Maserati vai encerrar a produção de Ghibli, Levante e Quattroporte com motor 3.8 V8

Maserati confirma o fim de linha do motor V8, usado por Ghibli, GranTurismo, Levante e Quattroporte; italiana do tridente aposta alto na sua eletrificação 



A Maserati confirmou que se despediu dos motores V8 na sua linha de produtos. A marca italiana vai deixar de produzir automóveis com o motor, que até pouco tempo estava no cofre de motor do Ghibli, GranTurismo (de geração anterior), Levante e Quattroporte. Esse motor 3.8 V8 Twin Turbo vai se despedir entregando 572cv de potência, sendo um motor de origem Ferrari que a marca também usou nos últimos anos. De acordo com informações, a produção foi encerrada em dezembro de 2023.

Isso indica que a produção pode ter algumas unidades produzidas com esse motor ainda neste ano de 2024. Nos últimos meses, apenas Ghibli, Levante e Quattroporte usavam esse motor, uma vez que o GranTurismo ganhou uma nova geração com motores bem mais modernos – inclusive, com uma opção de motor elétrica chamada de Folgore. Além do GranTurismo, o Grecale já possui uma versão elétrica e o GranCabrio será o próximo, ou seja, a marca segue trabalhando para ter uma linha de veículos eletrificados. Todos os modelos já terão uma versão elétrica até meados de 2025 e isso se explica com novas gerações de Levante e Quattroporte.

O Ghibli vai sair de linha e o Quattroporte de nova geração será um sedã de porte intermediário entre os dois sedãs atuais. Até 2030, toda a linha da Maserati será 100% elétrica, abandonando o restante dos motores a combustão. A história dos motores V8 dentro da empresa começou em 1959, com o 5000GT. Desde então, 100.000 unidades de carros da marca foram vendidos com diferentes tipos de motores V8. Hoje, o 3.8 V8 é usado nas versões Trofeo de Ghibli, Levante e Quattroporte. Em seu auge, o motor já alcançou 598cv e torque de 73,9kgfm.

Esse deve ser o segundo motor que a Maserati se despede em menos de dois anos. Em 2022, a marca se despediu dos motores 3.0 V6 biturbo e o 4.7 V8 aspirado, além do 3.8 V8 Twin Turbo, que também fazia parte do pacote. O fim do fornecimento destes motores desenvolvidos pela Ferrari, forçando a Maserati a ter motores novos, mais eficientes e eletrificados. Esse anúncio foi feito em 2019, ou seja, há pelo menos cinco anos já se sabia que isso aconteceria. O fim do motor V8 no catálogo da Maserati terá uma série especial de despedida, para Ghibli e Levante.



Fotos: Maserati / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em maio de 2023: GWM Haval H6 surge em 44º

Mercado, maio de 2023: vendas crescem e dupla de chinesas são o grande destaque do mês

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Jeep registra as primeiras imagens de patente do Wagoneer S no Brasil, por meio do INPI

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte II

Jetour lança imagens teaser do Shanhai L9 reestilizado e com motor PHEV na China

Exeed revela as primeiras imagens teaser do novo VX reestilizado e híbrido plug-in

Renault reajusta os preços da Oroch no Brasil e picape agora começa em R$ 121.450

Fábrica de baterias da Stellantis e LG em Windsor, no Canadá, ganha incentivos fiscais

Zeekr confirmou mais imagens teaser da 007 GT, que estreará este ano na China e Europa