Jaguar revela as primeiras imagens teaser do protótipo de um GT elétrico para 2025
Jaguar revela as primeiras imagens teaser do seu primeiro produto da reestruturação e confirma que próxima novidade será um GT elétrico, que surge como protótipo
A Jaguar apresentou as primeiras imagens teaser de testes do
protótipo que vai antecipar o primeiro produto da nova fase da marca inglesa.
Depois de lançar o plano estratégico Reimagine, a Jaguar começa a dar os
primeiros vislumbres do que esperar da marca para o futuro, especialmente com o
seu novo posicionamento que deixa de concorrer com marcas de luxo como Audi,
BMW e Mercedes-Benz para brigar com marcas conterrâneas como Bentley, Porsche,
Maserati e Rolls-Royce. O modelo das imagens, ainda como protótipo, antecipa
que a marca inglesa apostará em um Gran Turismo (GT).
Os primeiros veículos de testes começaram a rodar nas
estradas britânicas como parte de um abrangente programa global de testes e
desenvolvimento, onde os protótipos vão rodar com a clássica camuflagem
zebrada. Os primeiros testes de rua também marcaram o fim dos testes virtuais e
físicos que a Jaguar fez com o modelo na sua sede. Uma prévia do modelo de
produção já foi confirmada para ser apresentada no próximo dia 2 de dezembro,
durante o Miami Art Week, que acontece em Miami, nos Estados Unidos. Ele será
chamado de Design Vision Concept.
De acordo com as primeiras informações, o GT que a marca prepara
será o primeiro produto criado a partir de uma nova plataforma modular
exclusiva chamada de Jaguar Electric Architecture (JEA), que vai marcar a próxima
fase de transformação da empresa. Pelas primeiras imagens divulgadas, se
percebe que o GT terá um perfil de teto baixo e um capô relativamente longo. E
não se deixe enganar pela grade dianteira. Ela está ali apenas para enganar
você. Por ser elétrico, a única entrada de ar funcional será na parte inferior
do para-choque, que no protótipo aparece com uma grelha que corta toda a parte
inferior da dianteira.
Os para-lamas também parecem estar bem marcados, enquanto os retrovisores possuem base nas portas. Analisando bem de perfil, a marca inglesa terá no seu novo veículo um perfil suave de caimento de teto, que vai contribuir para uma aerodinâmica mais suave. Até mesmo a dianteira, apesar de longa, possui linhas mais arredondadas, apostando alto no minimalismo. Desde o ano passado, a marca fala que a nova linha terá um "novo portfólio dramaticamente lindo de designs emocionalmente envolventes e tecnologias pioneiras de última geração". Sabe-se que a nova gama da marca terá um total de três novos produtos, que estreia com o GT das imagens, que terá uma autonomia puramente elétrica de cerca de 700km.
O segundo deve ser um utilitário esportivo com um porte próximo ao do Bentley Bentayga e um terceiro, de acordo com o Autocar, será um sedã de grande porte que será o sucessor do XJ. “Caso contrário, não parece tão potente e exuberante quanto você gostaria. Essa distância entre eixos e essa arquitetura entregarão a intenção do design.”, disse o CEO da JLR, Adrian Mardell, em entrevista ao site inglês. Sabe-se que a nova linha de automóveis da marca será composta por um ticket de 100.000 a 125.000 libras esterlinas e terão quatro nas quatro rodas, direção nas quatro rodas (com eixo traseiro com rodas direcionáveis) e uma arquitetura elétrica que vai permitir recuperar de 10% a 80% em cerca de 13 minutos.
Outras informações dão conta que esses carros terão uma potência inicial na casa dos 450cv nas versões mais simples e vão acelerar de 0 a 100km/h em menos de 4 segundos, com máxima de 250km/h. Em termos de design, sabe-se apenas de um potencial slogan: ‘Copy of nothing’ ou ‘Cópia do nada’. A nova família de veículos da marca será a responsável por substituir de uma só vez todos os produtos atuais (XE, XF, XF Shooting Brake, F-Type, E-Pace, I-Pace e F-Pace). “Quando lançamos nossa nova plataforma JEA, a mudança de hoje para a Jaguar é muito dramática. Não queremos carros com aparência mais antiga e carros com aparência mais nova.”, disse Mardell.
E qual deve ser o novo público da marca? Apesar da incógnita, a Jaguar aposta em mercados-chaves como América do Norte, Reino Unido, Europa e China. “Essas são regiões onde a Jaguar vendeu bem no passado e venderá bem novamente, e temos a China, onde nunca fomos campeões e na qual a Jaguar nunca confiou, mas que agora estamos começando a entender. Temos pessoas na China pesquisando e compartilhando suas opiniões sobre esses veículos, para que elas possam nos dizer se acham que esses veículos podem ser bem-sucedidos na China, e estamos muito satisfeitos com a resposta delas.”, adicionou Mardell.
Em entrevista ao Automotive News Europe, Mardell ainda deu a entender que a Jaguar pode criar séries especiais dos seus novos carros, relativamente mais caras. Uma dessas séries especiais pode ser chamada de Panthera. A empresa terá uma meta de vender 4.000 veículos mensais globalmente, o que indica uma meta de vendas cautelosa de 48.000 anuais, que só deve ser alcançada com os três veículos à venda, o que vai acontecer nos próximos anos. A rede de concessionárias será diminuída e vai continuar atendendo normalmente a linha de veículos que sairá de linha em alguns meses. Mais detalhes surgem em breve, com o conceito, e a versão de produção aparece meses depois, em 2025.
Fotos: Jaguar / divulgação
Comentários
Postar um comentário