Honda trabalha no desenvolvimento de um novo esportivo; Acura também quer o seu
Honda cada vez mais próxima de desenvolver um esportivo no ano do seu 75º aniversário; nome Prelude foi registrado em patente recentemente no USPTO
A Honda parece estar engajada no desenvolvimento de um
esportivo desde que o Civic Coupé saiu de linha com a chegada da nova geração
do Civic. O novo esportivo pode ser apresentado durante este ano, possivelmente
com uma versão de produção. Comemorando seu aniversário de 75 anos em outubro
do ano passado, a marca só faz aniversário de 76 anos em outubro, ou seja, um
esportivo pode aparecer nos próximos meses. A marca já tinha dado as primeiras pistas
sobre o desenvolvimento de um novo esportivo.
As histórias remontam ainda em 2018, quando surgiu os primeiros
rumores e continuaram em meados de 2021, quando ainda se imaginava que se
tratava do retorno do S2000. Mas ano passado a marca pediu registro de patente
do nome Prelude no United States Patent and Trademark Office (USPTO), e tudo
ficou mais claro sobre o retorno de qual esportivo que a marca estaria
trabalhando. Também no ano passado, o Vice-Presidente da Honda na Europa, Tom
Gardner, disse ao Autocar que a marca estaria estudando possibilidades de ter
um modelo esportivo em breve.
“Vamos caracterizar a marca, especialmente na Europa, como duas palavras – trabalhamos em estreita colaboração com a I&D para garantir que os nossos produtos incorporem isso – que são 'avançados' e 'esportivos'. A Honda tem uma base tecnológica muito forte. Não tecnologia apenas pela tecnologia, mas tecnologia que agrega novo valor aos clientes.”, disse Gardner ao site inglês. Atualmente, o único esportivo que a japonesa possui em linha é o Civic Type-R, que é equipado com um motor 2.0 Turbo capaz de desenvolver 330cv de potência.
"E adoramos um carro esportivo. Amamos o desempenho e estamos muito gratos pela forte reacção que tivemos ao mais recente Type R. Há uma enorme procura por ele e o desempenho tem sido muito apreciado. Nós realmente gostaríamos de vê-lo bater o recorde de Nürburgring no mês passado, e isso é uma parte importante da nossa marca.”, concluiu Gardner. Quem também parece que está interessada em desenvolver um esportivo é a Acura. Uma nova geração do NSX, por exemplo, é fortemente cotada para voltar ao mercado nos próximos anos, já sendo elétrico.
“Nossa equipe de design da Acura em Los Angeles está sonhando com o futuro do Acura Precision Crafted Performance na era EV. modelo está inspirando todos em nosso estúdio a ultrapassar os limites e queríamos compartilhar a diversão com nossos fãs do Acura.”, Dave Marek, Diretor Executivo de Criação da Acura. De acordo Marek, o modelo não foi mostrado ainda e parece provável que um conceito antecipe um novo NSX nos próximos anos. Vale destacar que o conceito da segunda geração do NSX nasceu em 2012 e só deu origem a um modelo de produção em 2017, ou seja, podemos ter alguns anos sem o cupê.
“Já ouvi muitas vozes expressando que gostariam de um S2000 de próxima geração. Os engenheiros de desenvolvimento da Honda são rápidos em desenvolver carros esportivos se houver solicitação. A Honda sempre teve paixão por oferecer diversão aos seus clientes, com uma mentalidade esportiva e características distintivas”, disse o então CEO da Honda, Takahiro Hachigo, em 2017. Em 2018 a marca negou o desenvolvimento do esportivo dando a entender que o consumidor não busca mais esse tipo de veículo, considerado pouco prático. Quem sabe um cupê um pouco menor, como o Prelude, faça mais sentido.
Fotos: Honda / divulgação
Comentários
Postar um comentário