Aston Martin e Lucid acordam parceria de troca de tecnologias, componentes e conhecimentos

Aston Martin e Lucid fecham parceria para o desenvolvimento de esportivos elétricos de alto desempenho, com investimento em 2 bilhões de libras em tecnologias 



A Aston Martin e a Lucid confirmaram uma parceria para o desenvolvimento de tecnologias e novos modelos para o futuro. A inglesa e a norte-americana iniciaram seus planos de criar esportivos de alto desempenho com um acordo de fornecimento de tecnologias entre as empresas. A Lucid deve fornecer para a Aston Martin tecnologias líderes do setor para veículos elétricos e o acesso à tecnologia atual e futura de propulsão elétrica da marca dos Estados Unidos. Em troca, a Lucid pode se beneficiar de uma nova plataforma de elétricos, de criação da Aston Martin.

O programa de eletrificação da Aston enfim deve ser iniciado graças a um investimento de 2 bilhões de libras em tecnologias avançadas nos próximos cinco anos. “O acordo de fornecimento com a Lucid é um divisor de águas para o crescimento futuro da Aston Martin, impulsionado por veículos elétricos. Com base em nossa estratégia e requisitos, selecionamos a Lucid, obtendo acesso ao mais alto desempenho e às tecnologias mais inovadoras do setor para nossos futuros produtos elétricos a bateria.”, destacou Lawrence Stroll, Presidente Executivo da Aston Martin.

“Não apenas aproveitaremos os investimentos significativos que a Lucid fez para desenvolver suas tecnologias de classe mundial, mas também aprimoraremos e diferenciaremos ainda mais a experiência de dirigir por meio do trabalho que Roberto Fedeli e suas equipes já estão desenvolvendo, alinhados com nossa estratégia de ultra luxo e alto desempenho. Juntamente com a Mercedes-Benz, agora temos dois fornecedores de classe mundial para apoiar o desenvolvimento interno e os investimentos que estamos fazendo para implementar nossa estratégia de eletrificação. Com a parceria de longo prazo recentemente anunciada com a Geely, também teremos a oportunidade de acessar sua gama de tecnologias e componentes, bem como sua profunda expertise no principal mercado estratégico da China.”, adicionou Stroll.



“No geral, o anúncio de hoje é mais um passo significativo para concretizar nossa ambição para a Aston Martin.”, concluiu o executivo. Essa nova plataforma em desenvolvimento pela marca inglesa será base para toda a nova geração de esportivos da marca. De cupês e conversíveis super e hiperesportivos, até GTs e utilitários esportivos. O primeiro eletrificado da marca será o lançamento de um híbrido plug-in (PHEV), com o cupê hiperesportivo Valhalla. Um veículo puramente elétrico deve aparecer até mesmos de 2030. A parceria com a Lucid não atrapalha a outra parceria que a empresa possui, com a Mercedes-Benz.

A marca alemã continuará a oferecer acesso a uma gama de tecnologias de classe mundial como sistemas de transmissão e arquiteturas elétricas e eletrônicas, além de motores de combustão interna, híbridos e elétricos. “O acordo proposto com a Lucid constitui um pilar significativo da nossa estratégia de eletrificação, proporcionando à Aston Martin acesso à tecnologia líder do setor em sistemas de propulsão e baterias. Combinado com o nosso desenvolvimento interno, isso nos permitirá criar uma plataforma única e personalizada para veículos elétricos a bateria, adequada para todos os futuros produtos da Aston Martin, desde hipercarros a esportivos e SUVs.”, disse Roberto Fedeli, Diretor de Tecnologia da Aston Martin.

“Além disso, continuaremos a expandir nossas capacidades internas de transmissão, permitindo-nos oferecer o desempenho emocionante e a experiência de direção intensa que sabemos que nossos clientes amam e esperam da Aston Martin.”, adicionou Fedeli. Com a parceria que tem com a Mercedes-Benz e agora com a Lucid, a Aston espera desenvolver uma nova geração de esportivos impulsionados por tecnologias sustentáveis de última geração. Essas tecnologias estarão relacionadas com as baterias e a sua eficiência excepcional, com tecnologias em inversores que controlam a taxa e a eficiência da descarga e recuperação de energia.



Essa tecnologia ainda estará relacionada com a embalagem desta bateria e do peso dela, assim como a tecnologia de motor duplo que facilita o vetorização de torque nas quatro rodas infinitamente ajustável. Ao medir com precisão a quantidade de torque que é enviada a cada roda, há infinitas possibilidades de aplicar uma integração de software meticulosa para criar uma impressão digital dinâmica única e distinta para cada modelo elétrico da Aston Martin. Em termos de desenvolvimento, a inglesa ainda possui parceria de longa data com empresas como Brembo e Pirelli para a criação de freios e pneus eficientes para novos produtos.

Para a Lucid, a parceria com a Aston é a primeira firmada com uma outra fabricante. Para a Lucid, a colaboração com a inglesa deve agregar em suporte técnico e na integração de tecnologia. “Esta parceria representará uma colaboração histórica entre a Aston Martin, uma marca histórica com uma história rica, incluindo vitórias em Le Mans e seus sucessos atuais na F1, e o melhor do Vale do Silício inovação e tecnologia da Lucid. Em linha com sua estratégia, a Aston Martin selecionou a Lucid, reconhecendo os profundos benefícios da adoção de sua tecnologia de transmissão elétrica líder mundial, exemplificada pela inovadora autonomia estimada de 833km alcançada pelo Lucid Air Grand Touring, segundo a EPA.", disse Peter Rawlinson, CEO e CTO da Lucid.

A Lucid ainda acordou em compartilhar o seu motor elétrico duplo de alto desempenho com os ingleses, assim como tecnologias de baterias e a transmissão Wunderbox. Esses motores elétricos tecnicamente inovadores incorporam o resfriamento do estator por microjato e o enrolamento ondulado da Lucid, a nova tecnologia de trocador de calor e o aumento da vazão do líquido de arrefecimento, além de um sistema de bateria que também foi aprimorado para maior potência e lógica térmica mais precisa. Há alguns meses a Lucid apresentou ao mundo a sua unidade de propulsão elétrica de alta potência, especialmente projetada para uso em esportes motorizados com o Air Sapphire – que deve ser interessante para a Aston Martin.



Fotos: Aston Martin / divulgação | Lucid / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!