GM interrompeu a produção em Gravataí (RS) por 17 dias durante a tragédia no RS

General Motors teve que paralisar a produção de Chevrolet Onix e Onix Plus em Gravataí (RS) por quase um mês por conta da tragédia no estado 



A General Motors (GM) confirmou que a fábrica de Gravataí (RS) sofreu no primeiro semestre deste ano por conta da tragédia que acometeu o estado gaúcho entre o final de abril e o mês de maio. Isso fez com que a empresa tivesse que, forçadamente, paralisasse a produção da dupla da Chevrolet, Onix e Onix Plus, dois dos principais produtos da marca. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, a GM paralisou a produção dos compactos no dia 2 de maio.

Inicialmente, a paralisação eram dois de day-off nos dois turnos da produção para ajustar o ritmo de produção à demanda do mercado, que duraria até dia 6/05. A previsão era que a retomada da produção voltasse no dia 7 de maio, o que claramente não aconteceu. Por conta das fortes chuvas que caíram nas regiões central e da serra do estado, a região metropolitana foi atingida alguns dias depois. "A gente fica muito preocupado com o que pode acontecer com a fábrica, mas sabemos que o acordo firmado foi feito com base naquilo que poderia ser feito pela montadora diante do cenário do mercado atual", disse o Presidente da Entidade Laboral, Valcir Ascari, ao Automotive Business.

No dia 7 de maio, quando estava previsto o retorno da produção, a GM confirmou que a produção não voltaria naquele dia e adiou o retorno. Com isso, entre os dias 7 e 10 de maio também não teve produção retomada e a previsão passou a ser o dia 13 de maio, disse o site. Em comunicado, a GM confirmou que nestes dias estava "trabalhado em conjunto com o Instituto GM e voluntários para apoiar empregados atingidos e a comunidade com doações". A produção também ficou paralisada entre os dias 13 e 17 de maio e só foram retomadas a partir do dia 19 daquele mês.

Com isso, a unidade ficou 17 dias paralisada. No dia 19, a produção retornou com primeiro turno e com cerca de 1.000 funcionários, que voltaram à linha de produção. O segundo turno voltou alguns dias depois porque a GM ainda "continuava monitorando as condições e adequando a produção do complexo industrial alinhada também ao reestabelecimento de fornecedores", disse o AB. Atualmente, os compactos Onix e Onix Plus são dois dos principais produtos da marca e vendem mensalmente mais de 10.000 unidades ao mês, em média. 



Fotos: GM / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

BMW confirma que novos carros com base Neue Klasse terão nova filosofia de design

Nissan revela teaser de um SUV elétrico que será apresentado em meados de 2027

Kia revela primeiro teaser da chegada da Carens Clavis na Índia, em versão reestilizada

Jetta pode desenvolver seus elétricos com a nova plataforma modular da Leapmotor

Toyota confirma a produção de um SUV de três fileiras de bancos e elétrico, no Kentucky

Mercedes-Benz revela teaser da nova geração do AMG GT 4-doors e estreia é neste mês