Porsche confirma que elétricos terão autonomia superior a 1.000km com novas tecnologias

Porsche confirma que em breve os seus carros elétricos terão capacidade de oferecer autonomia de 1.300km graças a evoluções no ânodo das baterias 



A Porsche confirmou que vai continuar trabalhando em uma linha de automóveis elétricos e trabalha, inclusive, para fazer com que esses carros tenham maior autonomia. Para isso, a marca alemã confirmou que não demora muito até seus carros terem uma autonomia de 1.300km, graças a uma evolução nas baterias que não estão relacionadas diretamente com as baterias. Há uma tecnologia em desenvolvimento relacionada com o ânodo das baterias, que seria uma grande forma de otimizar o componente e oferecer uma autonomia maior.

O ânodo é o responsável por ser um elétrodo onde a carga elétrica positiva flui para o interior de um dispositivo elétrico polarizado. Ele tem a função de ser um polo por onde entra a corrente de energia e por onde saem os elétrons em uma reação química. Em uma bateria de íons de lítio, o eletrodo é como uma folha de revestimento de metal com um líquido chamado de pasta. Os eletrodos positivos são feitos de alumínio e o eletrodo negativo é feito de cobre. Otimizar o ânodo, por exemplo, será uma forma de permitir que a bateria tenha mais autonomia, usando grafite como um material anódico ativo.

Uma alternativa seria desenvolver baterias com ânodos de silício que oferecem até 10 vezes mais capacidade de armazenamento e as células com capacidade de carregamento rápido podem ser carregadas de 5% a 80% em menos de 15 minutos com esses ânodos. A Porsche observa que as particular de silício se expande 300% quando absorvem o lítio, o que significa que a vida útil da bateria seria prejudicada. Outra solução é trabalhar para aumentar a proporção de níquel no cátodo, permitindo maior capacidade de carga.

“No médio prazo, podemos esperar que a combinação da nova química do ânodo e do empacotamento denso das células permita um alcance do veículo de 1.300km. Acho que veremos aumentos de 30 a 50 por cento no alcance de veículos premium no futuro”, disse o Diretor do Instituto Helmholtz Ulm e Chefe da Unidade de Pesquisa de Sistemas de Armazenamento de Energia no Instituto de Tecnologia de Karlsruhe e também Professor, Maximilian Fichtner. A Porsche já é uma das marcas que trabalham no desenvolvimento de baterias de estado sólido, que oferecem uma densidade 50% maior e que tem tempos de recarga muito mais rápido, em estações de até 500kW, por exemplo. 



Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV