Tata Group confirma fábrica de baterias da Agratas em Somerset, na Inglaterra, para a JLR

Tata Group, que gerencia a Jaguar-Land Rover, confirmou a construção de uma fábrica de bateria em Somerset, na Inglaterra, em parceria com a Agratas



Para o futuro da Jaguar-Land Rover cada vez mais eletrificado, os indianos da Tata Group confirmaram o investimento de erguer uma fábrica de baterias no condado de Somerset, na Inglaterra. A região, localizada no sudoeste da Inglaterra, será abrigo de uma nova fábrica que a Tata e a Agratas firmaram para a produção de elétricos no Velho Continente. Valores não foram anunciados, mas bilhões de libras foram explanados. A Agratas confirmou que a nova unidade fabril será construída no Gravity Smart Campus, perto de Bridgwater, Somerset.

A área significativa foi adquirida no Gravity, tornando a Gratas a primeira e principal ocupante da área. A fábrica será construída para ter uma capacidade anual de 40GWh e deve ser a maior fábrica de baterias da Inglaterra. Até meados de 2030, sua produção corresponderá por praticamente metade da capacidade projetada de fabricação de baterias necessária para a Jaguar-Land Rover (JLR). Para a construção da fábrica, a Agratas confirmou parcerias como o Conselho de Somerset, o Bridgwater and Taunton College e o Gravity Smart Campus, para oferecer programas de educação e treinamento personalizados na região, criando empregos locais para a população local.

Sozinha, a fábrica terá 4.000 funcionários diretos e indiretos. “Nosso investimento multibilionário trará tecnologia de ponta para Somerset, ajudando a impulsionar a transição da Grã-Bretanha para a mobilidade elétrica, criando milhares de empregos no processo. Nos importamos profundamente com as comunidades em que operamos, por isso é fundamental para nós trabalharmos e ouvir nossos novos vizinhos enquanto construímos nossa fábrica em Somerset. É por isso que realizaremos um evento para os moradores locais em breve, para que possamos compartilhar mais sobre nossos planos e apresentar nossa equipe à comunidade.”, disse Tom Flack, CEO da Agratas.



As obras no local já começaram e a sua finalização deve ser concluída em fases, com início da produção das baterias previsto para meados de 2026. A Tata e a JLR são os primeiros clientes da nova fábrica, que vai produzir as baterias para os futuros elétricos das duas marcas inglesas. Além da produção de baterias para automóveis eletrificados, a Agratas confirmou a produção de baterias para veículos de duas rodas e comerciais, bem como soluções comerciais de armazenamento de energia. Apesar da JLR usar a fabricada Agratas, vale destacar que a Agratas é uma empresa da Tata Group.

A própria Tata já tinha confirmado que estabeleceria a primeira fábrica da sua subsidiária, a Agratas, no Reino Unido. Essa é a primeira fábrica da empresa fora da Índia e sua construção vai ajudar e muito a eletrificação dos modelos da Jaguar, Discovery, Defender e Range Rover, que compõem o JLR Group. De acordo com a Tata, a Agratas é a responsável por projetar, desenvolver e fabricar soluções de baterias sustentáveis, de alta qualidade e alto desempenho para diversas aplicações, para atender às necessidades dos nossos clientes. Com a fábrica em plena capacidade de 40GWh ao ano, a JLR poderá produzir 500.000 elétricos por ano.

Em entrevista, a BBC confirmou que o investimento total na fábrica será de 4 bilhões de libras esterlinas. Além disso, confirmou que a fábrica terá entre 557.418m² a 650.321m². A informação foi dita por Martin Bellamy, Presidente da Gravity, que disse para a BBC Radio Somerset que a fábrica terá cerca de "seis ou sete milhões de pés quadrados" e será um dos "maiores edifícios do país". A nova gigafábrica será uma das maiores na Europa e também pode fechar parcerias com outras empresas que precisem de um local para a produção de baterias.



Fotos: Agratas / divulgação | JLR / divulgação | Tata / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

BMW confirma que novos carros com base Neue Klasse terão nova filosofia de design

Nissan revela primeiro teaser de nova geração do Terrano na Índia, primo do Dacia Duster

Nissan revela teaser de um SUV elétrico que será apresentado em meados de 2027

Nissan revela primeiro teaser da Frontier reestilizada, específica para a América Latina

Nissan revela as primeiras imagens teaser da quarta geração da Elgrand para o Japão

Kia revela primeiro teaser da chegada da Carens Clavis na Índia, em versão reestilizada