Haval apresenta oficialmente a nova geração do H5 na China, apenas com motor 2.0 Turbo
GWM faz a Haval apresentar na China a nova geração do H5, seu novo utilitário esportivo de grande porte, que estreia com motor 2.0 Turbo de 224cv
A Great Wall Motors (GWM) revelou mais uma novidade para a
sua marca, a Haval. Trata-se do H5, que estreia como um dos maiores utilitários
esportivos da marca, com mais de 5,00 metros de comprimento. O H5 já é um nome
bastante conhecido dentro da marca Haval, sendo lançado em 2010 na primeira
geração, e deixou o mercado em 2021. Agora, retorna com a segunda geração com
um design que lembra as picapes Great Wall/Poer, especialmente lembrando a
Shanhai, apresentada no final de 2022.
O novo H5 parece ter sido apresentado como um utilitário
esportivo da picape, assim como o Tank 500 também lembra nesse quesito. Sendo
uma opção mais simples, o H5 possui faróis dianteiros com um design mais
quadrado, que possui projetores em LED e luzes diurnas (DRL) em LED mais
abaixo. A parte superior dos faróis possuem um acabamento cromado que se
conecta com a grade dianteira. Falando nela, a grade dianteira possui uma borda
com acabamento cromado e com duas grossas barras horizontais, que a barra
superior sustenta o logotipo da marca.
O para-choque dianteiro possui um desenho relativamente simples. Há uma entrada de ar trapezoidal igualmente com duas barras horizontais e um peito em preto na parte inferior. Vincos que partem da grade dianteira delimitam o design dos faróis de neblina nas extremidades, com um acabamento em plástico preto com desenho horizontal. Há mais vincos na parte na parte inferior do para-choque dianteiro e um vinco horizontal abaixo da grade dianteira, interrompido apenas pelo espaço para a placa dianteira. No capô, o SUV possui vincos que são bem perceptíveis.
Há um par de vincos, na verdade, sendo que os mais internos terminam no para-brisa e os vincos das extremidades se conectam com as colunas A. De perfil, o H5 comprova o quão grande ele é. Com uma ampla relação entre os eixos, o SUV possui vincos que nascem a partir dos faróis e terminam ainda na porta dianteira, com um estilo bumerangue. Com um design muito semelhante, um outro vinco nasce na porta traseira e se conecta com as lanternas, também num estilo bumerangue. Ainda falando sobre vincos, existe um na parte inferior da carroceria.
Ele nasce no para-choque dianteiro e termina no para-choque traseiro, passando pela parte inferior das portas. Os para-lamas tem vincos que acompanham o desenho das caixas de rodas e ajudam a alargar os para-lamas do novo H5. Há uma boa área envidraçada, tanto nas portas como na janela vigia – que são separadas por uma coluna C. Nas portas, os vidros contam com a companhia de um friso cromado em ‘L’ na parte inferior dos vidros. Já as portas tem maçanetas convencionais e os retrovisores tem base nas portas, com repetidores de setas integrados.
Por fim, as rodas variam de 17 a 18 polegadas (245/65 R17 e 245/60 R18). No teto, ele possui um comprido rack de teto prateado de 2,60 metros de comprimento (que permite carregar objetos de 80kg a 100kg), um teto solar panorâmico de 0,80m² e uma antena Shark. Na traseira, o H5 possui um aerofólio com brake-light integrado e um vidro traseiro reto, que se conecta com as janelas vigias por conta de um acabamento em preto brilhante na coluna D. A traseira do H5 possui um desenho quase todo reto, com lanternas que são verticais e com desenho em ‘C’, com uma iluminação completamente em LED.
Entre as duas lanternas existe uma barra em preto brilhante. Nela, está o nome Haval escrito por extenso. Logo abaixo do nome do logotipo, existe um espaço para a placa. A tampa do porta-malas é grande e possui um vinco na parte inferior, que se conecta com a parte inferior das lanternas. O para-choque traseiro possui um vinco interrompido que invade a parte mais inferior da tampa do porta-malas e um acabamento em plástico preto com duas saídas de escape e refletores horizontais, ambos posicionados nas extremidades. Por dentro, o novo H5 possui um design que se assemelha bastante com os últimos lançamentos da chinesa.
Começa com o quadro de instrumentos com uma tela de 10,25 polegadas, enquanto o volante é convencional, de três raios e com controles multifuncionais. Há detalhes em preto brilhante e prateado, como acontece com o raio inferior do volante. O painel possui linhas simples, com uma central multimídia destacada do painel de 12,3 polegadas e um painel com saídas de ar das extremidades destacadas do painel e com um desenho vertical, com detalhes prateados. Na frente do passageiro existe uma faixa prateada, enquanto as saídas de ar centrais são horizontais e posicionadas logo abaixo da central.
Mais abaixo, ele possui uma série de comandos por botões prateados, uma vez que nem tudo está na central. A maioria destes comandos está relacionado com o sistema de ar-condicionado, além de ter o pisca-alerta. No console central, o novo H5 possui duas entradas USB e uma tomada 12V, além de espaço para um smartphone carregar por indução. O câmbio é igual ao dos últimos lançamentos da Haval e possui um estilo tipo alavanca de avião, com dois pequenos porta-objetos nas laterais do câmbio. Mais atrás existe espaço para dois porta-copos.
O SUV também possui um console central com descansa-braço e porta-objetos. Os painéis das portas possuem um desenho que se conecta com as linhas do painel, especialmente por vincos que vem do painel e tem seguimento nos painéis das portas. Nas portas também existe um acabamento prateado onde fica a maçaneta inserida e mais abaixo ele possui o descansa-braço com acabamento em couro e os controles dos vidros e das portas. O SUV possui bancos em couro preto ou em marrom e preto. Falando em bancos, apesar de todo o espaço interno que possui, o H5 tem uma disposição de cinco lugares (2+3).
A diferença é que a segunda fileira de bancos, além de um ótimo espaço para as pernas, ainda possui a possibilidade de reclinar os bancos entre 27º e 31º. O interior também oferece uma boa praticidade ao contar com 37 porta-objetos espalhados por todo o interior – incluindo até mesmo no assoalho do porta-objetos, que possui divisórias que podem ser úteis na divisão de objetos. Desenvolvido a partir de uma base em chassi, o novo H5 possui 5,190 metros de comprimento, 3,140 metros entre os eixos, 1,905 metro de largura e 1,835 metro de altura.
Ele também traz uma altura em relação ao solo de 20,0 centímetros (que permite atravessar trechos alagados de 60 centímetros de profundidade), ângulo de ataque de 25º e de saída de 22º, além de um porta-malas com capacidade de 700 litros, mas pode chegar até 2.116 litros de capacidade com a segunda fileira de bancos – algo como 27 malas que podem ser carregadas pelo SUV ou que pode se transformar em uma cama de dois metros de comprimento. Há ainda tanque de combustível de 80 litros e um peso que varia de acordo com cada versão, mas que chega aos 2.630kg.
Mecanicamente, o novo H5 será equipado com o motor 2.0 Turbo a gasolina que desenvolve 190cv e 36,7kgfm de força, extraídos por um câmbio manual de 6 marchas. Ele também possui o mesmo motor 2.0 Turbo a gasolina, mas com uma configuração de 218cv e 38,7kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas, da ZF. Em alguns mercados, ele também será oferecido com um motor 2.0 Turbo Diesel de 163cv, com torque de 36,7kgfm com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8 marchas e torque de 40,8kgfm. Em termos de tração, existe a opção de tração traseira ou tração 4WD da Borgwarner.
Opcionalmente, ele pode ser comprado com um bloqueio de diferencial extra no eixo traseiro e alguns outros recursos. Ele possui uma suspensão independente na dianteira com duplo braço triangular e uma suspensão traseira não independente com eixo integral multilink de cinco braços. O sistema de freios é sempre a disco ventilado. De série, ele possui um sistema de som convencional de quatro ou seis alto-falantes, quatro airbags (dois frontais e dois laterais dianteiros), sistema de monitoramento de pressão dos pneus, ABS antibloqueio e sistema de distribuição de força de frenagem.
A lista aumenta com controle de estabilidade, controle de tração, alerta de mitigação de colisão, assistência paralela, assistente de manutenção de faixa com centralização da pista e manutenção de faixa de emergência, aviso de saída de faixa e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. O SUV adiciona mais itens como reconhecimento de sinais de trânsito e alarme de velocidade, assistência de engarrafamento, assistência de cruzeiro inteligente, frenagem automática de emergência, câmera panorâmica de 360 graus, sistema de cruzeiro, estacionamento automático e assistente de subida em rampas.
Também faz parte da lista o bloqueio mecânico do diferencial do eixo traseiro, teto solar panorâmico, sistema de partida sem chave com função de entrada sem chave, acabamento em couro superfibra no volante multifuncional, além de contar com ajuste de altura manual da posição do volante e paddle-shifters no volante. Os bancos possuem ajuste de altura e encosto manual ou elétrico, com aquecimento e ISOFIX no banco traseiro. Em termos de conectividade, possui três entradas USB (duas na primeira fila e uma na segunda fileira), central multimídia com tela de 12,3 polegadas com rádio FM/AM e atualização FOTA.
A central possui conectividade com internet e disponibiliza Wi-Fi aos ocupantes, Bluetooth com reconhecimento de voz, GPS e conectividade com celulares para atender ligações. O novo H5 também possui vidros elétricos dianteiros/traseiros com um toque e são antiesmagamento, retrovisor externo com ajuste elétrico, sensor de chuva, ar-condicionado digital com filtro de poeira e saída de ar na traseira para os ocupantes da segunda fileira. Na China, ele será vendido com as cores Xingyue Purple, Snow White, Black Ghost e Sky Gray, além das duas opções de acabamento interno, citadas mais acima.
Com quatro versões de acabamento, os preços começam em 122.800 a 167.800 yuans. A garantia do SUV é de três anos. A produção acontece na unidade de Baoding, província de Hebei, na China, de onde ele deve ser produzido ao mercado interno e exportado a outros países.
Fotos: Haval / divulgação
Comentários
Postar um comentário