MINI registra imagens de patente da nova geração do Countryman no Brasil, via INPI
MINI registra imagens de patente da nova geração do Countryman no Brasil, por meio do INPI; SUV chega em breve no país com sua terceira geração
A MINI registrou as primeiras imagens de patente da nova
geração do Countryman no mercado brasileiro. O SUV compacto estreia no país com
a missão de ser o maior produto da marca, papel que a antiga geração do
Countryman já cumpria. Pois agora ele está ainda maior. As imagens foram
registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI. O SUV
compacto deve chegar em nosso mercado com as opções de motor híbrido e elétrico
e a sua chegada não deve demorar, uma vez que o SUV é peça fundamental aqui.
A nova geração teve imagens de patente registradas de dianteira
e traseira, bem como as duas laterais e de três quartos da dianteira e traseira.
Em sua terceira geração, o Countryman traz a nova filosofia de design ‘Charismatic
Simplicity’. A dianteira do SUV conta com faróis com desenho mais quadrado e
compactos com luzes diurnas (DRL) em LED e projetores em LED, chamada de MINI
LED, com Sinature Modes. A grade dianteira possui borda octogonal e possui um
acabamento na parte superior que imita uma entrada de ar, mas é fechada e
possui frisos horizontais. A parte central e inferior da grade possui faixas
horizontais em preto brilhante.
Abaixo da falsa entrada de ar fica o espaço para a placa e mais abaixo ele possui uma fina entrada de ar, conectado com a borda inferior da grade. A principal entrada de ar fica mais abaixo, com uma entrada de ar retangular com grelhas verticais. Abaixo, ele possui um acabamento que imita um peito de aço nas cores Favoured ou Vibrant Silver. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto. Na dianteira, este acabamento ainda traz falsas entradas de ar nas extremidades laterais inferiores. Em termos de vincos, existe um vinco horizontal acima destas falsas entradas de ar inferiores e vincos também podem ser vistos no contorno dos faróis.
O logotipo da MINI fica no para-choque, entre a grade dianteira falsa e o capô. O capô possui vincos em ‘U’ e outros vincos mais nas extremidades do capô, se conectando com as colunas A. De perfil, se percebe que o Countryman se terceira geração mantém o formato mais quadrado da geração anterior. A coluna A não é tão inclinada e capô e teto são mais retos. O que não muda são as colunas com acabamento preto brilhante que unifica para-brisa dianteiro, vidros laterais e vidro traseiro, também com linhas retas. Em termos de vincos, essa nova geração possui um vinco em ‘L’ que nasce verticalmente nas portas dianteiras.
Os vincos continuam de forma horizontal na parte inferior das portas e termina nas laterais do para-choque traseiro. Há vincos acima das caixas que rodas que ajudam a alargar os para-lamas. Toda a parte inferior da carroceria possui acabamento em plástico preto, inclusive nas caixas de rodas. Nas saias laterais, ele possui um friso horizontal que pode ser mais um dos elementos personalizados. Na coluna C, ele possui um acabamento que combina com a mesma cor do teto, traz uma faixa verticalmente inclinada e o logotipo ALL4, indicando a tração integral. O elemento distintivo da coluna C cria um e altamente visível cenário para a diferenciação entre diferentes modelos, opções de equipamento e edições subsequentes.
Os retrovisores possuem base nas portas, com repetidores de setas e capas que podem ser personalizadas. Já as portas contam com maçanetas embutidas na carroceria que vão ajudar em termos de aerodinâmica. Por fim, as rodas variam de 17 ou 19 polegadas. No teto, ele possui um teto solar panorâmico, rack de teto em preto brilhante e uma antena estilo barbatana de tubarão. As linhas do teto possuem um caimento levemente suave a partir das portas traseiras, solução que deve melhorar aerodinamicamente o SUV. De traseira, a nova geração do Countryman possui um aerofólio com brake-light integrado.
O aerofólio possui um pequeno prolongamento vertical nas laterais do vidro traseiro, que ajuda na aerodinâmica também. As lanternas são verticais, com iluminação em LED personalizados com o Sinature Modes, assim como os faróis, com três modos de iluminação. As lanternas recebem um desenho em ‘C’, enquanto a tampa do porta-malas possui dois vincos horizontais que se conectam com o desenho das lanternas. Ao centro, a tampa possui o logotipo da MINI e o nome Countryman escrito por extenso mais abaixo. Abaixo da tampa fica o espaço da placa, no para-choque traseiro.
Os vincos inferiores das laterais do para-choque traseiro terminam no espaço da placa. Já a parte inferior possui um acabamento em plástico preto que nas extremidades são levemente maiores. Nas extremidades é onde ficam os refletores verticais, enquanto a parte inferior do para-choque possui um acabamento, com uma luz de ré central e horizontal. Criado a partir da plataforma modular UKL2, o novo Countryman possui 4,443 metros de comprimento, 2,692 metros entre os eixos, 1,843 metro de largura e 1,656 metro de altura. Possivelmente, o Countryman deve ser vendido com duas opções de motor, um híbrido-leve de 48V (MHEV) e um elétrico (BEV). O motor em questão é o 2.0 TwinPower Turbo que desenvolve 218cv e 36,7kgfm.
Ele conta com transmissão automatizada de dupla embreagem Steptronic e o sistema híbrido-leve um motor elétrico síncrono que desenvolve 20cv e 5,5kgfm extras. O motor usa uma bateria de íons de lítio de 0,9kWh com 20Ah de 46,2V. A segunda opção de motor é o elétrico dianteiro de 204cv de potência com torque de 25,5kgfm e um câmbio automático de velocidade única com relação fixa ou o motor com tração integral. Com dois motores elétricos, cada um dos motores de 190cv e 25,2kgfm, entregam 313cv e 50,3kgfm de torque. Ele possui uma bateria de íons de lítio de 66,5kWh (64,6kWh úteis) que oferece uma autonomia de 462km com tração dianteira ou a tração integral com 432km.
Fotos: MINI / divulgação
Patentes: Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI / reprodução
Comentários
Postar um comentário