Renault possui uma equipe dedicada ao 'Acervo Histórico' da coleção da marca no Paraná

Renault conta com equipe dedicada ao ‘Acervo Histórico’, responsável por cuidar dos veículos emblemáticos da marca e restaura uma unidade do Gordini II 1966



A Renault confirmou que possui uma equipe dedicada ao seu Acervo Histórico no Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais (PR). A oficina dedicada aos veículos históricos da francesa conta com uma equipe de restauração que possui funcionários mais veteranos da empresa, a maioria com mais de 25 anos de trabalho junto com a Renault. Eles são responsáveis pela conservação, manutenção e restauração de todos os veículos que compõe o acervo, respeitando todas as características originais do projeto.

A Megane Scenic que recentemente foi apresentada para comemorar os 25 anos do início da produção nacional da marca passou pela equipe de restauração com uma ampla revisão, já que a unidade sempre foi guardada pela Renault. A equipe no momento das imagens trabalha na restauração do Willys Gordini II 1966, que passa por uma completa recuperação de carroceria, mecânica e acabamentos internos. A equipe também vai trabalhar com dois outros projetos, sendo um raro Clio V6 que está em terras brasileiras e uma unidade de um Fluence que corre no Campeonato Brasileiro de Marcas, que aconteceu entre 2015 e 2018.

“Preservar os veículos que compõem a história da Renault é fundamental, pois cada veículo conta um pedaço da nossa história de inovação ao longo dos anos. E ver colaboradores da marca engajados neste propósito nos traz muito orgulho”, explica Caique Ferreira, Diretor de Comunicação da Renault do Brasil. Atualmente, a Renault conta com um total de 16 veículos que são expostos de forma rotativa nas quatro fábricas e na recepção principal do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). São modelos diferentes que contam os momentos da Renault no Brasil.

Na coleção, a Renault confirma que possui veículos produzidos localmente, ícones globais, carros-conceito e até modelos de competição. “É um grande desafio, mas também uma satisfação muito grande para nós a manutenção e recuperação destes veículos”, explica Vagner Mansan, Diretor das Fábricas de Veículos da Renault do Brasil, há mais de 25 anos na empresa. Atualmente, o Acervo Histórico da Renault conta com duas unidades do Willys Gordini II, ambos de 1966, o Willys Interlagos conversível (que é um Alpine A110), a primeira Megane Scenic produzida em série e um dos primeiros Kwid feitos no Paraná.

O acervo ainda possui o Fluence do Campeonato de Marcas e o Clio V6 já citados, além da Oroch Concept de 2014 e o Duster Extreme Concept. De produtos globais, a lista ainda possui uma réplica do Voiturette, que é uma réplica de um dos primeiros carros construídos pela Renault, em 1898. Ele foi apresentado em 1998 em comemoração ao seu centenário. A lista aumenta com o 4CV, um Megane R.S. 2013 e uma unidade do Renault Sport, o R30, que competiu a temporada de 2010 com os pilotos Robert Kubica e Vitaly Petrov. 








Fotos: Renault / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança oficialmente o Song Pro no Brasil, com motor de até 235cv e por R$ 189.800

Volvo lança promoção do EX30 no Brasil, além de condições para XC40, C40, XC60 e XC90

Baojun apresenta a chegada do Yunduo na China, o concorrente direto do BYD Dolphin

Volkswagen registra imagens de patente do ID.7 S na China, que será da joint-venture SAIC-VW

Iveco lança o eDaily no Brasil, contra o Ford E-Transit, em três versões e parte de R$ 549.000

Renault lança promoção em julho no Brasil para quase toda a linha, inclusive com elétricos

BYD lança promoção '48 Horas Eletrizantes' e tem condições até o final deste mês

JAC Hunter é uma das apostas da marca chinesa para este segundo semestre no Brasil

Peugeot lança o novo E-2008 no Brasil, elétrico que chega com melhorias e um motor de 158cv

Kia confirma que vai manter os preços no Brasil mesmo com aumento da alíquota de IPI