com essas entradas de ar verticais, está um vinco em ‘C’, que se conectam com o desenho inferior da entrada de ar das extremidades inferiores. Por fim, ele possui um splitter em preto brilhante. No capô, ele tem linhas mais aerodinâmicas e a versão GT traz saídas de ar no capô junto de um acabamento preto brilhante. Em termos de vincos, o novo Mustang possui vincos que nascem acima dos faróis, bem nas extremidades do capô e outros vincos nascem a partir da grade dianteira. Ao centro, ele possui um novo vinco solitário, que favorecem que essa geração tenha um design mais invocado.

Nas laterais, o esportivo também tem um estilo que lembra seu antecessor. O perfil da dianteira mostra as linhas mais retas e com a dianteira com um caimento em cunha, mas mantém o capô longo. O para-lama dianteiro traz o logotipo 5.0, se orgulhando do motor Coyote. O desenho das janelas pouco muda, que ganha uma janela traseira lateral mais compacta, por conta de um vinco ascendente das janelas a partir da coluna B. As portas mantiveram quase o formato do modelo anterior, com maçanetas convencionais. As laterais também recebem vincos mais suaves.

Destaque para um friso que nasce a partir do desenho dos faróis e termina no para-lama traseiro, após a porta. Há ainda um novo vinco nasce na parte inferior da carroceria, no para-lama dianteiro, passa pela porta e termina no para-choque traseiro, enquanto os arcos das caixas de rodas ajudam a alargar a carroceria. O para-lama traseiro ainda define um vinco próximo da janela vigia e termina na traseira do esportivo. Os retrovisores estão na coluna das portas, ganhando um novo design e com repetidores de setas integrados. As rodas do GT são de alumínio e de 19 polegadas, calçadas com pneus 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira.



No teto, o esportivo possui uma antena estilo barbatana de tubarão. Já de traseira, destaque para as lanternas com uma nova representação das três barras verticais, inseridas dentro de um acabamento em preto brilhante. A traseira fica um pouco mais curta, provocado por conta do caimento do vidro traseiro, que está mais inclinado e a tampa do porta-malas também traz linhas mais retas. A tampa do porta-malas ganha uma abertura um pouco maior, igualmente de linhas retas. Na tampa, ele possui um desenho côncavo e um vinco horizontal que une as lanternas.

Abaixo desse vinco está o logotipo GT. A tampa do porta-malas também possui um aerofólio que ajuda no downforce do esportivo. O para-choque traseiro abriga o espaço para a placa traseira e acima existe um vinco horizontal que se conecta com as extremidades das lanternas. O para-choque também traz um acabamento em plástico preto na parte inferior. Nele, ao centro, ele possui a luz de ré em posição horizontal e nas extremidades existem os refletores horizontais, que estão acima das duas saídas de escape, duas de cada lado.

No interior, a Ford deu ao Mustang uma cara moderna. Ele se destaca pelo quadro de instrumentos com tela digital de 12,4 polegadas e uma central multimídia SYNC 4 com tela de 13,2 polegadas, que possui conectividade com Android Auto, Apple CarPlay e Amazon Alexa sem fio, logo ao lado do quadro de instrumentos. A parte inferior da central, tem alguns atalhos como o do volume do áudio e comandos do ar-condicionado, além de ajustes dos bancos elétricos. Para o motorista, a Ford trouxe um novo volante com desenho mais moderno, de três raios, base inferior achatada e com controles multifuncionais.



Ele possui o logotipo do cavalinho ao centro. Já o painel ganha duas saídas de ar-condicionado centrais com desenho mais quadrado e contorno prateado. Nas extremidades do painel, ele possui mais saídas de ar quadradas, menores e com contorno prateado. O painel dessa nova geração possui poucos comandos por botões no painel. Abaixo das saídas de ar centrais, ele tem os comandos do Start/Stop, modos de condução, pisca-alerta, desembaçador e volume do sistema de som. Acima, existe um botão que desliga o airbag do passageiro. No console central, a Ford possui entradas USB-A e USB-C, além de tomada 12V.

Abaixo das entradas USB e da tomada, há um espaço para carregador por indução para smartphones, junto de um pequeno porta-objetos. O grande destaque do console é a alavanca de câmbio, dois porta-copos e a alavanca do freio de estacionamento quase ao lado do motorista. Nos painéis das portas, há maçanetas prateadas com um sistema de iluminação. “Essa nova geração inaugura mais um capítulo na história do Mustang, que tem uma trajetória única dentro da indústria e impressiona pela capacidade constante de evolução e inovação. E todo esse sucesso, na verdade, tem uma razão muito simples: a grande paixão que, assim como os fãs, todos os times da Ford têm por esse produto”, diz Rogelio Golfarb, Vice-Presidente da Ford América do Sul.

Internamente, o Mustang possui espaço para quatro ocupantes, em uma disposição 2+2. Desenvolvido a partir da mesma plataforma D2C, o novo Mustang possui 4,811 metros de comprimento, 2,719 metros entre os eixos, 1,958 metro de largura e 1,398 metro de altura. O cupê tem um porta-malas de 382 litros, peso de 1.836kg e um tanque de combustível de 60 litros. Mecanicamente, a nova geração traz o motor 5.0 V8 Coyote a gasolina que desenvolve 488cv e 57,5kgfm, associado a um câmbio automático de 10 marchas, junto de uma tração traseira. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 4,3 segundos e chega aos 250km/h, limitado eletronicamente.



O consumo será de 6,1km/l na cidade e 8,8km/l na estrada, de acordo com o InMetro. O cupê possui uma distribuição de peso de 55% na dianteira e 45% na traseira. Suas barras estabilizadoras, herdadas do Mach 1, contribuem para uma rigidez torsional 30% maior, que aprimora a dirigibilidade. “O novo motor Coyote é muito forte e entrega 80% do torque máximo a apenas 2.000rpm. Ele é mais rápido que o Mach1, com 5cv a mais na potência e 8,0kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100km/h, de 4,3 segundos, é praticamente a mesma. Mas em trechos maiores, como 0 a 200km/h, por exemplo, o ganho é perceptível”, explica Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.

 A Ford fala que a nova geração traz uma série de vários aprimoramentos na direção, suspensão e freios para proporcionar uma experiência de direção incomparável. Uma das novidades fica por conta da suspensão adaptativa MagneRide com quatro opções de ajuste, sistema de detecção automática de buracos e barras estabilizadoras herdadas do Mach 1, que aumentam a rigidez torsional. Os freios são Brembo de alta performance tanto na dianteira como na traseira, com discos maiores e pinças com seis e quatro pistões, respectivamente.

O esportivo ganha um freio de estacionamento eletrônico Drift Brake, que permite manobras de derrapagem controlada das rodas traseiras, é outra novidade que amplia o leque de técnicas de pilotagem. Falando também em equipamentos de desempenho, estão o Line Lock para manobras de Burn Out, cronômetros e medidores auxiliares no Track Apps. O novo Mustang possui seis modos de condução, incluindo um de arrancada e outro configurável, são eles: Normal, Sport, Escorregadio, Pista e Pista Drag. Também é possível configurar até seis modos de condução personalizados, usando os três modos de direção elétrica, os quatro modos de escapamento e os quatro modos de suspensão.



Todos os modos alteram direção, a sensibilidade do acelerador, a rigidez da suspensão e o ronco do escapamento, até a aparência do painel de instrumentos para diferentes situações de rodagem. “O novo Mustang GT Performance tem uma dirigibilidade impressionante, extremamente agradável e previsível. As relações de direção mais rápidas, a dinâmica em curvas, a maior potência em linha reta e as respostas de aceleração e frenagem são muito superiores ao antigo GT e, em alguns aspectos, melhores também que as do Mach 1”, destaca Luís Gozzani, Piloto de Testes e Engenharia Veicular da Ford.

De acordo com a Ford, a nova geração do Mustang será vendido em todas as 110 concessionárias no país, com entregas previstas para o final de junho. Aqui, o novo Mustang será vendido com oito cores, entre elas, o Vermelho Zadar, Vermelho Arizona, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza Catalunha e Preto Astúrias. “A nova geração do Mustang não é uma evolução e sim uma revolução no design. Tudo nele remete a musculatura. E quando se destrava o carro ele exibe um show de luzes na dianteira e na traseira. A projeção do ícone do cavalo no chão é outro sinal de boas-vindas.”, diz Andréa Sagiorato, Designer da Ford América do Sul.

A Ford confirma ainda que o novo Mustang passa a ser equipado com o Minhas Experiências Ford, que inclui o app FordPass Connect, agendamento de serviços online, serviço leva e traz, Guia 360, acompanhamento preventivo inteligente e atendimento do Ford Concierge. Vendido em versão única, a GT, o novo Mustang possui uma ampla gama de equipamentos de série, como o novo sistema de som Bang & Olufsen, de 900W, que vem com 12 alto-falantes, incluindo subwoofer. Veja mais detalhes do esportivo abaixo. 



Mustang GT Performance

De série, ele será vendido com escapamento duplo com quatro ponteiras cromadas e ajuste de válvula ativo, freio de estacionamento de alta performance – Drift Brake, freios de alta performance Brembo, Line Lock – sistema de pré-aquecimento dos pneus traseiros, suspensão Adaptativa MagneRide, emblemas GT Performance na traseira e logotipos laterais 5.0, faróis e lanternas Full-LED, luz de aproximação com a projeção do emblema do Mustang, brake-light em LED, luzes de assinatura com DNA Mustang e rodas de 19 polegadas (pneus dianteiros 255/40 R19 e pneus traseiros 275/40 R19). A lista cresce com retrovisores externos com luzes indicadoras de condução, retrovisores externos com rebatimento e ajustes elétricos, soleiras das portas iluminadas e com emblemas Mustang e spoiler traseiro na cor do veículo. Há ajuste de altura e profundidade do volante, banco traseiro rebatível, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados com ajustes elétricos, bancos parcialmente revestidos em couro com costuras constrastantes, console central com porta-objetos e descansa braço integrado, emblema interno Mustang, iluminação interna ambiente configurável, luz de leitura, painel de instrumentos digital 12,4 polegadas e tela touchscreen integrados de 13,2 polegadas, para-sol com espelho e luzes de cortesia  (motorista/passageiro), tapetes de carpete com costuras contrastantes, volante aquecido e revestido em couro. Em termos de segurança, são sete airbags (dois dianteiros, dois laterais dianteiros, dois de cortina e um de joelho, para o passageiro), alarme de segurança com imobilizador e sensores de inclinação, alerta de colisão frontal, assistente de frenagem autônoma (AEB) com detecção de pedestre/ciclista, Assistente de Partida em Rampas (HLA), assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de manobras evasivas, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionadores, cintos de segurança traseiros de 3 pontos, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS), espelho retrovisor interno eletrocrômico, Farol Alto Automático, Farol Automático, freios a disco nas 4 rodas, freios ABS com EBD e ISOFIX – ganchos de fixação de cadeiras de crianças. O cupê também possui luzes de condução diurna (DTRL), Piloto Automático Adaptativo (ACC) com Stop & Go, Pothole Mitigation – detecção automática de buracos, sensor de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), sistema de monitoramento de ponto cego (BLIS) com alerta de tráfego cruzado, travamento elétrico das portas, ar-condicionado automático digital de duas zonas, câmera de ré, carregador de celular por indução, chave com sensor de presença: Acesso inteligente e Partida sem chave (Ford Power), freio de mão eletrônico, função Auto Hold, sensores traseiro de estacionamento, vidros elétricos com abertura e fechamento com um toque para cima/baixo, B&O Premium Sound System by Bang & Olufsen com 11 alto-falantes e um subwoofer, Bluetooth, comandos de áudio e voz no volante, entradas USB tipo A e tipo C, GPS embarcado e central com conectividade via FordPass. Este possui agendamento de serviços na rede autorizada, alerta de acionamento do alarme no celular, alertas de funcionamento do veículo, partida remota agendada, partida remota com acionamento do ar-condicionado, sistema de localização do veículo no celular, status de pressão dos pneus, status remoto do veículo (nível da bateria de combustível, hodômetro, autonomia) e travamento e destravamento remoto do veículo.



Preço

  • Ford Mustang GT Performance 5.0 V8 AT10 – R$ 529.000



Fotos: Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto