Honda e Toyota tem olhando cada vez mais para o desenvolvimento de software dos seus carros

Rivais, Honda e Toyota querem contratar mais engenheiros de software para concorrer com os elétricos da Tesla e se tornarem mais competitivas 



Nipônicas e rivais, Honda e Toyota duelam em todo o mundo com produtos que parecem serem os maiores concorrentes de um e de outro. Mas, dessa vez, as duas marcas se preparam para uma nova batalha. Essa rival em comum das duas marcas é a Tesla, que liderou nos últimos anos o desenvolvimento de carros puramente elétricos. Para não ficarem para trás, as duas marcas anunciaram que vão investir pesado na contratação de novos engenheiros de software, a fim de se tornarem mais competitivas entre os elétricos.

Cautelosas em suas ações, as marcas têm ficado cada vez mais para trás no mercado de elétricos, apesar de serem líderes no desenvolvimento de novas tecnologias como carros híbridos e movidos a células de hidrogênio. De acordo com informações do jornal japonês Nikkei Asia, as duas empresas focaram em um investimento pesado em carros elétricos para se tornarem mais competitivas. A Honda mesmo, de acordo com o jornal, vai passar a ter 10.000 engenheiros de software até meados de 2030, o dobro do número de programados que tem hoje, por exemplo.

A Honda também quer aumentar a sua parceria com a empresa indiana KPIT Technologies, que possui a sua própria equipe de engenharia de software, além de trabalhar com a Sony e com a nova marca de veículos que elas possuem em conjunto, a Afeela. A Toyota, por outro lado, vai lançar um programa de reciclagem e espera ter cerca de 18.000 engenheiros de software nos próximos anos. Até meados de 2025, engenheiros de software devem responder por 50% do quadro de novos funcionários da marca. No caso da líder de vendas globais do mundo, a estimativa é não só desenvolver elétricos, mas também a condução autônoma.

Ambas as asiáticas acreditam que o modelo desempenhado pela Tesla é um bom exemplo de sucesso no desenvolvimento dos seus elétricos, apesar de não ser o único caso. No caso da Tesla, a marca permita que eles sejam atualizados de forma remota com o Over-The-Air (OTA), trazendo novidades em termos de desempenho e dinâmica do carro. Além da mecânica, novos recursos também são atualizados em algumas atualizações – como se veículos se aproximassem de smartphones, smart TVs e computadores, por exemplo.

Essa área da indústria automotiva deve aumentar bastante nos próximos anos. Marcas como a Volvo e a Volkswagen, por exemplo, tiveram problemas com seus sistemas recentemente, ligando um alerta que este será mais um item a se preocupar durante o desenvolvimento de novos carros e, especialmente, novas plataformas. 



Fotos: Honda / divulgação | Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD revela teaser do Song Ultra EV para a China e confirma SUV com motores elétricos

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Iveco quer fazer da fábrica de Sete Lagoas (MG) um polo de exportação para a América Latina

Mercado: as marcas de carros mais vendidas do Brasil em 2023; Fiat lidera e VW avança

BYD registra imagens de patente do novo Tang na China, que ganhará nova reestilização

Lynk & Co registra imagens de patente do Z20 na China e antecipa novo SUV com 340cv

Jeep convoca um recall que envolve Renegade, Compass e Commander 2024 e 2025

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

BMW Série 2 Active Tourer é vista em testes no Brasil, mas minivan não voltará ao país

Geely revela novas imagens teaser do Galaxy M7, novo SUV médio híbrido plug-in