Tata Group confirma fábrica de baterias da Agratas em Somerset, na Inglaterra, para a JLR
Tata Group, que gerencia a Jaguar-Land Rover, confirmou a construção de uma fábrica de bateria em Somerset, na Inglaterra, em parceria com a Agratas
Para o futuro da Jaguar-Land Rover cada vez mais
eletrificado, os indianos da Tata Group confirmaram o investimento de erguer
uma fábrica de baterias no condado de Somerset, na Inglaterra. A região,
localizada no sudoeste da Inglaterra, será abrigo de uma nova fábrica que a
Tata e a Agratas firmaram para a produção de elétricos no Velho Continente. Valores
não foram anunciados, mas bilhões de libras foram explanados. A Agratas
confirmou que a nova unidade fabril será construída no Gravity Smart Campus,
perto de Bridgwater, Somerset.
A área significativa foi adquirida no Gravity, tornando a
Gratas a primeira e principal ocupante da área. A fábrica será construída para
ter uma capacidade anual de 40GWh e deve ser a maior fábrica de baterias da
Inglaterra. Até meados de 2030, sua produção corresponderá por praticamente
metade da capacidade projetada de fabricação de baterias necessária para a
Jaguar-Land Rover (JLR). Para a construção da fábrica, a Agratas confirmou
parcerias como o Conselho de Somerset, o Bridgwater and Taunton College e o
Gravity Smart Campus, para oferecer programas de educação e treinamento
personalizados na região, criando empregos locais para a população local.
Sozinha, a fábrica terá 4.000 funcionários diretos e indiretos. “Nosso investimento multibilionário trará tecnologia de ponta para Somerset, ajudando a impulsionar a transição da Grã-Bretanha para a mobilidade elétrica, criando milhares de empregos no processo. Nos importamos profundamente com as comunidades em que operamos, por isso é fundamental para nós trabalharmos e ouvir nossos novos vizinhos enquanto construímos nossa fábrica em Somerset. É por isso que realizaremos um evento para os moradores locais em breve, para que possamos compartilhar mais sobre nossos planos e apresentar nossa equipe à comunidade.”, disse Tom Flack, CEO da Agratas.
As obras no local já começaram e a sua finalização deve ser concluída em fases, com início da produção das baterias previsto para meados de 2026. A Tata e a JLR são os primeiros clientes da nova fábrica, que vai produzir as baterias para os futuros elétricos das duas marcas inglesas. Além da produção de baterias para automóveis eletrificados, a Agratas confirmou a produção de baterias para veículos de duas rodas e comerciais, bem como soluções comerciais de armazenamento de energia. Apesar da JLR usar a fabricada Agratas, vale destacar que a Agratas é uma empresa da Tata Group.
A própria Tata já tinha confirmado que estabeleceria a primeira fábrica da sua subsidiária, a Agratas, no Reino Unido. Essa é a primeira fábrica da empresa fora da Índia e sua construção vai ajudar e muito a eletrificação dos modelos da Jaguar, Discovery, Defender e Range Rover, que compõem o JLR Group. De acordo com a Tata, a Agratas é a responsável por projetar, desenvolver e fabricar soluções de baterias sustentáveis, de alta qualidade e alto desempenho para diversas aplicações, para atender às necessidades dos nossos clientes. Com a fábrica em plena capacidade de 40GWh ao ano, a JLR poderá produzir 500.000 elétricos por ano.
Em entrevista, a BBC confirmou que o investimento total na fábrica será de 4 bilhões de libras esterlinas. Além disso, confirmou que a fábrica terá entre 557.418m² a 650.321m². A informação foi dita por Martin Bellamy, Presidente da Gravity, que disse para a BBC Radio Somerset que a fábrica terá cerca de "seis ou sete milhões de pés quadrados" e será um dos "maiores edifícios do país". A nova gigafábrica será uma das maiores na Europa e também pode fechar parcerias com outras empresas que precisem de um local para a produção de baterias.
Fotos: Agratas / divulgação | JLR / divulgação | Tata / divulgação
Comentários
Postar um comentário