Afeela fecha parceria com a Qualcomm para ter acesso a chips e software para o sedã

Marca da Sony e da Honda, Afeela fecha parceria com a gigante Qualcomm para equipar o sedã elétrico com chips de última geração



Criação da Honda e da Sony, a Afeela é uma nova marca de automóveis eletrificados que vai nascer com a ambição de ser grande. Sem a Honda e a Sony como intermediárias, a Afeela começou a se movimentar e confirmou uma parceria com a Qualcomm para o uso de chips de última geração da empresa em seu sedã. A Qualcomm Technologies será a parceira para produção de chips e desenvolvedora da tecnologia de inteligência artificial (IA) para os carros da nova marca.

O sedã usará a tecnologia Snapdragon Digital Chassis, que possui uma capacidade de processar cerca de 800 trilhões de operações por segundo. O moderno chip no carro da Afeela mostra que o sedã de produção deve contar com vários recursos de tecnologia e terá uma capacidade de processar informações com uma rapidez muito maior que um veículo atual. A Qualcomm, de acordo com informações da Automotive News, também deve trabalhar no desenvolvimento da tecnologia de condução autônoma da marca. Para isso, será usado 45 sensores, oito câmeras e um radar Lidar – todos com tecnologia da Qualcomm.

Chamado de Snapdragon Ride, o chip da condução autônoma conviverá com os chips de conectividade Wi-Fi e de 5G. O quadro de instrumentos e a central multimídia, dispostas lado a lado também terão conhecimento da empresa norte-americana de tecnologia. “Vemos a importância da diversidade e de deixar de ser uma empresa centrada em dispositivos móveis, ou puramente centrada em dispositivos móveis, para ter negócios adjacentes que possam usar todos os recursos que já utilizamos em comunicações”, disse o Vice-Presidente de Gerenciamento de Produtos da Qualcomm, Bill Pinnell, em entrevista ao site.

“A IA é extremamente importante, assim como todas as tecnologias de exibição gráfica e multimídia que desenvolvemos ao longo dos anos, então a parte automotiva é um superconjunto de quase tudo o que fazemos.”, acrescentou Pinnell. Algumas semanas depois, a Afeela e a Qualcomm realizaram um evento em conjunto em San Diego, na Califórnia. Chamado de ‘Afeela | Experience at Qualcomm’ contou com os funcionários da empresa de tecnologia e uma unidade do protótipo do Afeela EV, revelado pela primeira vez no CES 2023. O evento aconteceu com a missão de acelerar a discussão dos engenheiros com os planos da marca de veículos.



“A solução coletiva proporciona experiências de mobilidade personalizáveis, seguras e protegidas. Nosso objetivo é alcançar o AD/ADAS de mais alto nível do mundo, combinando a tecnologia de sensores da Sony, a tecnologia de segurança da Honda e diversas tecnologias inteligentes. Nosso objetivo é desenvolver a direção autônoma de nível 3 otimizada para condições específicas, bem como recursos de assistência à condução, como autonomia de nível 2+ para condições urbanas e outras amplas”, disse a Afeela em comunicado sobre o encontro. Foi no evento que foi confirmado que Nakul Duggal, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral de Computação em Nuvem e Automotivo da Qualcomm Technologies, Inc, lidera esforços para o desenvolvimento do primeiro carro da Afeela.

“Discutimos o que estávamos fazendo e tudo isso se concretizou nos últimos 12 meses com o anúncio na CES. Acho fascinante que concretizar esse tipo de projeto ambicioso exige um plano muito bem pensado com os parceiros certos, com o equilíbrio e a complementaridade certos, que foram a Honda e a Sony. Construir um produto que os clientes irão gostar, que os clientes ficarão encantados em ver, foi fantástico para nós vermos ganhar vida e fazer parte dele”, destacou Duggal. O executivo ainda confirmou que a parceria entre as empresas busca o desenvolvimento de carros autoconscientes, veículos com conectividade à internet, que vão além do entretenimento, fornecendo dados, insights e segurança, serviços de compartilhamento de viagens e carros por assinatura.

"Há tantas mudanças acontecendo. Começou com a eletrificação. Todas as montadoras estão trabalhando arduamente para se tornarem empresas de tecnologia. O carro agora é um dispositivo, um novo produto que oferece espaço para morar e mobilidade. O consumidor se beneficiará imensamente, pois muitas inovações serão implementadas rapidamente em plataformas que tradicionalmente são lentas.", finaliza Duggal. A marca confirmou que o primeiro veículo Afeela será capaz de ser um dos primeiros veículos do mundo desenvolvidos por software e ‘System on a Chip’ (SoCs).

O comunicado ainda deixou claro que as duas empresas ainda conversam sobre como vão garantir todas essas tecnologias no veículo. Entre as dúvidas estão sobre quais plataformas de áudio e vídeo serão aceitas, a integração total dos sistemas de segurança e como interligar todas essas tecnologias no software do Afeela. 



Fotos: Afeela / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!