Tesla cogitava segunda fábrica na Europa, na Espanha, cancelada após vazamentos

Tesla cogitou ter uma fábrica em Valência, na Espanha, mas abandonou projeto após os planos vazarem para a mídia e irritar o CEO da marca



A Tesla se tornou uma das empresas pioneiras no desenvolvimento de modelos elétricos em todo mundo, ao ponto de fazer todas as montadoras enfim passarem a ter seus elétricos em linha. Isso despertou em muitos países o desejo de ter uma fábrica da empresa, como aconteceu com a China, Alemanha e mais recentemente, o México. No entanto, vazar informações pode ser cantar a vitória antes do tempo. Foi assim que aconteceu com a Espanha, que poderia ter recebido uma segunda fábrica na Europa, depois da Alemanha.

A cidade já tinha até mesmo sido escolhida: Valência, que passaria a produzir modelos elétricos da Tesla dentro de alguns anos. No entanto, as negociações fracassaram completamente depois de vazamentos das primeiras informações sobre o desejo de a marca erguer uma Gigafactory no país. De acordo com o Digital Economy, da Espanha, o vazamento aconteceu por Ximo Puig, na época Membro do Senado da Espanha, que teria alertado a mídia sobre a possibilidade do acordo da Tesla com a Espanha para uma fábrica, o que deixou os executivos da norte-americana “muito bravos”.

De acordo com Puig, o vazamento não partiu dele. “Ximo Puig disse que o problema da Tesla veio à tona devido a um vazamento interno que realmente irritou a Tesla”, disse uma fonte para o site espanhol. Esse vazamento teria gerado um problema sério para Elon Musk, CEO da Tesla, que ao saber do vazamento da informação decidiu encerrar de imediato as negociações. O vazamento indicava que o investimento seria de 4,5 bilhões de euros para a construção da fábrica. Posteriormente, Musk teria feito visitas a dois outros países europeus.

O executivo da marca se encontrou com o Presidente da França, Emmanuel Macron, e também com a Primeira-Ministra da Itália, Georgia Meloni. Isso poderia indicar que a segunda unidade fabril da marca aconteceria entre estes dois países, possivelmente com a França tendo uma vantagem. Outros países foram do Velho Continente ainda correm por fora, como Canadá e a Índia, que ainda se candidatam para a construção de uma fábrica. Até o momento, não se tem informações de quando que estes novos investimentos serão anunciados. Mais detalhes podem surgir em breve. 



Fotos: Tesla / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em maio de 2023: GWM Haval H6 surge em 44º

Mercado, maio de 2023: vendas crescem e dupla de chinesas são o grande destaque do mês

Mitsubishi revela as primeiras imagens teaser do seu novo SUV na Europa, o Grandis

Jeep registra as primeiras imagens de patente do Wagoneer S no Brasil, por meio do INPI

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte II

Jetour lança imagens teaser do Shanhai L9 reestilizado e com motor PHEV na China

Pela dupla Q6 e-tron, Audi confirma aumento na cadeia de funcionários em Ingolstadt

Fábrica de baterias da Stellantis e LG em Windsor, no Canadá, ganha incentivos fiscais

Audi quase comprou plataforma modular de elétricos da chinesa IM Motors, da SAIC

Ex-CEO da Toyota diz que linha GR é importante na revitalização de imagem em produtos