Mahindra ganha processo do Roxor nos Estados Unidos, movido pela Jeep por plágio

Jeep perde e Mahindra ganha o direito de vender o Roxor nos Estados Unidos; marca norte-americana tinha entrado com processo por plágio do CJ



A Mahindra ganhou o processo nos Estados Unidos movido pela Jeep contra a venda pela marca indiana do Roxor, um jipinho off-road que foi lançado nos EUA em 2018 com foco no trabalho pesado do campo. O Roxor recebeu críticas em seu lançamento por parecer demais com o Jeep CJ, o que motivou a então FCA entrar com um processo contra a Mahindra por plágio. Para fugir das alegações, a empresa indiana promoveu mudanças no design do Roxor já em 2020, mas o processo já tinha sido iniciado.

A Jeep iniciou o processo em 2019 alegando que o Roxor era uma cópia descarada do CJ e solicitou ao tribunal que aplicasse a chamada "regra de distância segura", ou seja, o encerramento das vendas do pequeno indiano em solo norte-americano. Em junho de 2020, o Juiz do Comércio nos mercados estadunidense e canadense, Cameron Elliot, pediu o encerramento das vendas do Roxor enquanto o processo tramitava. Essa interrupção foi recomendada pela Comissão de Comércio Internacional (ITC). A Mahindra, por outro lado, alegou que os modelos com ano-modelo 2018 e 2019 não estavam mais em produção e que a marca já trabalhava na atualização do modelo – que foi lançado em 2020.

Na época, o Roxor renovado ficou com a cara do Toyota Land Cruiser FJ40 e a marca indiana teve que fazer mais uma mudança de emergência no design do seu produto. Em dezembro de 2020, pouco tempo depois da Mahindra apresentar o novo Roxor (modelo acima), a Comissão de Comércio Internacional (ITC) decidiu que o modelo atualizado não infringia mais os direitos da Jeep. Com isso, o Tribunal do Leste de Michigan decidiu que a Mahindra Automotive North America poderia voltar a vender o Roxor e deu a sentença favorável.

Os trâmites do processo, no entanto, só foram revelados há pouco tempo. Atualmente, o Roxor é produzido na fábrica de Auburn Hills, Michigan, onde envia o off-road para todo o país. Mecanicamente, o Roxor é equipado com um motor 2.5 Diesel que desenvolve 62cv de potência e torque de 19,5kgfm, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas e a tração 4x4. A tração possui uma caixa de transferência 4x4 de duas velocidades, eixos completamente flutuantes com engrenagens 5.38:1, freios a disco e tambor. Ele possui capacidade de carga de 1.583kg na sua parte traseira ou poder carregar 158kg, isso contando com o peso do próprio jipe, que é de 1.376kg.



Fotos: Mahindra / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico