Atrasada para 2025, fábrica da Tesla no México acaba virando dúvida de ser construída

Anunciada em 2023, nova fábrica da Tesla seria erguida no México e na região de Monterrey, mas desde a eleição do ano passado o assunto morreu



A Tesla foi rápida na sua expansão pelo mundo. Além das suas fábricas em Fremont, na Califórnia (Estados Unidos), Xangai (China), Berlim (Alemanha) e em Austin, Texas (EUA), a marca norte-americana confirmou que expandiria ainda mais a novos países e a novos mercados. A quinta fábrica confirmada seria no México, na região metropolitana Santa Catarina, na cidade de Monterrey, estado de Nuevo León, no México, localizada mais ao norte do país. A fábrica foi confirmada durante o Investor Day 2023 e tinha previsão de estreia em meados de 2024.

No entanto, em 19 de outubro de 2023, foi confirmada que a fábrica atrasaria para meados de 2025. De acordo com a Agência Reuters, Elon Musk, CEO da marca, estava preocupado com o impacto das altas taxas de juros sobre os compradores de veículos e estava hesitante em erguer a fábrica mexicana por conta de perspectivas econômicas. A decisão de Musk de recuar sobre a fábrica veio principalmente depois dos resultados financeiros esperados por Wall Street não serem atingidos quanto à margem bruta, lucro e receita do terceiro trimestre de 2023.

"Se as condições macroeconômicas forem tempestuosas, até mesmo o melhor navio ainda passará por momentos difíceis", disse ele. Essa foi considerada uma mudança de tom após dizer em 2022 que a Tesla era "resistível à recessão". A queda na lucratividade acendeu um alerta dentro da empresa para novos investimentos, especialmente após a queda de receita na China, um dos maiores mercados para a marca. Outra grande pá de cal sobre a fábrica no México é os resultados das eleições norte-americanas, com a vitória do republicano Donald Trump de volta à Casa Branca.

Com uma política que promete ser mais protecionista e tarifária, a Tesla pode adiar os planos de uma fábrica no México por tempo indeterminado. Tanto, que o assunto não voltou mais. Nesse mesmo período, o México também passou por eleições e elegeu Cláudia Sheinbaum. Antes de assumir o governo, o então Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, também já tinha pressionado Musk sobre o investimento no país. Já no novo governo, o Ministro da Economia do México, Marcelo Ebrard, também questionou o CEO da Tesla sobre a fábrica de Monterrey.

De acordo com a Agência Reuters, Ebrard disse à Radio Formula: "Vou marcar uma reunião com (Musk) em breve para que ele me diga exatamente o que está pensando e vejamos o que podemos fazer para que esse projeto avance", destacou o ministro. No México, era cotado que a marca norte-americana enfim tivesse um modelo compacto, chamado provisoriamente de ‘Model 2’. O veículo em questão ser produzido praticamente no México e na China e a partir do México exportaria para as Américas e também para a Europa, muito possivelmente. No entanto, o destino da fábrica no México segue indefinido com este cenário.



Fotos: Tesla / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira Quinzena de abril de 2024: Chery Tiggo 7 aparece em 21º e VW Polo lidera as vendas

Importados, março de 2024: BYD Dolphin Mini é estreante e líder; vendas avançam 37,7%

BYD registra imagens de patente do sedã e7 na China, voltado para atender motoristas

Curiosidades: Os modelos mais vendidos do Brasil em 1980!

Retrômobilismo#27: De familiar à carro de polícia. A Veraneio levou muitos "mal-elementos" pelo país!

Chery Cielo Hatch/Sedan só vem ao Brasil via encomenda; Mas pode ter surpresas por aí!

BMW revela teaser de um M3 Electric com camuflagem e dentro da fábrica de Munique

Alfa Romeo revela novo teaser do Cuorerosso Concept, estrela da marca no Salão de Paris

Volkswagen registra imagens de patente do Talagon reestilizado na China e com novo motor

Renault revela primeiro teaser da E-Space Concept como prévia para o Salão de Paris