Nissan vai produzir baterias de estado sólido na quase centenária fábrica de Yokohama

Nissan comemora 40 milhões de motores produzidos em Yokohama, no Japão, e confirma que fábrica vai produzir também baterias de estado sólido



A Nissan comemorou o fato de ter alcançado a marca de 40.000.000 motores produzidos na sua fábrica de motores localizada em Yokohama, no Japão. Inaugurada em 1935, a fábrica de motores é uma das mais antigas ainda em operação da marca, aberta dois anos depois da fundação da Nissan. A primeira marca de 10.000.000 de unidades foi atingida em 1976, subindo para 20.000.000 em 1986 e 30.000.000 em 1997. Já a marca de 40.000.000 de unidades foi atingida em junho de 2023, no mesmo ano em que a marca comemorou seus 90 anos.

"Conseguimos atingir a marca de 40 milhões graças a tantos clientes ao redor do mundo que adotaram nossos carros", disse Tamiyo Wada, Gerente da Fábrica de Yokohama. Entre alguns dos motores mais emblemáticos da marca, produzidos em Yokohama, estão o L20ET, lançado em 1979. O motor era o primeiro motor Turbo para automóveis de passeio. Outro motor em destaque foi o VG, em 1983. O motor era o primeiro V6 produzido em massa pela japonesa. Atualmente, a fábrica é responsável pela produção do motor VR38DETT, montado manualmente por habilidosos mestres takumis.

Este motor é o conjunto usado no Nissan GT-R atual. Desde 2017 produz o VG Turbo, o primeiro motor produzido em massa do mundo com tecnologia de taxa de compressão variável. “O primeiro motor VC Turbo produzido em massa no mundo atinge alto desempenho ambiental e potência incomparável ao ajustar a taxa de compressão”, diz Wada. Além do importante marco, a Nissan já definiu o futuro da fábrica. Além de continuar produzindo motores a combustão e motores eletrificados como é o caso do e-Power (que em 2022 representam 40% de toda produção da fábrica), a unidade de Yokohama também fará baterias.

Se aproximando do seu aniversário de 90 anos, a fábrica vai servir de planta piloto para o desenvolvimento de tecnologia de produção de motores globais e também de baterias de estado sólido para elétricos. “No futuro, a fábrica de Yokohama continuará a fornecer tecnologias e serviços inovadores de alta qualidade aos nossos clientes”, complementou Wada. A marca nipônica possui um plano de eletrificação baseado em veículos equipados com motor e-Power e puramente elétricos nos próximos anos. Na Europa, já definiu que 98% das suas vendas em 2030 serão de elétricos, enquanto mercados como EUA terão 40% de elétricos no mesmo período.

Antes, a marca já confirmou que espera um aumento de demanda de veículos equipados com sistema e-Power. Tanto que, globalmente, espera que em 2026, globalmente, os veículos com este motor represente 44% das vendas. Com a produção de baterias de estado sólido em Yokohama, a Nissan confirmou que não pretende demitir funcionários, mas vai “requalificar os trabalhadores restantes para tarefas relacionadas às tecnologias que serão introduzidas”. Isso acontece principalmente porque a produção de baterias é mais automatizada, ou seja, precisa de menos mão de obra para produzir.







Fotos: Nissan / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen registra imagens de patente do novo Teramont Pro na China, com nova mudança

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

BMW registra imagens de patente do novo iX3, com base no Neue Klasse X Concept

Arcfox revela novas imagens teaser do Alpha T7 e mostra interior pela primeira vez

Lynk & Co revela mais um teaser do 20 reestilizado, que mostra seu interior renovado

Polestar revela teaser do Formula 2030 Concept, que antecipa nova identidade visual

Nissan revela teaser do retorno do Pixo como novo hatch subcompacto elétrico na Europa

Deepal (Shenlan) registra imagens de patente do S09, um SUV com motor EREV de até 485cv

Jetour registra imagens de patente de uma nova versão off-road para o Traveller na China

Maxus registra imagens de patente na China da picape Interstellar X, com motores ICE e BEV