Lamborghini confirma que produção de dois anos do Revuelto já está 100% vendida

Lamborghini confirma que produção do Revuelto está esgotada por dois anos na fábrica de Sant'Agata Bolognese, na Itália; hiperesportivo híbrido tem 1.015cv



A Lamborghini confirmou que a produção do Revuelto está esgotada por mais de dois anos, na fábrica de Sant’Agata Bolognese, na Itália. O hiperesportivo italiana começou a ser produzido há alguns meses e possui uma grande procura e fila de espera. Ele ainda é o primeiro produto a contar com o processo de produção chamado de Manifattura Lamborghini Next Level, que traz uma série de evoluções para a produção do Revuelto – e que deve ajudar na produção dos futuros produtos da marca italiana.

“Para fabricar o Revuelto, entendemos que precisávamos ir além. É um carro híbrido altamente personalizável, mas construído com técnicas artesanais tradicionais. Elevamos o padrão de produção, criando o que chamamos de Manifattura Lamborghini Next Level: um sistema de produção com as pessoas sempre em seu centro, mas que adaptamos para entregar um produto muito mais complexo e integrar processos que nunca tínhamos usado antes. Com a introdução do Revuelto, expandimos a área ocupada pelas instalações da empresa em 172.000 metros quadrados, investindo € 150 milhões na região aqui em Sant'Agata Bolognese.”, destaca Ranieri Niccoli, Diretor de Produção da Automobili Lamborghini.

A produção passou a contar com o processo de produção ‘Manifattura 4.0’, que inclui que cada processo desde a fabricação do monobloco até as etapas de acabamento se distingue por alta tecnologia em colaboração com o trabalho dos seus funcionários. No caso do Revuelto, essa produção artesanal junto com a tecnologia se traduz numa redução significativa na possibilidade de erros, juntamente com maior velocidade de produção, tudo isso beneficiando a qualidade dos carros fabricados. A marca ainda confirmou que o processo de produção ganhou aspectos mecânicos e tecnológicos mais eficientes chamados de Manufacturing Executive System (MES).

Ele apresenta uma abordagem inovadora no processo de produção. Neste sistema, o operador é apoiado em cada etapa pela máquina, mas ele ou ela também pode interagir com ela a qualquer momento para alterar certas ações ou interromper sua operação para intervir manualmente. Nas várias áreas com estações de produção, os funcionários recebem uma pulseira pessoal que podem usar para acessar o sistema e trabalhar por meio de monitores touchscreen ou tablets. O sistema MES trabalha colaborativamente com os ‘Cobots’, que atuam em todas as linhas como motores, montagem e estofamento.



Esse processo exige ações repetitivas, como a montagem do para-brisa, por exemplo. Os Cobots ainda permitem eliminar amplamente a proporção de imprecisões ou erros nas atividades realizadas. Outra tecnologia é o Automated Guided Vehicles (AGVs), dispositivos que se movimentam por algumas estações de produção e transportam, de forma colaborativa, determinados materiais na montagem do Revuelto. O hiperesportivo é equipado com uma série de componentes em fibra de carbono, produzida por meio de processos artesanais e automatizados na fábrica de CFK. A marca confirmou que o elemento é parte estrutural do carro e ajuda na redução de peso.

“É o principal elemento estrutural do novo carro, usado para fabricar não apenas o chassi monofuselagem, mas também uma parte significativa dos elementos da carroceria. O uso extensivo de fibra de carbono e outros materiais ultraleves, combinado com os excelentes números de desempenho do trem de força, levou à melhor relação potência-peso da história da Lamborghini: 1,75kg/cv”, disse a marca em comunicado. Ele possui uma carroceria feita a partir de uma única peça graças a um processo de industrialização chamado de Lamborghini Forged Technology. Para fazer o Revuelto, o valor do processamento da fibra de carbono é tão alto que levou a Lamborghini a expandir e modernizar a fábrica CFK.

Agora a fábrica conta com 16.200 metros quadrados. Na fábrica, a italiana ainda destaca que todos os operadores contam com prioridade sobre todos os processos, embora estes também podem ser parcialmente realizados por máquinas. Atualmente, entre CFK e montagem, cerca de 500 operadores de produção se dedicam ao Revuelto. Sendo um primeiro produto a antecipar tudo de novo que a marca deve trazer nos próximos anos, é certo afirmar que os futuros esportivos da marca usem as mesmas tecnologias que ele traz – inclusive na linha de produção.






Fotos: Lamborghini / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Nissan revela primeiro teaser de nova geração do Terrano na Índia, primo do Dacia Duster

Nissan revela as primeiras imagens teaser de uma minivan compacta para a Índia

Nissan revela as primeiras imagens teaser da quarta geração da Elgrand para o Japão

Fiat Pulse e Fastback reestilizados vão trazer mudanças visuais de meia-vida bem sutis

Nissan revela primeiro teaser da Frontier reestilizada, específica para a América Latina

Santana, marca espanhola extinta em 2011, revela teaser de retorno com picape média